Por que fazer uma casa sustentável ajuda a ter uma casa própria?
Edifícios verdes utilizam práticas e materiais de construção que sejam ambientalmente responsáveis e eficientes com recursos desde a fase de concepção até a manutenção e, idealmente, a renovação e desconstrução também. Sua casa pode ser feita com isso em mente. Apesar dos custos iniciais mais altos, no longo prazo você terá uma residência muito menos custosa para seu bolso.
Leia também
- Como diminuir as contas e despesas de sua casa?
- Casa grande ou pequena? Vantagens e desvantagens de cada uma!
Considerações práticas
Ao planejar uma construção verde, os arquitetos devem considerar que os aspectos da casa serão “verdes”. Muitas vezes não é prático construir cada parte com componentes verdes. Às vezes, elas interferem com a função da casa, são proibitivamente caras, ou não estão disponíveis para a região do país em que o edifício está a ser construído. Porém, você não pode querer economizar demais no material de construção. Busque aquele mais resistente para que a manutenção de sua residência seja também barata.
Com uma maior eficiência na construção de sua casa ou na adaptação da mesma para que ela seja sustentável, você poderá até começar a produzir sua própria energia elétrica e armazenar água da chuva para lavar calçadas, por exemplo. Além disso, sua casa tende a ficar mais iluminada e fresca durante o dia, criando um ambiente que usará menos eletricidade para ar condicionado, ventiladores e luz.
Compromisso Mundial
Os governos de vários países se comprometeram com a “ecologização” das políticas públicas. Há também bolsas para empresas e indivíduos para adiar os custos de alguns dos recursos mais caros de edifícios verdes, como telhados solares. Sua casa pode fazer parte disso e assim, colaborar para um futuro melhor.
Pensando no longo prazo
No curto prazo, uma casa sustentável é um investimento mais alto que o normal. Mas o que você deve pensar é nos valores mais baratos de conta de luz e água, na melhor qualidade de vida que você irá obter com uma casa mais agradável, na facilidade da manutenção de sua casa e muito mais. Já nos primeiros anos, seu bolso sentirá a diferença e você poderá investir mais recursos em outras coisas mais importantes, como investimentos ou até a hipoteca da casa.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como economizar para comprar a casa de seus sonhos?
10 dicas para se motivar a poupar dinheiro!
Como gastar menos na reforma da casa?
Guia para compra de imóveis
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.