Como conseguir uma bolsa para universidade no exterior?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Há muitos recursos disponíveis para os alunos que procuram bolsas de estudo, e também há muitos serviços que cobram os alunos para realizar uma busca para bolsa de estudos em nome de um aluno. Se você tem o tempo e recursos disponíveis, a maioria das pesquisas de bolsas de estudo podem ser encontrados online gratuitamente. Há alguns sites especializados nisso e com um pouco de pesquisa, você pode encontrar muitos mais lá fora. Leve o seu tempo, faça sua lição de casa e você será capaz de encontrar todas as informações que você precisa para conseguir uma bolsa para universidade no exterior. Vale lembrar: na maioria dos casos, a concorrência é com estudantes do mundo todo. Portanto, pode não ser tão fácil quanto você imagina.

Publicidade

Publicidade

Vamos ajudá-lo passo a passo a saber como conseguir uma bolsa de estudos no exterior.

Por que me candidatar para uma bolsa de estudos no exterior?

Currículo, sonho, oportunidades, vontade de viver no exterior. Nomeie e você encontrará uma motivação para ir ao exterior. Talvez seu sonho seja viver na Espanha, estudando em uma das grandes universidades de Barcelona. Ou você quer ser um dos grandes cientistas do MIT. Seja onde for, tenha certeza que há uma universidade fora de nosso país que estará pronta para te ajudar a seguir para um futuro mais brilhante. Vale lembrar que boa parte das universidades no exterior é paga.

Eu posso me candidatar para uma bolsa de estudos?

A elegibilidade para uma bolsa de estudos depende inteiramente da bolsa de estudos, não há regra geral sobre se você pode ou não se candidatar para a bolsa. Algumas bolsas exigem que os alunos tenham uma determinada pontuação TOEFL, que é um teste internacional sobre proficiência em línguas. Alguns, pedem que você seja de um determinado país, alguns pedem para que você tenha um bom desempenho acadêmico. Você terá que fazer sua própria investigação para ver se você é elegível para uma bolsa de estudos, dependendo do país para onde quer ir, da universidade onde quer tentar a bolsa e de sua situação atual.

Como faço para me candidatar para uma bolsa de estudos?

Publicidade

Publicidade

Tal como acontece com a elegibilidade, não há regra definida sobre como se candidatar a bolsas de estudo. Enquanto algumas só exigem que você preencha um formulário de candidatura, outras podem exigir que você faça um trabalho de aplicação, como um texto descrevendo o que sonha fazer ou exigem que você prossiga seus estudos em um determinado campo. De acordo com seus resultados, você pode obter uma bolsa parcial ou até integral. Se você encontrar uma bolsa de estudos para a qual você acha que você pode ser elegível, entre em contato com o administrador da bolsa para obter mais informações. Na maioria das vezes, os sites das próprias universidades contém todas as informações necessárias, mas pode ser necessário que você pesquise um pouco mais.

Bolsas de estudo ao redor do mundo

Seja qual for o país onde você quer estudar, saiba que há uma bolsa de estudos pra você. (Foto: www.international.unsw.edu.au)

Como funcionam as bolsas de estudos no exterior?

Basicamente, existem alguns tipos de bolsas de estudos, dependendo do seu perfil, o tipo de aplicação que você fez e a universidade onde está tentando a bolsa:

Cuidado com os golpes de bolsas de estudo

Golpes de bolsas estão em todo o lugar, e como um estudante internacional, você é um alvo preferencial para quem está tentando enganá-lo para conseguir seu dinheiro. Para ajudá-lo, criamos uma lista de coisas para pesquisar e ajudá-lo a identificar uma fraude:

Publicidade

Publicidade

Agora você tem as informações para identificar uma fraude, você precisa ser capaz de proteger a si mesmo:

Programa ciência sem fronteiras

O programa Ciência Sem Fronteiras dá uma bolsa por um período curto. Mas pode ser o pontapé inicial para uma bolsa mais longa. (Foto: www.businessreviewbrasil.com.br)

Não tenha pressa

No final do dia, o melhor conselho que alguém poderia dar para encontrar uma bolsa legítima é usar o seu tempo para se procurar uma bolsa de estudos. Bolsas não vão cair no seu colo e não há nenhuma maneira fácil e rápida de encontrar uma. Então, é só usar seu tempo com sabedoria e seguir as regras acima e você deve se dar bem!

Legítimos recursos para obter bolsas

Publicidade

Publicidade

Como você pode ter notado por agora, um dos principais temas é que nunca há qualquer necessidade de pagar o dinheiro para encontrar ou obter uma bolsa de estudos. Todos os recursos de alta qualidade que estão lá fora são gratuitos e não vai cobrar nada para procurar. Alguns dos principais sites que podem te ajudar gratuitamente nessa busca são:

Algumas organizações não governamentais brasileiras também estão tentando ajudar nossos estudantes a irem para o exterior. Vale a pena uma pesquisa para encontrar alguma perto de você. Programas do Governo também tem estes incentivos, tais como o Programa Ciência Sem Fronteiras.

Programa Ciência Sem Fronteiras

Programa do Governo brasileiro para incentivar alunos de nosso país a estudar em universidades no exterior. Oferece bolsas tanto de graduação quanto de pós graduação em universidades no exterior. São vários diferentes países de destino, inúmeras universidades ao redor do mundo e a oportunidade de estudar no exterior. Porém, o programa é limitado para apenas algumas áreas tecnológicas e tem um limite médio de duração de 12 meses, podendo se estender até 18, caso inclua o curso de idiomas (pode ser mais ou menos, dependendo da modalidade de bolsa que você busca). A bolsa geralmente cobre mensalidade de bolsa, auxílio-Instalação, auxílio material didático, passagens aéreas e seguro saúde. Inscrições, pré-requisitos e mais informações devem ser adquiridos diretamente no site do Programa Ciência Sem Fronteiras. Você pode até usar esses 12 meses inicias para tentar conseguir uma bolsa integral de estudos na universidade de destino. Tudo é uma oportunidade e você só tem que aproveitá-las.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário