O que é débito automático? Veja se vale a pena!

Escrito na categoria "Educação financeira" por Alex Benfica.

Uma das coisas que mais existem hoje em dia são formas de pagamento! É possível pagar quase tudo de várias maneiras: débito em conta, boleto, dinheiro, cartão de crédito, crédito, cheques, promissórias e muitas outras formas menos comuns. O débito automático é uma variação da forma de pagamento débito em conta corrente.

Publicidade

Publicidade

Funciona assim: se você tem uma conta que vence no dia 10 do mês, ele será automaticamente debitada de sua corrente corrente exatamente no dia 10, ou um dia após caso o dia 10 não seja útil. Este adiamento de 1 dia é comum e não é considerado atraso.

O débito automático é um contrato autorizado por você entre o banco e uma empresa que lhe presta um serviço. Praticamente todas as contas mensais podem ser colocadas em débito automático: luz, água, telefone, internet, celular, TV a cabo e inclusive imposto de renda e IPTU parcelados! Basta você autorizar, cadastrando a conta no débito automático pelo site do banco. Toda conta que pode ser colocada em débito automático vem com um código específico para este fim, que você usará ao cadastrar no banco.

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo algumas vantagens de usar o débito automático:

Débito automático
Publicidade

Débito automático - Não tem porque não usar!

Publicidade

Não há perigo nenhum en usar o débito automático desde que você confira as contas antes da data do débito. Caso haja algo errado basta entrar no site do banco e cancelar. Simples e direto. Veja que é bem mais fácil que ter que entrar no site TODO MÊS para pagar a conta pois no débito automático você só entra SER TIVER ALGUM ERRO, o que é bem incomum nas contas de água e luz, por exemplo.

Portanto a recomendação do site Crédito ou Débito é que compensa sim e você deve colocar uas contas em débito automático o quanto antes.

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário