Existem três tipos de transferência que podem ser realizados entre duas contas diferentes e sem envolver um depósito bancário direto na conta: a transferência entre duas contas na própria instituição, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou por Documento de Ordem de Crédito (DOC).

A transferência entre duas contas na própria instituição não envolve limites, enquanto TED e DOC tem limites para o máximo que pode ser transferido, além do TED ter crédito mais rápido na conta de destino. Há uma tendência, porém, de que DOC e TED passarão a ter os mesmos limites e o mesmo prazo para compensação.

Para todas estas transações, o banco ou instituição financeira pode cobrar tarifas para que elas sejam executadas. Porém, existem regras a serem seguidas pelas instituições financeiras na hora da cobrança destes serviços e na hora de oferecer pacotes de serviços aos seus clientes.

Onde encontrar as tarifas de DOC e TED?

Você pode descobrir as tarifas para DOC e TED e transferências no site do Banco Central, que disponibiliza todas as tarifas de bancos públicos, privados, financeiras e cooperativas de crédito. Assim, você pode comparar de maneira mais fácil e encontrar onde as tarifas são mais baratas.

Tarifas para transferências bancárias

Ao fazer um DOC, TED ou transferência, verifique a tarifa a ser cobrada para não se surpreender. (Foto: queroficarrico.com)

Pacotes de serviços

Só que o mesmo Banco Central também estabelece que alguns serviços devem ser oferecidos gratuitamente em todos os pacotes de serviços. Devem ser oferecidos gratuitamente, sem tarifas:

  • 2 Transferências entre contas na própria instituição

Você tem direito a duas transferências entre contas na própria instituição em qualquer pacote de serviços oferecido. As transferências feitas além dessa quantidade podem ser cobradas ou inclusos no preço do pacote de serviços. Não há DOC e TED gratuitos para qualquer pacote de serviços.

Cada banco pode oferecer DOC e TED gratuitos em pacotes de serviços personalizados ou de acordo com seu relacionamento com a instituição financeira. Porém, existem os Pacotes Padronizados de Serviços, que devem seguir regulamentação do Banco Central para serem “montados” e devem ter uma quantidade mínima de serviços financeiros oferecidos aos clientes. Desta forma, fica mais fácil comparar o preço dos pacotes de serviços e encontrar quais são as instituições mais baratas.

Pacotes Padronizados de Serviços

Existem 4 Pacotes Padronizados de Serviços, cada um atendendo a um diferente perfil e necessidades específicas. Dentro destes pacotes, as instituições devem oferecer uma quantidade mínima de DOCs, TEDs e transferências entre contas na própria instituição como se segue:

Pacotes Padronizados de Serviços I – 2 transferências entre contas na própria instituição, totalizando 4 transferências sem cobrança de tarifa ao incluir as 2 que você tem direito gratuitamente

Pacotes Padronizados de Serviços II – 2 transferências entre contas na própria instituição, totalizando 4 transferências sem cobrança de tarifa; 1 transferência por meio de DOC ou TED

Pacotes Padronizados de Serviços III – 4 transferências entre contas na própria instituição, totalizando 6 transferências sem cobrança de tarifa; 2 transferências por meio de DOC ou TED

Pacotes Padronizados de Serviços IV – 6 transferências entre contas na própria instituição, totalizando 8 transferências sem cobrança de tarifa; 3 transferências por meio de DOC ou TED

Perceba que essas transferências, DOCs e TEDs não são gratuitos, pois você pagará um pacote de serviços para ter direito a eles. Porém, ao usar além do que lhe é oferecido, você terá de pagar por cada transação efetuada.

Relacionamento com os bancos e instituições financeiras

Você também pode conseguir um desconto na tarifa de DOC e TED avulso, de acordo com seu pacote de serviços e relacionamento com o banco. Você pode consultar diretamente o site de sua instituição financeira para saber os valores com descontos, mas o site do Banco Central é o melhor ponto de início para você encontrar as menores tarifas para TED e DOC e assim, poder negociar melhores condições no seu banco ou instituição financeira.

Se você ainda ficou com dúvidas, deixe nos comentários abaixo e faremos o possível para ajudá-los!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)