Como conseguir uma bolsa para universidade no exterior?
Há muitos recursos disponíveis para os alunos que procuram bolsas de estudo, e também há muitos serviços que cobram os alunos para realizar uma busca para bolsa de estudos em nome de um aluno. Se você tem o tempo e recursos disponíveis, a maioria das pesquisas de bolsas de estudo podem ser encontrados online gratuitamente. Há alguns sites especializados nisso e com um pouco de pesquisa, você pode encontrar muitos mais lá fora. Leve o seu tempo, faça sua lição de casa e você será capaz de encontrar todas as informações que você precisa para conseguir uma bolsa para universidade no exterior. Vale lembrar: na maioria dos casos, a concorrência é com estudantes do mundo todo. Portanto, pode não ser tão fácil quanto você imagina.
Por que me candidatar para uma bolsa de estudos no exterior?
Currículo, sonho, oportunidades, vontade de viver no exterior. Nomeie e você encontrará uma motivação para ir ao exterior. Talvez seu sonho seja viver na Espanha, estudando em uma das grandes universidades de Barcelona. Ou você quer ser um dos grandes cientistas do MIT. Seja onde for, tenha certeza que há uma universidade fora de nosso país que estará pronta para te ajudar a seguir para um futuro mais brilhante. Vale lembrar que boa parte das universidades no exterior é paga.
Eu posso me candidatar para uma bolsa de estudos?
A elegibilidade para uma bolsa de estudos depende inteiramente da bolsa de estudos, não há regra geral sobre se você pode ou não se candidatar para a bolsa. Algumas bolsas exigem que os alunos tenham uma determinada pontuação TOEFL, que é um teste internacional sobre proficiência em línguas. Alguns, pedem que você seja de um determinado país, alguns pedem para que você tenha um bom desempenho acadêmico. Você terá que fazer sua própria investigação para ver se você é elegível para uma bolsa de estudos, dependendo do país para onde quer ir, da universidade onde quer tentar a bolsa e de sua situação atual.
Como faço para me candidatar para uma bolsa de estudos?
Tal como acontece com a elegibilidade, não há regra definida sobre como se candidatar a bolsas de estudo. Enquanto algumas só exigem que você preencha um formulário de candidatura, outras podem exigir que você faça um trabalho de aplicação, como um texto descrevendo o que sonha fazer ou exigem que você prossiga seus estudos em um determinado campo. De acordo com seus resultados, você pode obter uma bolsa parcial ou até integral. Se você encontrar uma bolsa de estudos para a qual você acha que você pode ser elegível, entre em contato com o administrador da bolsa para obter mais informações. Na maioria das vezes, os sites das próprias universidades contém todas as informações necessárias, mas pode ser necessário que você pesquise um pouco mais.
Como funcionam as bolsas de estudos no exterior?
Basicamente, existem alguns tipos de bolsas de estudos, dependendo do seu perfil, o tipo de aplicação que você fez e a universidade onde está tentando a bolsa:
- Bolsa integral: seus estudos terão os custos arcados pela instituição. Normalmente, exige que o aluno tenham um desempenho acadêmico mínimo para poder conseguir manter a bolsa;
- Bolsa parcial: parte dos custos serão arcados pela instituição, mas você terá que arcar com parte dos custos financeiros para conseguir financiar seus estudos. Assim como a bolsa integral, normalmente também exige um desempenho acadêmico mínimo;
- Auxílio moradia: boa parte das universidades no exterior tem algum tipo de moradia estudantil, pela qual os alunos pagam uma taxa para uso. Você pode receber algum tipo de auxílio para moradia, junto com a bolsa ou não;
- Bolsa de esportes: principalmente nos EUA, alunos que são bons em esportes recebem bolsas de estudos para jogar pelos times das universidades, uma vez que isso é uma grande fonte de renda para elas. Um rendimento acadêmico mínimo é exigido do aluno para que a bolsa seja mantida e ele seja mantido no time da universidade.
Cuidado com os golpes de bolsas de estudo
Golpes de bolsas estão em todo o lugar, e como um estudante internacional, você é um alvo preferencial para quem está tentando enganá-lo para conseguir seu dinheiro. Para ajudá-lo, criamos uma lista de coisas para pesquisar e ajudá-lo a identificar uma fraude:
- Dinheiro adiantado/taxa de aplicação: sempre que você está se candidatando a uma bolsa; nunca envie dinheiro adiantado ou pague uma taxa de inscrição, você não deveria ter que enviar dinheiro para uma organização para obter uma bolsa de estudos. Essas organizações provavelmente apenas embolsam o dinheiro e você nunca vai ouvi-las novamente;
- Taxas de empréstimo: você deve ter cuidado com as empresas que pedem uma taxa de empréstimo antes que elas desembolsem o dinheiro para você. Empresas de crédito real vão adicionar honorários ao seu saldo do empréstimo que você irá pagar ao longo do tempo e nunca vão fazer você pagar uma taxa inicial;
- Bolsas garantidas: nunca confie em uma empresa que anuncia que vai garantir para você uma bolsa de estudos. Essas empresas vão pedir uma taxa e podem até oferecer uma garantia de devolução do dinheiro, mas nunca vão te dar uma bolsa de estudos. Serviços legítimos nunca vão dizer que garantem obter a sua bolsa de estudos;
- Empresa/Nome de bolsas: se você ver um serviço de bolsa ou empresa que está usando palavras como “oficial”, “nacional”, “governo” ou outros nomes sonantes governamentais, tenha cuidado. Eles são mais provavelmente tentando parecer oficial para encobrir o golpe. Confie mesmo nas informações apenas disponíveis no site do MEC – Ministério da Educação.
Agora você tem as informações para identificar uma fraude, você precisa ser capaz de proteger a si mesmo:
- Muito bom para ser verdade?: se uma oferta ou bolsa parece boa demais para ser verdade, geralmente é! Se você acha que algo é muito bom, em seguida, sente-se e faça um pouco mais de pesquisa, como as coisas que parecem boas demais para ser verdade, geralmente são golpes;
- Nunca pague dinheiro: você nunca deve dar dinheiro a empresas para cobrir coisas como taxas de inscrição, taxas de serviço ou realmente por qualquer motivo. Bolsas de estudo legítimos estarão livres para aplicação e não vão pedir para você pagar o dinheiro para conseguir dinheiro. Mas veja que isso é diferente de pagar a uma empresa de turismo para planejar sua estadia inicial, conseguir alguns documentos com mais facilidade, etc. Mas mesmo aqui, você pode faze tudo isso por sua conta;
- Entre em contato: se você tiver uma oferta de bolsa de estudos que está a pedir dinheiro adiantado ou você quer ter certeza de que eles são reais, certifique-se que você pode obtê-los por telefone e peça informações legais e qualquer outra informação que você deseja. Empresas reais estarão felizes em entregar esta informação e organizações golpistas estarão hesitantes em fazer isto;
- Obtenha referências: faça algumas verificações sobre a empresa ou organização que está oferecendo a bolsa de estudos, por exemplo, usando o Google para verificar o seu nome. Se alguém foi enganado por eles, você provavelmente verá seu nome em algum lugar online sobre o assunto. Além disso, verifique o diretório de empresas um país a organização. Como exemplo, todas as empresas do Reino Unido têm de ser registadas e você pode procurá-los online gratuitamente.
Não tenha pressa
No final do dia, o melhor conselho que alguém poderia dar para encontrar uma bolsa legítima é usar o seu tempo para se procurar uma bolsa de estudos. Bolsas não vão cair no seu colo e não há nenhuma maneira fácil e rápida de encontrar uma. Então, é só usar seu tempo com sabedoria e seguir as regras acima e você deve se dar bem!
Legítimos recursos para obter bolsas
Como você pode ter notado por agora, um dos principais temas é que nunca há qualquer necessidade de pagar o dinheiro para encontrar ou obter uma bolsa de estudos. Todos os recursos de alta qualidade que estão lá fora são gratuitos e não vai cobrar nada para procurar. Alguns dos principais sites que podem te ajudar gratuitamente nessa busca são:
- International Scholarships;
- Fund Finder from the College Board;
- International Educational Financial Aid;
- Fast Web Scholarships;
- Student Scholarship Search.
Algumas organizações não governamentais brasileiras também estão tentando ajudar nossos estudantes a irem para o exterior. Vale a pena uma pesquisa para encontrar alguma perto de você. Programas do Governo também tem estes incentivos, tais como o Programa Ciência Sem Fronteiras.
Programa Ciência Sem Fronteiras
Programa do Governo brasileiro para incentivar alunos de nosso país a estudar em universidades no exterior. Oferece bolsas tanto de graduação quanto de pós graduação em universidades no exterior. São vários diferentes países de destino, inúmeras universidades ao redor do mundo e a oportunidade de estudar no exterior. Porém, o programa é limitado para apenas algumas áreas tecnológicas e tem um limite médio de duração de 12 meses, podendo se estender até 18, caso inclua o curso de idiomas (pode ser mais ou menos, dependendo da modalidade de bolsa que você busca). A bolsa geralmente cobre mensalidade de bolsa, auxílio-Instalação, auxílio material didático, passagens aéreas e seguro saúde. Inscrições, pré-requisitos e mais informações devem ser adquiridos diretamente no site do Programa Ciência Sem Fronteiras. Você pode até usar esses 12 meses inicias para tentar conseguir uma bolsa integral de estudos na universidade de destino. Tudo é uma oportunidade e você só tem que aproveitá-las.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como abrir conta em banco online internacional?
Como treinar para investir na Bolsa de Valores?
Cartão de crédito para beneficiário do Bolsa Família
10 dicas financeiras para estudantes!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.