As mensagens de “senha inválida” frustram muitas pessoas, principalmente quando elas têm certeza de que digitaram a coisa certa. Mas mesmo tendo certeza de que está certo, o que você digita ainda pode ser inválido.

Vamos analisar a senha inválida, mensagem comum recebida ao entrar em serviços online e também em aplicativos, internet banking e mais.

O que significa senha inválida?

Significa que você digitou a senha errada. Sei que isso parece óbvio. É o que a mensagem diz, afinal, mas recebemos muitas críticas.

“Não, não é! Eu digitei corretamente!”. Não, você não fez. O que você digitou não é a senha.

Claramente, precisamos nos aprofundar e entender exatamente por que é possível que a senha que você acha correta não seja.

Senha errada, em poucas palavras

Qualquer que seja o sistema em que você esteja tentando entrar – uma conta online, um computador, caixa eletrônico ou outra coisa – tem uma senha associada. Essa senha foi configurada quando você configurou a conta. Para confirmar que você é a pessoa que possui e deve ter acesso à conta, digite a mesma senha que digitou anteriormente. Se o que você digitar agora corresponder ao que o sistema acha que deveria ser sua senha, você estará dentro.

Obter uma mensagem de “senha inválida” significa simplesmente que a senha que você digitou não corresponde à senha que o sistema espera da conta que você está tentando acessar.

Vou repetir: se você receber “senha inválida”, a senha que você digitou não corresponde ao que o sistema espera.

Existem várias maneiras de isso acontecer – algumas benignas, outras nem tanto.

Senha difícil de lembrar significa que você pode errar

Recebo “senha inválida” o tempo todo, e é sempre devido a um erro de digitação da minha parte. As experiências recentes incluem a configuração de uma senha super segura de 20 caracteres para uma conta e a inserção dolorosa, lenta e desajeitada dessa senha em um dispositivo sem teclado (um dispositivo de streaming conectado à minha televisão).

É seguro. Tão seguro que é difícil digitá-la e muito menos lembrar quando preciso.

Mesmo sabendo que é frustrante, verifique se você está digitando exatamente a senha correta. Mesmo um caractere faltando é suficiente para cometer erros.

Senha inválida

Ao receber mensagem de senha inválida, veja como corrigir o erro para evitar problemas e não bloquear sua senha. (Foto: The Conversation)

Senha difícil de ver significa propenso a erros

Particularmente com a proliferação de pequenos dispositivos com pequenos teclados, inserir a senha correta pode ser um verdadeiro desafio. Acrescente a isso os asteriscos geralmente exibidos em vez dos caracteres que você realmente digitou, e pode ser quase impossível não apenas digitar a coisa certa, mas até saber o que você digitou até agora.

Na maioria das vezes, a solução é simplesmente digitá-la devagar e com cuidado. No entanto, há algumas situações em que você pode clicar ou tocar em um ícone de “olho” que permitirá que a senha digitada seja exibida à medida que a digita.

Obviamente, apenas exiba senhas quando você estiver em uma situação segura (onde ninguém mais pode ver o que está digitando), mas considero esta uma ferramenta inestimável para obter a senha correta.

Lembrando alterações recentes

Outro cenário que encontro é simplesmente não lembrar que fez uma alteração recente de senha e digitar a senha antiga, que não é mais válida.

Geralmente isso acontece comigo nas minhas contas mais usadas. Meus dedos agem sobre algum tipo de memória muscular e começam a digitar o que digitaram com tanta frequência por tanto tempo. Só depois de eu ser gentilmente lembrado por uma mensagem de “senha inválida” é que recordo a alteração e insiro a nova senha correta.

Infelizmente, há um cenário muito mais comum de alteração de senha em que sua memória (muscular ou não) simplesmente não pode ajudar.

Hacks de conta

Quando alguém invade sua conta, a primeira coisa que costuma fazer é alterar a senha.

Quando isso acontece, a senha que você conhece não é mais sua senha. Nenhuma quantidade de digitação fará com que sua senha antiga funcione. Não é mais a senha da conta.

Esse é outro caso em que recebo muitas respostas, mas não posso enfatizar o suficiente. Se sua conta for invadida, sua senha não será mais sua senha.

O único recurso é seguir os procedimentos apropriados de recuperação de conta para recuperar o acesso à sua conta, definir uma nova senha assim que você fizer e, em seguida, tomar medidas adicionais para garantir que ela não seja invadida novamente.

Preciso me preocupar com a senha inválida ou errada?

Naturalmente, existem outras coisas menos comuns que também contribuem para receber a mensagem de “senha inválida”.

Muitos programas agora o lembram, mas verifique se o CAPS LOCK não está ativado. “A” não é o mesmo que “a”; maiúsculas / minúsculas devem corresponder.

Ocasionalmente, se um serviço for invadido, ele redefinirá as senhas proativamente. Na maioria das vezes, eles aceitam sua senha antiga uma vez e forçam você a alterá-la, mas às vezes invalidam todas as senhas e você deve passar por um processo de recuperação de senha / perda de senha. Geralmente eles enviarão um e-mail para você primeiro.

Provavelmente existem outros cenários também.

“Senha inválida” não é inválida

Os sistemas não relatam “senha inválida” caprichosamente ou sem justa causa. Quando você recebe essa mensagem, é porque a senha digitada não corresponde à senha que eles esperam – ponto final.

Entender por que há uma incompatibilidade é a chave para retomar sua conta.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)