As contas não param de chegar e elas continuarão chegando de qualquer forma. A diferença é que hoje em dia você pode escolher receber as contas em sua casa ou por e-mail, em formato digital. Este artigo fala de alguns bons motivos para NÃO MUDAR suas contas para o meio digital, apenas deixando tudo como está.

Porque receber as contas via e-mail?

Eu já fiz isto com várias contas e tive que voltar atrás em algumas delas. A vantagem de receber as contas por e-mail é ficar livre de papel. Não ter aquele tanto de conta paga para jogar fora no fim do ano, não ter que perder tempo abrindo cada uma e organizando em uma pasta no armário. Prefiro tudo digital. Salvar um arquivo num diretório é mais rápido e prático que ficar guardando papel. E ainda tem a vantagem de que você pode guardar o arquivo pra sempre se quiser!

E agora, o assunto principal deste artigo: porque NÃO receber as contas por e-mail?

Comprovantes de endereço oficiais

O primeiro motivo para continuar recebendo a contas em papel é que elas são os chamados “comprovantes de endereço” oficiais. Se você recebe a conta por e-mail terá que imprimir as contas recebidas por e-mail para que elas sejam usadas como comprovantes de endereços. O problema não é ter que imprimir, é passar por toda a burocracia de empresas e principalmente órgãos públicos que somente aceitam a conta original. Acredite: já passei por este problema em um banco e em um cartório!

Nesta caso optei por manter pelo menos uma conta chegando todo mês em papel mesmo. Mas a minha esposa também precisava de comprovantes de endereço de vez em quando, aí tivemos que manter DUAS contas sendo recebidas em papel.

Pagar taxas para receber as contas em papel

Acredite se quiser, mas existem empresas que passaram a cobrar taxas de clientes que optam por receber as contas em papel. Tais empresas cobram para fazer o que sempre fizeram “de graça”.

Como pra tudo no Brasil existe um jeitinho, tais empresas passam a oferecer descontos ou vantagens para quem opta por receber a conta via e-mail ou outros formas digitais, configurando-se isto como uma cobrança daqueles que quiserem continuar com o método tradicional.

Nestas situações se você quer mesmo receber a conta em papel, só lhe resta argumentar nesta empresa para ficar isento de tal taxa ou apelar para a justiça ou os órgão reguladores de tais empresas.

Você não é muito ligado em e-mail ou internet

A grande vantagem de ter as contas chegando de forma digital é economizar tempo. Mas se você tiver que mudar toda a sua rotina para lidar com esta nova forma de receber suas contas, você não estará economizando tempo.

Se você é daqueles que acessa seu e-mail a cada quinze dias ou nem mesmo isto, continue com o bom e velho hábito de pegar as contas na caixa de correspondências físicas mesmo.Assim será melhor para você!

A empresa não envia a conta por e-mail, e você tem que acessar um site para ver a conta

Considerando que o grande objetivo de receber as contas por meio digital é ter mais praticidade e economizar tempo, não faz sentido ter que se logar em um site todo mês apenas para baixar a sua conta. Isto certamente tomaria mais tempo do que receber a conta em papel.

Algumas empresas tem sites super confusos, lentos, mal feitos mesmo e que exigem muita paciência para conseguir tirar alguma informação de lá. Nestes casos, opte por receber sua conta em papel.

Por outro lado existe o meio tempo e você pode receber no seu e-mail um resumo da conta e o código de barras para pagamento. Nestes casos eu já prefiro o meio digital. Todo mês na data certa eu recebo um e-mail como valor da conta, data de vencimento e o código de barras para pagamento. Acho muito prático poder copiar e colar este código de barras ao fazer o pagamento pelo site do banco.

Receber contas por email ou pela internet

A conta não vem diretamente no e-mail, mas consigo saber as informações mais importantes

Emails e sites falsos (Phishing)

Uma das fraudes mais comuns com a popularização da internet é fazer as pessoas pagarem coisas indevidamente usando o computador. Isto pode acontecer de formas variadas, e uma delas é lhe enviando um boleto falso como se fosse a conta verdadeira.

Se você vai receber as suas contas por e-mail e fazer o pagamento digitando o código de barras, fique muito atento a este tipo de golpe. Confira muito bem os dados da conta e em caso de dúvidas acesse o site oficial da empresa que lhe enviou a conta, ligue pra lá, enfim: não pague a conta se não tiver certeza.

Uma forma de ficar livre deste tipo de problema é ter as contas cadastradas no débito automático. Você não correrá o risco de pagar uma conta falsa mas a terá em seu e-mail para conferência.

Problemas técnicos

Se você deixa para pagar suas contas após tê-las recebido por e-mail, você pode ter um problema técnico próximo a data do pagamento a atrasar suas contas! Os problemas técnicos acontecem com todo mundo e é possível que um único dia sem internet lhe obrigue a ir fisicamente ao banco no dia seguinte para pagar um boleto atrasado. Toda o pequeno tempo que você economizou antes foi perdido de uma vez só no deslocamento desnecessário e na fila do banco!

O mesmo conselho vale agora: se vai receber as contas em formatos digitais, use-a apenas para conferência. Deixe o pagamento ser feito pelo débito automático que nunca falha!

E agora? Depois de tantos pontos negativos você ainda pensa em receber suas contas por email?

No próximo artigo falaremos das vantagens de receber sua conta por meios digitais!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)