Ao acessar o site do Itaú, você tem disponíveis todas as tarifas cobradas pelo banco em tabelas e em pacotes de serviços disponíveis. Porém, apenas saber os valores dos serviços não é o suficiente para que você compare bancos com diferentes tarifas ou mesmo saiba quais produtos e serviços você realmente precisa de seu banco. É preciso compreensão de seus direitos como cliente de nosso sistema financeiro para que você compreenda melhor todas as tarifas, serviços e pacotes cobrados por um banco como o Itaú Unibanco.

Por quais serviços o Itaú Unibanco pode cobrar?

De acordo com o site do banco Central do Brasil, existem 4 modalidades de serviços prestados pelos bancos e instituições financeiras do Brasil. Cada uma delas tem regras específicas que precisam ser respeitadas quanto à cobrança ou não de tarifas. As modalidades são, de acordo com o próprio site do Banco Central do Brasil:

Serviços essenciais: aqueles que não podem ser cobrados;

Serviços prioritários: aqueles relacionados a cadastro, contas de depósitos, transferências de recursos, operações de crédito e de arrendamento mercantil, cartão de crédito básico e operações de câmbio manual para compra ou venda de moeda estrangeira relacionada a viagens internacionais, somente podendo ser cobrados os serviços constantes da Lista de Serviços da Tabela I anexa à Resolução CMN 3.919, de 2010, devendo ainda ser observados a padronização, as siglas e os fatos geradores da cobrança, também estabelecidos por meio da citada Tabela I;

Serviços especiais: aqueles cuja legislação e regulamentação específicas definem as tarifas e as condições em que aplicáveis, a exemplo dos serviços referentes ao crédito rural, ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH), ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ao Fundo PIS/PASEP, às chamadas “contas-salário”, bem como às operações de microcrédito de que trata a Resolução CMN 4.000, de 2011;

Serviços diferenciados: aqueles que podem ser cobrados desde que explicitadas ao cliente ou ao usuário as condições de utilização e de pagamento.

Quais são os serviços essenciais que não podem ser cobrados pelo Itaú Unibanco?

São considerados serviços essenciais, ou seja, aquelas que não podem ser cobrados de pessoa física os seguintes:

Relativos à conta corrente

Fornecimento de cartão com função débito

Fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente

Realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento

Realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet

Fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento

Realização de consultas mediante utilização da internet

Fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas

compensação de cheques

Fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas

Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

Relativos à conta poupança

Fornecimento de cartão com função movimentação

Fornecimento de segunda via do cartão, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista, decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente

Realização de até dois saques, por mês, em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento

Realização de até duas transferências, por mês, para conta de depósitos de mesma titularidade

Fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias

Realização de consultas mediante utilização da internet

Fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas

Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

Caso o banco cobre algum destes serviços de você, você deve entrar em contato com a ouvidoria do Itaú Unibanco pelo telefone de contato  0800 570 0011 ou 0800 722 1722 para deficientes auditivos ou de fala. Você pode encontrar também outras formas de contato pelo próprio site do Itaú Unibanco. Caso você acredite estar sendo lesado por um banco ou instituição financeira, você deve encaminhar sua reclamação diretamente ao PROCON de sua cidade para tentar chegar a um acordo.

Cuidado com taxas caras do Itaú Unibanco

Apesar de ser uma das maiores instituições financeiras no Brasil, o Itaú Unibanco pode ter taxas bem mais altas que seus concorrentes de mesmo porte. (Foto: n4bb.com)

Quais são os serviços prioritários?

Os serviços prioritários estão listados na Tabela I da Resolução CMN 3.919, que pode ser conferida no site do Banco Central.

Quais são os serviços diferenciados?

Os serviços diferenciados estão listados no artigo 5º da Resolução CMN 3.919, que pode ser conferida no site do Banco Central.

Por que é importante saber quais são estes serviços?

Nem todos os serviços disponíveis de um banco serão utilizados. Por isso, é comum que um banco disponibilize planos e tarifas mais baratas para alguns serviços como se fossem os melhores e mais necessários para seus clientes mas, na verdade, são serviços que você quase nunca irá usar. Por isso, quando lendo os serviços disponíveis, é importante que você saiba quais são aqueles que você vai usar e ver as tarifas cobradas para eles.

A exemplo, se você pretende fazer aplicações em ações, é comum que o banco cobre tarifas para isso. Comparar as tarifas vai te dar uma boa ideia do melhor banco para te ajudar a aplicar em ações.

O Itaú Unibanco pode alterar o valor das tarifas a qualquer momento?

O banco pode aumentar o valor das tarifas sim. Mas para que a tarifa seja alterada dentro da lei, o banco deve avisar com no mínimo quarenta e cinco dias de antecedência à cobrança para os serviços relacionados a cartão de crédito e trinta dias de antecedência à cobrança, para os demais serviços, inclusive para os pacotes padronizados de serviços prioritários. Preços de serviços prioritários de cartões de crédito só podem ser alterados após 365 dias depois do último valor divulgado. Demais serviços prioritários, apenas após 180 dias da última alteração. Reduções de preço podem acontecer a qualquer momento. E desde que dentro das normas estabelecidas pela Resolução CMN 3.919, o banco pode passar a cobrar tarifas sobre serviços que não cobrava antes a qualquer momento.

E sobre os pacotes de serviços do Itaú Unibanco?

Quando você for comparar instituições financeiras e bancos, você deve, em primeiro lugar, comparar as taxas cobradas para o acesso ao crédito, ou seja, os juros para diferentes financiamentos. Não que você vá usá-los mas, geralmente, os menores juros estão associados a instituições com as menores tarifas sobre seus serviços.

Tão importante quanto a comparação de juros é a comparação dos pacotes de serviços. Existem pacotes padronizados de serviços prioritários para pessoas físicas que tem seus valores constando na Tabela II da Resolução CMN 3.919 e das tabelas I a III da Resolução CMN 4.196, disponível no site do Banco Central. Você pode optar por estes pacotes caso ache que ter uma conta no banco te dará acesso a serviços e taxas de juros realmente competitivas no mercado. Ou você pode escolher um banco pelo pacote de serviço personalizado.

O Itaú Unibanco tem os seguintes pacotes de serviços disponíveis atualmente:

Conta Corrente

Conta MaxiBônus Celular Itaú

Itaú Conta Benefícios 2.0

MaxiConta Itaú

MaxiConta Universitária Itaú

First Conta Itaú

Itaú Uniclass

Conta Poupança

Poupança MaxiBônus Celular Itaú

Poupanças Itaú

Você pode conferir as tarifas para estes pacotes no site do Itaú, assim como as vantagens de cada um deles. É de extrema importância que você verifique todos os benefícios que estão agregados ao pacote de serviços além dos serviços do pacote padronizado. Por exemplo, o banco Santander dá 10 dias sem juros por mês no cheque especial para os clientes que pagam pelos seus pacotes de serviços personalizados, mas quem opta pelos serviços padronizados pelo Banco Central não tem esse mesmo direito.

Como comparar os serviços e tarifas do Itaú Unibanco com outros bancos e instituições financeiras?

Ao estabelecer os benefícios de diferentes pacotes de serviços, além das menores taxas de juros para diferentes tipos de empréstimos e financiamentos, você pode acessar o site da FEBRABAN (Federaçao Brasileira de Bancos) e comparar as tarifas de várias instituições financeiras sem sequer sair de casa. Lógico, estes valores são apenas uma fonte inicial de informações para que você possa negociar com seu gerente por melhores taxas. Mas é bem prático e rápido, de forma que você poderá sair de casa para ver outros bancos e instituições financeiras e buscar melhores pacotes de serviços e menores tarifas. Quem sabe, até poderá negociar melhores condições com o Itaú Unibanco para o seu pacote de serviços?

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre as tarifas e pacotes de serviços cobrados pelo Itaú Unibanco. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários abaixo!

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