10 dicas financeiras para estudantes!

Em Educação financeira por André M. Coelho

Eles entendem sobre provas e resultados de testes. Mas será que eles entendem sobre crédito ou o valor de fazer uma poupança? Aqui, elegemos 10 dicas projetadas para dar aos alunos uma vantagem ao dominar finanças pessoais e começar a criar uma vida financeira estável ou simplesmente, sobreviver a um período crítico de finanças pessoais.

Controle seus gastos

Você controla o seu dinheiro, determinando como você gasta ou salva o dinheiro. Controle os gastos e poupe cortando o que for desnecessário como comer fora ou comprar de modo que o seu dinheiro pode durar ao longo de cada mês e até conseguir salvar um pouco pro mês seguinte.

Use crédito sabiamente

Compreenda as responsabilidades e benefícios do crédito. Como você lida com o seu crédito na faculdade poderá afetá-lo bem após a graduação. Portanto, tome cuidado com as ofertas de contas universitárias e pesquise em torno de um cartão que melhor se adapte às suas necessidades, além de opções de acesso à empréstimos e financiamentos com menores taxas. Porém, evite ao máximo estas armadilhas financeiras de altos juros chamadas de empréstimos. Afinal, você nem sabe quando terá um emprego para pagá-los!

Faça uma conta bancária

Os bancos são mais do que um dinheiro em um cofre. Eles oferecem serviços valiosos que os estudantes possam se beneficiar como o desconto de cheques, cartões de débito e crédito, serviços bancários online, alertas de saldo, empréstimos pessoais, depósitos diretos, educação financeira e alguns oferecem seguros contra roubo, por exemplo.

Dinheiro e estudos

O mais importante aspecto do dinheiro na época em que você ainda é um estudante é conseguir sobreviver com o pouco dinheiro que tem disponível. (Foto: www.toptrickstips.com)

Procure por dinheiro

Há uma grande quantidade de dinheiro disponível para os alunos, você apenas tem que procurar. Candidate-se a bolsas de estudo, procure descontos para estudantes e se candidate a todas as bolsas de iniciação científica ou auxílio financeiro que puder.

Coisas novas: tô fora!

Considere a compra de livros usados ​​ou online. Compra de livros pode se tornar cara e livros usados ​​estão em tão boa forma quanto os novos. De bônus, você pode ao invés de gastar com os xerox na faculdade, você pode conseguir um scanner e copiar as folhas que seu professor pedir. Copiar livros é crime, vale lembrar.

Entretenha-se em um orçamento fechado

Limite seus fundos para baladas e diversão. Há muitas atividades divertidas para mantê-lo ocupado na faculdade e gratuitas para os estudantes. Pesquise nas redes sociais e mecanismos de pesquisa para eventos gratuitos ou mais baratos na sua cidade ou região. Você vai se surpreender com a qualidade dos eventos que poderá encontrar e de graça.

Seja bem individualista quando se trata de dinheiro

Não confie em ninguém com o seu dinheiro. Seja cético em relação a colegas, amigos ou vendedores que têm ideias para o seu dinheiro. Apesar de ser novo ser uma ótima época para arriscar, simplesmente pense muito antes de se enfiar em dívidas.

Poupe!

As coisas acontecem, e é importante que você esteja preparado financeiramente quando seu carro ou computador quebrar, ou quando você tem que comprar o bilhete inesperado de ônibus para casa. Não importa quão pequena a quantidade, você deve começar a colocar algum dinheiro imediatamente em uma poupança.

Pergunte

Esta é uma experiência de aprendizagem, por isso, se você precisar de ajuda, pergunte. Seus pais ou o gerente de seu banco são bons lugares para começar e lembre-se SEMPRE: quanto mais cedo, melhor.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário