Erro 57 – Cartão de crédito ou débito! O que fazer?

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por André M. Coelho.

Alguns usuários de máquinas de cartões, no momento da compra, recebem uma mensagem dizendo “Erro 57: essa transação foi negada. Por favor, contate seu banco para mais informações ou tente com outro cartão de crédito”. Mesmo com saldo suficiente para compra, esse erro pode ocorrer e ser um constrangimento para o comprador.

Publicidade

Publicidade

Este erro ocorre normalmente quando o portador do cartão tem seu cartão bloqueado para uso. Este bloqueio pode acontecer quando um cliente de um banco acabou de receber um cartão novo, digitou sua senha errada por algumas vezes em algum terminal, após uma tentativa de fraude ou roubo detectada pelo banco emissor do cartão ou através de solicitação de bloqueio pelo titular da conta à qual o cartão está ligado.

No primeiro caso, o cliente deve buscar uma agência do banco e efetuar o desbloqueio através de um caixa eletrônico, normalmente. Alguns ainda solicitam a ligação para a Central de Atendimento par ao desbloqueio. É necessário já ter uma senha cadastrada ou ter já guardada a senha que veio com o cartão de crédito/débito.

Publicidade

Publicidade

Erro para cartões bloqueados

O erro 57 caracteriza cartão bloqueado, sendo necessário que o cliente entre em contato com o emissor do cartão para saber o que houve. (Foto: cartao-visa.com)

No caso de digitar a senha errada em um caixa eletrônico, máquina de cartão ou qualquer outra compra que solicite sua senha, o desbloqueio normalmente requer que você entre em contato com seu gerente. Alguns cartões podem fazer esse desbloqueio via Central de Atendimento, mas é muito raro que isso aconteça. Por isso, recomendamos que você tenha sempre se esforce em guardar suas senhas e caso erre ela duas vezes, utilize outro cartão ou deixe guardada sua senha em um lugar seguro para consulta quando necessário.

Publicidade

Alguns bancos já tem ferramentas digitais que detectam o uso indevido do cartão e pode bloquear seu uso quando isso acontece, prevenindo prejuízos financeiros para o portador e para o banco. Porém, é ainda um recurso raro mas que pode ser possível de acontecer com você.

Publicidade

O titular da conta também pode solicitar o bloqueio do cartão, caso ache necessário por qualquer motivo que seja.

Não se revolte com o lojista quando este erro acontecer e esteja sempre preparado. Talvez, andar com um pouco de dinheiro na carteira para imprevistos como esse seja uma solução viável. Algumas pessoas acabam preferindo utilizar dois cartões de crédito. Seja qual for sua escolha, nunca limite suas finanças a apenas um local para não ser pego de surpresa.

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário