Pense pequeno: como ganhar dinheiro no seu bairro?
As pessoas estão constantemente à procura de maneiras de ganhar mais dinheiro. Mesmo as pessoas com empregos de tempo integral gostariam de fazer um pouco de dinheiro extra, para que possam colocá-lo em suas contas de aposentadoria ou para umas férias especiais.
Muitas pessoas pensam que a maneira mais rápida de ganhar dinheiro é procurar um emprego a tempo parcial. Mas e se você não quer se comprometer com outro emprego? E se você quiser algo mais flexível? Talvez você queira começar um pequeno negócio para poder se aposentar de seu emprego mais cedo e viver de outra renda. Você sabia que é possível ganhar dinheiro em seu próprio quintal, por assim dizer?
Ok, talvez não em seu próprio quintal, mas o que me diz sobre ganhar dinheiro em sua própria vizinhança? Aqui estão três sugestões.
Cuidados de jardinagem e limpeza de calhas de água
As pessoas levam uma vida muito ocupada e a última coisa que eles querem fazer depois de uma semana difícil é as coisas ao redor da casa. Este é o lugar onde pode se oferecer para cortar a grama do seu vizinho no verão e limpar os canais pluviais e calhas da casa do vizinho.
Você provavelmente vai precisar de ferramentas, como um cortador de grama, uma pá, uma escada, óculos de segurança, luvas, botas, uma calça e uma camisa de manga comprida ou blusa resistentes.
Para começar, crie uma lista de serviços e preços e imprima alguns cartazes no seu computador que você pode deixar em todos portas da frente dos seus vizinhos. Você pode oferecer um preço fixo ou por hora para cada serviço e você também pode oferecer preços sazonais. Por exemplo, você poderia oferecer para cortar a grama toda semana durante 4 meses por um valor promocional aos vizinhos. Faça um pequeno contrato para assinar um acordo que estabelece quantas vezes você vai cortar o gramado do vizinho e por quanto. Você também pode pedir um depósito inicial para começar os serviços.
Pensando um pouco no escalonamento, você pode em pouco tempo profissionalizar este serviço, crescendo rapidamente e fazendo mais dinheiro. Quem sabe até contratando algumas pessoas para te ajudarem?
Cuidando de animais
Se você gosta de cães e gatos ou até alguns animais exóticos, e trabalha bem com eles, por que não considerar iniciar um serviço de cuidados com animais de estimação? Deixe seus vizinhos saberem que você está disponível antes e depois de ir para o seu emprego a tempo integral para aparecer e cuidar de seus animais de estimação.
Nós temos 2 gatos e sei que toda vez que pensar em tirar umas férias a primeira coisa que me preocupa é que vai cuidar de nossos gatos . Eu uso para pedir a um amigo , mas às vezes isso não é conveniente para eles. Em vez disso , seria ótimo encontrar alguém perto de casa que tem um serviço de estar animal de estimação.
Você pode oferecer estes serviços quando seus vizinhos estiverem viajando também. Tenha sempre em mãos o contato de um bom veterinário, pergunte aos donos do bichinho se eles tem já um veterinário pra ele e se o pet precisa de algum cuidado especial. Quanto mais segurança você oferecer para os donos dos bichinhos, melhor.
No escalonamento do serviço, você pode oferecer alguns serviços de pet shop e pode fazer uma parceria com fornecedores de ração/brinquedos para poder vender estes itens aos donos.
Limpeza e organização de garagem
Quantas vezes você já passou pela casa de um vizinho e a porta da garagem está aberta, onde você pode ver que ele está lotado até o teto com material? Será que é porque eles é um colecionador ou é porque eles simplesmente não têm o tempo ou as habilidades necessárias para organizar as coisas?
Se você achar que a triagem e organização de material é uma das suas habilidades, então por que não oferecer para limpar sua garagem para eles? Pode demorar uma tarde ou você pode levar uma semana inteira.
Você pode até profissionalizar ainda mais o serviço catalogando os itens e ajudando o dono da garagem a se desfazer de alguns deles, vendendo em sites na internet.
Comida
Tem habilidades culinárias? O que acha de fazer alguns tipos de doces e/ou salgados para seus vizinhos? Você pode trabalhar de casa, aceitar encomendas e com um site bem simples pode até vender para a cidade inteira. Mas o legal de começar com os vizinhos é que você vai receber ótimas sugestões e poder visualizar o que você ainda precisa melhorar em seus serviços e produtos, seja sua opção por vender marmitas de comida ou mesmo doces.
Considerações finais
Saia perguntando a seus vizinhos quais serviços eles gostariam de ter em seu bairro. Busque oportunidades onde ninguém imagina que haja, ou mesmo serviços tradicionais que deixam a desejar. Quem sabe você não tem vizinhos que precisam de alguém que faça compra para eles? Ou alguém que faça uma manutenção básica no carro semanalmente?
Muitos grandes negócios surgiram de ideias pequenas. E começar dentro de um bairro é uma forma de reduzir riscos em um negócio, gastar menos e ainda por cima, escalonar seus serviços com qualidade e passo a passo.
Você tem alguma ideia de serviço que poderia fazer sucesso em seu bairro? Já tentou esse investimento antes? Como foi a experiência?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
60 dicas para conseguir economizar dinheiro!
Ganho bem e nunca tenho dinheiro. O que fazer?
Como ganhar mais dinheiro?
10 hábitos que te fazem gastar dinheiro
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.