Todos quando precisam transferir dinheiro para contas em outros bancos vão encontrar as várias opções disponíveis, inclusive cheques, depósitos diretos nas agências ou por envelope no caixa eletrônico e as mais utilizadas: DOC e TED.

Quando usar DOC ou TED? Qual a diferença entre DOC e TED?

O DOC bancário é um processo de envio de dinheiro que ocorre com prazos não imediatos. Em geral o dinheiro cai no dia seguinte após passar pelo sistema de compensação de bancária. Além disso o DOC tem limite menos que o TED. Para quantias maiores, é melhor usar a TED.

A TED cai na na conta de destino em poucos minutos, no mesmo dia e após autorizada não pode mais ser cancelada. A TED não tem limite máximo mas tem limite mínimo de R$500, que tende a baixar nos próximos anos. A ideia do Banco Central é fazer com que apenas a TED fique, deixando o DOC de lado e agilizando nosso sistema financeiro.

Segurança de transações DOC e TED

Existem diferentes tipos de DOC e TED. Para emitir um ou outro, a maioria dos bancos e instituições financeiras pedem que o cliente cadastre contas favorecidas, por medidas de segurança. (Foto: divulgação)

A listinha abaixo lhe diz quando usar TED ou DOC, na prática!

Quando utilizar o DOC bancário?

Quando for para contas em outros bancos

Quando não precisar cair no mesmo dia, pois não cai

Quando o valor for pequeno (menos de R$1000)

Quando for mais barato que a TED

Quando utilizar a TED bancária?

Quando for para contas em outros bancos

Quando o valor for maior que o limite mínimo para transações TED

Quando tiver que cair na conta no mesmo dia

Se for mais barato que o DOC

Cadastro de favorecidos para DOC e TED?

Os limites para DOC e TED nem sempre são padronizados em todos os bancos. Alguns bancos permite o cadastro de favorecidos e aumentam os limites para estas contas cadastradas. Isto significa que você pode ter um DOC ou TED de valor maior para contas que considera de confiança, previamente cadastradas e confirmadas pelo site do seu banco.

Observe que os limites podem mudar ao longo do tempo e também de acordo com pacotes especiais que você tenha adquirido com o seu banco.

Caso ainda tenha perguntas sobra as diferenças do DOC e TED, deixe suas dúvidas no espaço de comentários abaixo!

6 comentários para “Diferença entre DOC e TED! Na prática!”

  1. Dr. Mauricio Barreto

    Obrigado, excelente artigo.

    Responder
  2. Elaine

    Meu cartão ainda não chegou como eu faço pra saber

    Responder
  3. Hugo

    Fiz uma transferencia de dinheiro pra conta da minha mulher quantos dias demora pra sacar ele foi pelo doc que fiz a transferencia

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Hugo, na maioria dos bancos e um 1 dia útil.

      Responder
  4. Fabricio

    Gostaria de saber se pelo TED qual é o valor máximo que posso transferir para outro banco? Por exemplo da Caixa para o Itaú.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Fabricio, normalmente esses valores variam de acordo com o banco e com o perfil dos clientes. Converse com seu gerente, ou acesse pela internet para saber os seus limites de transferência diários.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)