Quando você começa a construir riqueza, a primeira opção para guardar seu dinheiro é sempre a poupança. Tida como um investimento 100% seguro, além de ser isenta de imposto de renda, a poupança atrai ainda muitos poupadores que tem medo de investir no mercado. No entanto, dependendo de seus objetivos financeiros, uma conta de poupança não pode não ser segura para seus investimentos e objetivos financeiros.

Dinheiro da poupança confiscado: é um risco?

Não, mesmo em momentos de crise. A lição aprendida com o governo Collor, que fez o confisco da poupança, foi de que que esse procedimento desesperado simplesmente não funciona. Nenhum partido, economista, e/ou ministro defende ou defenderá o confisco. Nosso sistema financeiro não precisa mais disso.

Portanto, quando falamos de “riscos” da poupança, estamos falando de riscos financeiros da poupança como um investimento, não como um risco de você perder todo seu dinheiro para o Governo por um confisco, ok?

É seguro deixar dinheiro na poupança?

Como um investimento, simplesmente não é seguro deixar o dinheiro na poupança porque você está perdendo dinheiro para a inflação. Mesmo o uso da poupança como um Fundo de Emergência por causa da liquidez imediata da poupança, o risco de deixar o dinheiro em uma conta poupança só aumenta com o tempo.

Riscos da poupança

A poupança parece ser um excelente destino dos poupadores, até que eles se tornam investidores de verdade e passam a buscar investimentos para gente grande. (Foto: echeck.org)

Poupança paga poucos juros para os poupadores

Se seus objetivos são fazer dinheiro no dinheiro, uma conta poupança pode decepcioná-lo. As cadernetas de poupança não são destinadas para a acumulação de altos retornos sobre o dinheiro que você coloca nelas. Na verdade, uma grande desvantagem para as contas de poupança é que elas oferecem taxas de juro baixas, o que significa um pobre retorno para você. O retorno é tão baixo que a inflação faz seu dinheiro perder valor.

Se você estiver interessado em ver o crescimento do seu dinheiro, ações ou títulos do governo são uma outra opção, já que você raramente verá qualquer movimento significativo de valorização com contas poupança. Claro, o mercado de ações é mais arriscado do que uma conta poupança, e você tem que fazer uma diversificação da sua carteira de investimentos de acordo com os riscos.

Dinheiro na poupança: o governo garante

Não é o governo que garante o dinheiro que está na poupança. Quem garante esse dinheiro é o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Esse fundo garante que alguns investimentos até o valor de R$250.000, aplicados em um banco ou instituição financeira afiliado ao FGC, será devolvido inteiramente ao cliente da instituição financeira, e a poupança é apenas UM desses investimentos. Outros investimentos garantidos pelo FGC são:

CDB ou RDB

Letras de câmbio

Letras imobiliárias

Letras hipotecárias

Letras de crédito imobiliário (LCI)

Letras de crédito do agronegócio (LCA)

Vantagens da poupança

A única “vantagem” em relação aos outros investimentos de baixo risco citados acima é que a poupança tem isenção total de imposto de renda para pessoa física, ou seja, você não pagará qualquer imposto sobre o rendimento da poupança.

Só que, mesmo com inflação e descontando os impostos, os outros investimentos acima continuam melhores que a poupança.

Devo deixar meu dinheiro em uma conta poupança?

Você só deve colocar dinheiro em uma conta poupança se:

Você quer criar o hábito de poupar

Você está economizando para um evento especial que vai acontecer dentro dos próximos 3 meses, como um casamento ou viagem de férias

Você não tem ainda capital mínimo para investir em um fundo de emergência com liquidez de, no máximo, 15 dias

Você não quer investir um montante fixo todos os meses

Quer ensinar seus filhos adolescentes a gerir uma conta e iniciar um relacionamento com um banco ou instituição financeira.

Conta poupança com título de capitalização vale a pena?

Não. Geralmente, o título de capitalização é comercializado como tendo o mesmo retorno que uma conta poupança, o que não é verdade. Você perde dinheiro e é mais fácil um raio ou avião cair na sua cabeça duas vezes do que você ganhar uma vez no sorteio de um título de capitalização.

Considerações Finais

Abrir uma conta poupança em qualquer banco não precisa de quantia mínima, e é uma ótima forma para iniciar um relacionamento com a instituição financeira antes de aplicar recursos nela, ou abrir uma conta corrente. Porém, como investimento, a poupança traz muitos riscos, principalmente perante a inflação.

O que você acha da poupança? Você investiria na poupança hoje? Quais outros investimentos você recomendaria?

4 comentários para “É seguro deixar dinheiro na poupança?”

  1. Firmino Caetano da Silva Junior

    Seu a pessoa estiver com pendência financeira no comércio ou em banco e, se houver uma ação na justiça por parte do credor, o dinheiro da poupança pode ser confiscado em razão do débito?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não, Firmino, salvo em casos de penhora dos bens.

      Responder
  2. Fabiane

    Olá. Qual seria o melhor investimento com um bom retorno e sem risco? É Que eu abri uma poupança à 2 meses no intuito de economizar, e gerar dinheiro, porém pelo que eu li acima, eu acho que eu não fiz uma boa escolha. O que seria bom então?

    Desde já eu agradeço.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Fabiane, o nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/10-dicas-para-montar-carteira-investimentos/ pode te ajudar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)