Algumas datas no mês são melhores para que você faça as compras com o cartão de crédito. Isso acontece pois são nestas datas que você pode aproveitar uma das melhores vantagens dos cartões, que é a possibilidade de ter até 40 dias para pagar sua fatura. Mas qual é esse dia? Como isso funciona?

Na verdade, não deveria existir uma melhor data para comprar no cartão de crédito. O leitor de nosso blog já sabe que pagar a vista é sempre melhor, principalmente por conta da possibilidade de negociar condições melhores de pagamento, descontos e até alguns bônus junto a sua compra. Se o cartão realmente é a o opção, seja a compra planejada ou não, o certo é incluir o valor em seu orçamento o quanto antes para não gastar mais do que você deve.

Com o planejamento da compra no cartão feito de forma correta, falta agora agendar a compra. Um planejamento deve ser feito no início do mês vigente, com base nos parcelamentos que você já tem em seu cartão. Isso é necessário para você não começar a parcelar coisas demais e não ter condições de pagar. A melhor forma para saber se os parcelamentos já estão pesando demais em seu orçamento ou não é transformar o valor parcelado em porcentagem: se ele corresponder a mais de 15% de seu orçamento mensal, é hora de começar a cortar custos e segurar o bolso. Esta porcentagem definimos a partir da fórmula: 50% do salário destinado a necessidades (casa, comida, luz etc), 30% para desejos (o que provavelmente inclui todas as suas compras no crédito) e 20% para poupança/investimento.

Planejamento feito, não é hora de comprar ainda! Este planejamento é feito para o mês seguinte. “Mas eu quero aproveitar uma promoção que acabou de aparecer na televisão”. Quantas foram as vezes que já falamos no nosso blog que é necessário ter um fundo de emergência inclusive para as oportunidades? Se você não tem seu fundo de emergência, não é hora de comprar impulsivamente. Esse mês de planejamento serve como um tipo de educação financeira para o consumidor: durante este mês, foque em economizar dinheiro para a compra. Quem sabe, no início do mês seguinte, você já não tem dinheiro suficiente para comprar o produto a vista ou até dar uma entrada maior e conseguir um desconto?

Planejar seus gastos

Ao invés de sair comprando tudo o que ver pela frente, tenha mais paciência e controle seus gastos. Você verá que conseguirá aproveitar muito melhor as oportunidades. (Foto: viajeaqui.abril.com.br)

Passa o mês, você economiza mas mesmo assim, não vai conseguir pagar tudo com dinheiro. Como e quando usar o cartão de crédito?

O cartão de crédito da maioria dos bancos e instituições financeiras é “fechado”, com o propósito de cálculo para a fatura do mês, 10 dias antes do vencimento normal de sua fatura. Você pode confirmar isso acessando seu internet banking e verificar se a fatura do mês já está disponível. A partir do dia em que ela está disponível, já começa o prazo de melhor data para fazer suas compras no cartão.

Um exemplo: imagine um cartão que vence todo dia 11. A fatura “fecha” no dia 1 de todo mês. Logo, o usuário acessa seu internet banking para verificar se a fatura já está fechada. Confirmado, a partir do 2 já entra em um período melhor para as compras, uma vez que a compra só será contabilizada na fatura seguinte e o consumidor terá quase 40 dias até o próximo vencimento de fatura.

Esperamos ter ajudado nossos leitores e gostaríamos de saber: como você planeja suas compras no cartão?

2 comentários para “Melhor dia para comprar com o cartão de crédito”

  1. Adriana Cristina Barbosa Oliveria

    Eu quero sa ber melhor dia compra no meu cartão dia faturãe dia 10 qual melhor dia para fazer compra

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Entre em contato com a Central de Atendimento do seu cartão, Adriana. Eles podem esclarecer a melhor data para a realizar a compra.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)