Segunda via de Boleto – Passo a passo!

Escrito na categoria "Formas de pagamento" por André M. Coelho.

Toda instituição financeira e até lojas trabalham com a utilização de boletos para o pagamento de contas, faturas e produtos. Em muitos casos, ocorre de perdermos o boleto que temos em mãos ou deixarmos com que ele passe da data de vencimento, tornando necessária a impressão de uma segunda via para o pagamento correto do valor que é devido.

Publicidade

Publicidade

Mas podem ocorrer dúvidas quanto a impressão da segunda via de boletos. Vamos separar aqui os boletos por tipos de instituição para facilitar os procedimentos, que são bem genéricos e podem facilmente ser adaptados para sua melhor compreensão do que deve ser feito na impressão ou obtenção de segunda via de boleto.

Cartões de crédito

Todo Internet Banking do Brasil fornece a possibilidade de tirar a segunda vida de boleto. Basta que você acesse o site de seu banco com sua senha e cadastro, acesse a área do cartão de crédito e solicite o boleto ou extrato do mês. Alguns bancos, como o Itaú, tem um site específico apenas para o cartão de crédito. Outras instituições financeiras também fazem o mesmo, sendo necessário o acesso aos sites específicos para obter a segunda via de boleto.

Publicidade

Publicidade

Obtenção de segunda via

Obter a segunda via de um boleto é muito fácil e a maior parte dos sites tem um link direto para essa segunda via, facilitando muito o trabalho do consumidor. (Foto: megaprotecaoveicular.com.br)

Contas de Água, Luz, Internet, Telefone etc.

Publicidade

Para estes tipos de conta, você tem que acessar o site da empresa respectiva que provê os serviços que você está buscando a segunda via de boleto para efetuar o pagamento. Normalmente, eles solicitam um número de cadastro, CPF ou algum tipo de login prévio que você deve fazer via telefone ou pela internet. A grande maioria do site dessas empresas já fornece logo na primeira página a opção para segunda via de boleto.

Publicidade

Pagamento de produtos e serviços

Quando você compra um produto ou serviço e quer efetuar o pagamento por boleto bancário, você deve optar pela impressão ou deve utilizar os dados do código de barras em sua tela para poder efetuar o pagamento. Se o boleto vencer ou mesmo você perder as informações de pagamento, é necessário que você acesse o site da loja novamente, utilize o cadastro que você fez no site e, na seção onde estão suas compras, fazer a impressão da segunda via de boleto.

Boletos e títulos do governo e prefeituras

Publicidade

Publicidade

Estes podem ser obtidos diretamente nos respectivos sites do governo e nas prefeituras. No caso de boletos para pagamentos de taxas de inscrição em vestibulares, vale o mesmo princípio, acessando o site da faculdade na qual você se inscreveu.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário