Como fazer uma lista de compras?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

O primeiro passo para fazer compras produtivas é fazer uma lista das coisas que você precisa comprar. Portanto, é muito importante ter uma estratégia para poder fazer sua lista completa de supermercado, sem que falte qualquer item que sua família precise. Não é muito difícil criar sua própria lista, mas é necessário entender que cada um terá uma lista diferente.

Como fazer uma lista de compras?

Fazer compras sem uma lista de verificação organizada pode levá-lo a vagar sem rumo pela loja sem um plano detalhado, apenas para ir para casa com um monte de coisas que você não precisa e sentir falta daquelas que você faz. Ter uma lista de compras tem muitos benefícios, como mantê-lo no caminho certo e evitar idas adicionais à loja.

Criar uma lista de compras organizada não precisa ser difícil ou demorada. Na verdade, pode ser fácil e divertido, especialmente quando você tem um material para impressão gratuito para usar.

Sentir-se organizado em qualquer aspecto de sua vida tira esse horrível fator de estresse.

Passo 1: prepare sua lista de compras no mercado

Tenha uma lista de “compras” em algum lugar de sua casa. Use uma como base para manter o controle sobre os itens que você esgotou ou estão perto de precisar ser reabastecidos. Você pode usar um aplicativo para registrar o que precisa, uma planilha, um caderno, ou mesmo um papel solto.

E antes de fazer as compras, tenha sempre o abaixo em mente:

Não visite a loja quando estiver com fome. A fome vai te ajudar a gastar demais.

Vá para o caixa onde a maioria das pessoas está esperando ou para as filas únicas. Pesquisas mostram que são as filas que andam mais rápidas.

Não pare para falar com ninguém. A conversa vai fazer suas compras demorarem e podem contribuir para gastos desnecessários.

Aprenda aritmética. Não se deixe seduzir por placas implorando para comprar a granel. Quando você vê 750 gramas de café por R$ 15 e 100 gramas por R$2, qual você escolhe? Você assume que mais significa “mais economia”. Considere o preço de cada item por grama, e veja o que é mais econômico no total.

Não saia de casa sem ela. Sua lista de compras deve ser uma companheira em todos os momentos. Nunca se sabe quando você vai fazer uma visita ao mercado.

Fazendo uma boa lista de compras

Uma boa lista de compras irá contribuir para economias e um melhor planejamento financeiro. (Foto: Treehugger)

Passo 2: tenha um plano de refeições antes de fazer a lista de feira do mês

O planejamento de refeições é a melhor maneira de garantir que você esteja comprando apenas os itens de que necessita, mantendo o orçamento e mantendo-se organizado. Além disso, planejar as refeições vai ajudar a família a garantir que estará sempre fazendo refeições balanceadas e equilibradas para todos.

Uma dica é pesquisar por listas de refeições prontas online. Há vários calendários de alimentação, e alguns onde você pode escolher seus alimentos, pratos favoritos, e mais.

Passo 3: tenha uma lista de compras simples dos itens que sempre compra

A primeira etapa para criar uma lista de compras é examinar a despensa e a geladeira e fazer um inventário de todos os itens básicos que precisam ser reabastecidos. Ovos, leite, manteiga, barras de granola e quaisquer produtos enlatados que você usa regularmente precisam ser uma prioridade. Use a lista abaixo como base para seu planejamento:

Despensa:

Geladeira:

Congelador:

Especiarias e condimentos:

Passo 4: descontos e cupons para compras de supermercado

Procure diferentes cupons e ofertas especiais que estão disponíveis para você antes de solidificar sua lista. Dessa forma, se você encontrar uma promoção sobre algo que normalmente fica sem dinheiro rapidamente, pode estocar e economizar dinheiro.

Você pode acessar o site dos mercados onde faz compras, usar aplicativos para compras de mercado, Pode também descobrir em quais dias há mais promoções, ou até onde comprar em feiras locais itens perecíveis.

Passo 5: escolha como vai guardar sua lista de compras

Existem muitas listas para impressão online gratuitamente para ajudá-lo a gerenciar sua lista de compras. Aplicativos podem ser melhores opções, além de planilhas.

O importante é ter mais de um lugar para guardar suas listas de compras, pois muitas famílias fazem compras em diferentes lugares.

Passo 6: organização da lista de compras por corredor do supermercado

Para tornar sua viagem de compras menos demorada e trabalhosa, organize sua lista de acordo com os corredores em seu supermercado. Se você dividir sua lista em seções, é muito mais fácil garantir que nenhum item seja esquecido.

A lista que colocamos acima como exemplo pode facilmente ser incrementada e organizada de acordo com os corredores do mercado que você frequenta.

Passo 7: quantidades de itens de mercado e revisão

A quantidade de um item é muito importante ao criar sua lista. É bom saber quanto de um item você precisa obter com antecedência.

Se você não sabe quanto sua família consome por semana ou mês, use referências online para quantidades de alimentos. Por exemplo, se sua família tem 3 membros e cada um consome 100 g de carne por dia, terá de comprar pelo menos 500 gramas por semana.

Não se esqueça que alimentos perecíveis devem ser comprados semanalmente ou até diariamente, dependendo do quão perecíveis eles são.

Certifique-se de revisar sua lista e fazer as edições finais antes de sair para o mercado. Se necessário, escreva mais de uma cópia.

Existem muitas maneiras excelentes de garantir que sua lista seja bem organizada. Certifique-se de manter o controle sobre os itens que você consome com frequência, pesquise cupons e use nossa lista de compras como referência sempre que possível.

E se tiver alguma dúvida, deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário