Você pode realizar uma transferência bancária a qualquer momento do dia, desde que tenha acesso a um internet banking. Essa é uma das vantagens de nosso sistema financeiro, que dá essa praticidade para quem utiliza do sistema. Dependendo do horário em que a transação é realizada, torna-se necessário o agendamento da transferência para o dia seguinte, seguindo regras da instituição financeira e do Banco Central. A tendência é que tais limitações diminuam com o tempo, possibilitando mais horários de transferência em tempo real para os usuários do Sistema Financeiro Brasileiro.

Por que o DOC tem limite de horários?

Quando você faz uma transferência via DOC, há uma troca física de documentos entre as instituições financeiras envolvidas na transação, mesmo que seja entre duas agências do mesmo banco. Isso envolve um certo custo, descrito no pacote de serviços da sua instituição financeira. Após um certo horário, como não é possível fazer a transferência para que o crédito seja realizado em até 24 horas, o banco só permite o agendamento da mesma.

Diferenças entre DOC hoje e DOC amanhã

Por isso, também, se você verificar as tarifas de diferentes bancos e instituições financeiras, há dois tipos de categorias de tarifa: o DOC agendado (amanhã ou qualquer outro dia definido pelo usuário) ou o DOC hoje. Além de um poder ter custos mais baixos que o outro (geralmente, DOC agendado é mais barato que DOC hoje), há diferentes formas de realizar a transação, que também tem diferentes custos: presencial ou pessoal (mais caro), terminal de auto-atendimento e outros meios eletrônicos, internet. As tarifas podem variar dependendo do tipo de pacote de serviços que você tem com seu banco ou instituição financeira.

Escolhendo o tipo de DOC a realizar

Ao transferir dinheiro entre bancos, o DOC ou o TED devem ser escolhidos e acordo com sua urgência em ter os recursos disponíveis. (Foto: bancodobrasilonline.blogspot.com)

Quando o dinheiro cai na conta?

Suponhamos que você consiga fazer um DOC hoje antes do horário de fechamento das transferências DOC do banco (geralmente, entre 20:00 e 22:00). O dinheiro será transferido e creditado na conta destino até o final do dia útil seguinte. Isso significa que se você fizer a transferência no dia anterior a um feriado ou final de semana, apenas no dia útil seguinte o dinheiro será efetivamente transferido. Se você faz uma transferência antes das 16:00, pode optar por fazer um TED ao invés de DOC, onde a transação será completa em até 30 minutos após a autorização.

Agora, se você fez um agendamento após os horários limites, a transação em si só será confirmada no dia para o qual foi agendada, e para ser completa pode demorar até mais 24 horas, já que o DOC só é efetivado no dia útil seguinte ao da realização da transação.

Qual tipo de DOC usar?

Se você não tem um pacote de serviços e o DOC agendado é mais barato, faça o agendado. Se seu pacote de serviços tem pelo menos uma transação DOC/TED gratuita, use o TED, respeitando os limites da transação. O agendamento também pode ser uma ótima ferramenta para organização financeira, como por exemplo, agendar transferências para uma conta de investimentos, automatizando o processo.

Seja qual for sua escolha, tente planejar a transferência com antecedência para não ser pego de surpresa, verificando tarifas e regras específicas do seu banco ou instituição financeira. E se tiver alguma dúvida, pode perguntar nos comentários abaixo que faremos o possível para ajudar.

11 comentários para “DOC hoje x DOC amanhã ! Qual a diferença e quando cai?”

  1. Fideljr

    Olá queria saber eu Fiz um empréstimo e ele foi aprovado hj eu fiz tudo paguei algumas taxas que o atendente me falo que era pra ser liberado o dinheiro na hora. Aí nau consegui mais entrar em contato com ele e o dinheiro Costa na minha conta mais aparece bloqueado. É A data na frente a onde esta quem fez o depósito está a data 28/03

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Fideljr, entre em contato com a empresa que fez o empréstimo. E se não creditarem o valor, entre em contato com a Polícia e o PROCON da sua cidade.

      Responder
  2. Flavio

    Boa noite.
    Doc. Cai no feriado?
    Fizeram um doc. Na minha conta 1 dia antes do feriado as 90:00.

    Responder
  3. Rosyane Santos

    Queria saber se consigo fazer uma transferência de um banco para o outro até de madrugada e qual devo usar TED ou DOC

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Você pode agendar, mas não fazer de madrugada.

      Responder
  4. Eliseu

    Boa tarde!
    Foi feito um doc pra minha conta mais mais ainda está bloqueado o dinheiro.
    Quanto tempo pode ficar para desbloquear o dinheiro?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Eliseu, o DOC demora até 1 dia útil para aparecer em sua conta.

      Responder
  5. Juliana

    Fiz um DOC ontem as 12:30, ate hoje não caiu o que houve?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Pode aparecer na conta até o horário do encerramento bancário.

      Responder
  6. Cláudia

    Qual é a diferença de doc e transferência?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Cláudia, nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/transferencia-doc-ted-qual-escolher/ pode esclarecer sua dúvida.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)