Os números dos cartões de crédito não são aleatórios. É possível decodificar partes de um número de cartão de crédito e até mesmo dizer se é falso ou válido. Isso porque os números de cartão de crédito seguem os padrões estabelecidos pela Organização Internacional de Padronização, garantindo a segurança dos diversos cartões de crédito emitidos mundo afora.

Numero do cartão de crédito: para quê serve?

Os números de cartão de crédito não apenas identificam sua conta. Eles fornecem informações de roteamento de pagamento para que as cobranças sejam processadas corretamente toda vez que você utiliza um cartão em um leitor de cartão ou digita suas informações em um formulário online. Isso garante maiores dificuldades para falsificadores de cartões e um grau de segurança para instituições financeiras, bancos, e os próprios clientes.

Como saber a bandeira do cartão pelo número?

O primeiro dígito em um cartão de crédito é como um código de área em um número de telefone. Em vez de representar a posição geográfica do dono do telefone, ele representa um tipo de indústria, como 4 para uma instituição financeira. O primeiro dígito de um número de cartão de crédito geralmente será de 3 a 6, identificando a bandeira do cartão.

Se é um cartão da bandeira Visa, por exemplo, sempre começará com um 4, enquanto cartões Mastercard geralmente começam com um 5, embora, em 2017, os cartões Mastercard tenham começado a emitir alguns de seus números começando com 2.

Aqui estão números para os principais emissores de cartões de crédito:

Emissor do cartão de crédito de primeiro dígito

  • 2 Mastercard (2017)
  • 3 American Express, Diners
  • 4 Visa
  • 5 Mastercard, Elo
  • 6 Discover

Os outros números são para outros tipos de cartões. Por exemplo, 1 e 2 geralmente são para companhias aéreas (não cartões de crédito da companhia aérea, que são emitidos pelos bancos); 7 é para empresas petrolíferas; 8 representa telecomunicações e cuidados de saúde; 9 é reservado para sistemas de numeração nacionais que um país possa querer usar.

Cartão de crédito

Todos os números de um cartão de crédito tem significado, e sua compreensão pode te ajudar a entender melhor a segurança desse produto financeiro. (Foto: Visa)

Números do cartão de crédito para identificar o banco emissor e a conta do cliente

Os primeiros seis dígitos, liderados pelo primeiro dígito que identifica a bandeira do cartão, são coletivamente conhecidos como o número de identificação do emissor e denominados números de identificação bancária. Eles ajudam a identificar o banco ou instituição que emitiu o cartão. Depois disso, os seguintes números, excluindo o último dígito, representam a conta do cliente, mas essa cadeia normalmente não é a mesma que o número da conta bancária da pessoa. É uma versão codificada da conta bancária da pessoa ou da “conta” na instituição financeira à qual o cartão está associado quando, por exemplo, o cartão não é de um cliente de banco. Essa “conta” é na verdade o cadastro do cliente.

A verificação do número do cartão de crédito

Quando você passa um cartão de crédito, o número é enviado ao processador para verificação, em parte, para determinar se os dígitos estão em conformidade com um algoritmo chamado Luhn. Se os números não estiverem de acordo, o número é inválido.

É por isso que o último dígito da sequência é chamado de “dígito de verificação”, que completa o algoritmo, de modo que seja divisível até 10. Ele pode identificar rapidamente erros quando os números são transcritos manualmente quando, por exemplo, svocê digitou o número do seu cartão de crédito durante compras na internet.

Se você deseja se provar um nerd, verifique seus próprios cartões com o algoritmo Luhn, que emprega matemática simples. Para um cartão com 16 dígitos, que inclui cartões Visa, Mastercard e Discover: Dobre cada dígito pulando um, começando com o primeiro dígito, e anote a série resultante de números

Adicione os dígitos individuais que você escreveu. Se você tiver um número de dois dígitos, combine esses dois dígitos antes de adicionar. Por exemplo, diga que você dobrou um 7 para obter 14. Então, adicione os 1 e 4 para obter 5 e use esse 5 em seu total. Volte para o número do seu cartão e adicione os dígitos que ignorou, incluindo o último dígito (sem dobrar)

Adicione as duas somas. Se o resultado terminar em zero, o cartão é válido. Se o cartão tiver 15 dígitos, ou seja, um cartão American Express (por exemplo), comece com o segundo dígito para duplicar e use as mesmas instruções.

Legal, não é?

CSV e CVV

Não se esqueça que atrás do cartão há o código CVV ou CSV de segurança, importante para transações online. (Foto: Payza Reference Center)

Outros números importantes no seu cartão

Atrás de seu cartão há o código CVV ou CSV, também chamados de código de verificação de segurança. São utilizados para confirmar que você está com seu cartão em mãos durante transações online. Esses dígitos podem ser de 3 ou 4 números, dependendo da emissora do seu cartão.

Na frente de seu cartão, geralmente também podem ser encontrados o número da Agência e Conta de seu banco, o número da operação (no caso de cartões da CAIXA), a data inicial de quando o cliente se tornou membro e a data de validade do cartão, ambos no formato de Mês e Ano com dois dígitos, separados por uma barra (“/”).

Ficou alguma dúvida sobre seu número de cartão? Deixem suas perguntas nos comentários e teremos o prazer em responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)