No mercado financeiro, existem vários tipos de seguros para que sua vida e de sua família fique mais tranquila. Um deles é o seguro de animais, que estende algumas condições para estes membros tão queridos da família brasileira e também para animais de criação comercial, tais como vacas, bois, equinos e mais.

Os seguros mais completos incluem:

  • Hospitais, clínicas e laboratórios para exames rotineiros;
  • Cobertura nacional por reembolso;
  • Cobertura para acidentes e doenças, inclusive congênitas e hereditárias (desde que não seja pré-existente);
  • Cobertura para urgências após contratação;
  • Microchipagem, permitindo uma rápida e segura identificação na hora do atendimento veterinário;
  • Auxílio-funeral.

O seguro também garante pagamento de indenização no caso de morte de animais de elite ou domésticos que não se enquadrem em seguros rurais, voltados para animais comerciais. Como animais de elite, são compreendidos aqueles destinados ao lazer ou à participação em torneios/provas esportivas, assim como aqueles utilizados na coleta de sêmen e transferência de embriões para fins que tem de ser estabelecidos no seguro rural/pecuário.

A maior parte dos bons seguros deve cobrir também a saúde e o transporte dos animais, garantindo que seus custos com exames e consultas serão menores e que o investimento feito no animal será, pelo menos, parcialmente reembolsado.

Para contratar uma empresa de seguros, é preciso que o criador interessado pesquise bastante sobre a rede de atendimento em sua região, além da idoneidade e qualidade de atendimento da seguradora. Uma boa seguradora analisa a qualidade de seu animal de estimação ou para fins comerciais, levando em conta tais fatores na hora da apólice.

Seguro de animais

Com um seguro de animais, você protege seus bichinhos e ainda consegue poupar dinheiro, caso ocorra algum problema de saúde com ele. (Foto: av-seguros.com)

Leve em consideração que seguros de transporte não são necessários para todos os tipos de animais, mas podem ser uma segurança a mais para aqueles que fazem muitas viagens com os bichos.

Quem tem criações maiores pode ter uma apólice de grupos, que cubra também desastres naturais, como queda de raios e enchentes. Porém, dependendo da região, estes preços pode ficar bem altos, necessitando de uma cuidadosa análise de sua condição financeira para confirmar a viabilidade do seguro. Animais gestantes tem que entrar também em planos especiais para cobrir a prenhez.

Outras coisas importantes que o seguro deve cobrir: mortes por causas naturais, acidentes, doenças, catástrofes naturais, explosões, incêndios, avarias por translado, roubo e abate por questões humanitárias ou doenças contagiosas. Pode haver uma maior necessidade de cobertura, dependendo de alguns fatores. Porém, você deve cuidadosamente avaliar tais casos.

A maioria das empresas seguradoras de animais pedem laudos veterinários, declarações de campanha, hemogramas completos e o AIE para animais sem registro. Animais que tenham registro devem entregar também cópia do registro do animal.

Normalmente, seguros de saúde/vida para pets começam com valores baixos, algo em torno de R$50,00. Já animais de elite e da pecuária é necessário um orçamento para saber os preços.

Quais seguradoras oferecem tais serviços?

Petplan

Oferece seguro para animais de estimação (cães) em todo o Brasil. No próprio site pode ser feito um orçamento do seguro de acordo com a raça do seu cachorro.

Denner Seguros

Voltada para animais do ramo agropecuário e animais de elite, como cavalos criados para competições. É um seguro completo para garantir ao produtor prejuízos menores quando seu rebanho ou animais fonte de renda sofrerem com algum problema.

Master Brasil Seguros

Assim como o seguro da Denner, também é voltado para o setor pecuário, cobrindo todos os casos que se consolidam como riscos para o pecuarista. Além disso, cobre também casos como envenenamento e asfixia dos animais, muito comum em enchentes ou incêndios em que os animais ficam presos.

Porto Seguro

Cobre principalmente consultas e visitas ao Pet Shop. Também conta com transporte par ao animal, caso você não tenha como levá-lo ao veterinário ou Pet Shop.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)