Quando seu pagamento do IRPF está em atraso, a Receita possibilita que você emita uma nova guia atualizada para fazer o pagamento. Vamos fazer o passo a passo para que você gere o boleto atrasado e não seja prejudicado, ou leve um puxão de orelha da receita na forma de uma multa ou entrando na dívida ativa da Receita Federal. Entenda como fazer para pagar o boleto atrasado e as multas.

Imprimir boleto da Receita Federal do Imposto de Renda em atraso: pelo site

Para fazer o pagamento em atraso do Imposto de Renda, o primeiro passo é saber o que está atrasado, obtendo um extrato da DIRPF pelo site da Receita Federal. Você deve consultar o “Demonstrativo de Débitos Declarados”. No site, você poderá gerar código de acesso, caso ainda não tenha o seu, e imprimir os boletos dos meses em atraso.

DARF em atraso: programa para cálculo e emissão do DARF das quotas do IRPF

A Receita também disponibiliza um programa para calcular e emitir as DARF em atraso, disponível para uso online. Basta escolher o programa pelo site da Receita, escolher a UF e seu município, e inserir seu código da Receita.

Pagar IRPF em atraso

Gere um boleto do IRPF atrasado e pague para não ter que sair no prejuízo de juros e multa alta. (Foto: www.aratuonline.com.br)

Preenchimento manual do DARF atualizado

Uma terceira via possível é a do preenchimento manual do DARF. Você deve obter um DARF para sua situação específica, seja pagamento de DARF do SIMPLES ou de Pessoa Física, bem como os modelos de DARF.

Boleto DARF em atraso: o que paga a mais?

Quando seu boleto de arrecadação do imposto de renda está atrasado, para regulação sua situação há o acréscimo legal de juros e multa de mora. Para o cálculo e pagamento sem ficar um saldo devedor, faça o seguinte.

Cálculo da multa de mora: 0,33% por dia de atraso, limitado a 20% (no caso de percentual maior, usar 20%). Somam-se os dias, iniciando a contagem do primeiro dia útil a partir do vencimento do tributo, e finalizando no dia em que ocorre o pagamento.

Cálculos dos juros de mora: soma-se a taxa Selic desde a do mês seguinte ao do vencimento do tributo ou contribuição até a do mês anterior ao do pagamento, acrescentando o valor de 1% referente ao mês de pagamento. Não há cobrança de juros de mora de pagamentos feitos dentro do próprio mês de vencimento.

Confira os juros e multa de mora aplicados antes de pagar a DARF

Para calcular e imprimir sua DARF, use somente o SICALC ou os programas oficiais da Receita Federal. Programas de terceiros podem alterar o código de barras e fazer com que seu dinheiro não chegue até a Receita Federal e você acabe entrando na dívida ativa. Evite problemas e use os programas oficiais da Receita, diretamente do site.

Passo a passo para imprimir o boleto

No passo a passo, fica assim a impressão do boleto: você entra no site da Receita e escolhe por qual meio quer obter sua DARF que está atrasada: pelo site, programa da Receita, ou manualmente. Após escolher, baixe e instale o programa ou imprima a guia DARF para preenchimento. Faça o cálculo dos juros e multa, imprima, e pague a DARF.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)