O que é rendimento real? Veja exemplos e como calcular!
O rendimento real é o retorno que um investidor receberá após a taxa de inflação ser descontada dos lucros de um investimento. A matemática é simples: se um investimento dá 10% de rentabilidade em um determinado ano, e a taxa atual de inflação é de 6%, o o rendimento real é de 4%. O mesmo cálculo pode ser usado para fundos de investimentos, ações, títulos, debêntures, enfim, qualquer investimento.
Leia também
Como aplicar o rendimento real às suas decisões de investimento?
Às vezes, os investidores precisam aceitar um rendimento abaixo da taxa de inflação em troca de segurança. Isto é especialmente verdadeiro hoje para os investidores mais velhos ou aqueles já na aposentadoria. Uma série de investimentos de menor risco, tais como títulos do tesouro, debêntures, títulos de capitalização e fundos de renda fixa não pagam altos rendimentos suficientes para permitir os investidores a manter-se equilibrados com a taxa de inflação, pelo menos obtendo um rendimento real pequeno em relação à inflação. Mas para aqueles que necessitam de segurança acima de todas as outras considerações, os rendimentos reais negativos ou em equilíbrio com a inflação são um mal necessário.
O que é rendimento real negativo?
O termo “rendimento real negativo” se refere à situação única quando rendimentos de títulos estão abaixo da taxa de inflação, o que significa que os rendimentos reais foram negativos. Um exemplo simples é:
(2% de inflação) – (1,5% nominal de rendimento do Tesouro aplicado por 10 anos) = (-0,5% de rendimento real)
Esta é uma situação incomum; ao longo da história, Títulos do Tesouro tem oferecido rendimentos reais positivos. No entanto, os investidores continuaram a comprar devido à segurança dos títulos estatuto como um “porto seguro” e a garantia de que aqueles que detêm seus títulos até o vencimento verão o capital reembolsado.
Fórmula de cálculo do rendimento real
Existem calculadoras online que fazem o cálculo automático, sendo necessário apenas que você digite os valores e a inflação do período. Mas é interessante você saber a fórmula para ter em mente o cálculo sempre, antes de aplicar o investimento. A fórmula é chamada de equação de Fisher não derivada, e é como se segue:
Rentabilidade Real = [(Rentabilidade Nominal + 1) / (Inflação + 1)] – 1
Obs.: porcentagens devem ser transformadas em números. Exemplo: 7% = 0,07; 11% = 0,11; etc.
A Rentabilidade Nominal é o rendimento bruto, descontando as taxas de administração do investimento, Imposto de Renda Retido na Fonte (para o momento do saque apenas), bônus por desempenho e demais taxas e tarifas agregadas a um dado investimento. Veja bem: não basta apenas descontar a inflação do investimento. Na equação acima, estamos considerando a taxa nominal e a taxa real de juros para o investimento.
Exemplos de cálculo do rendimento real
Vamos usar a poupança como exemplo. No momento em que este artigo foi escrito, depósitos na poupança estavam rendendo 0,6427% ao mês ou 7,7124% ao ano. índice de inflação IPCA acumulado de 12 meses está em 8,13%. Supondo que a taxa de inflação se mantenha a mesma e a rentabilidade da poupança se mantenha a mesma, um investimento na poupança terá uma rentabilidade real como se segue:
Rentabilidade Real da Poupança = [(0,077124 + 1) / (0,0813 + 1)] – 1
Rentabilidade Real da Poupança = (1,077124 / 1,0813) – 1
Rentabilidade Real da Poupança = 0,997 – 1
Rentabilidade Real da Poupança = – 0,003
A rentabilidade real da poupança é de -0,3% em 12 meses, ou seja, o investidor estará PERDENDO poder de compra e dinheiro ao deixar o dinheiro parado na poupança.
Vamos analisar agora um investimento mais lucrativo mas também muito seguro: título do tesouro direto com vencimento em 01/01/2017 e rendimento prefixado em 13,64% ao ano. Você vai aplicar nesse título por 12 meses, em 01/01/2016. Para a comparação, vamos imaginar que a inflação se manterá estável em 8,13% durante estes 12 meses. Qual será a rentabilidade real do título do tesouro então?
Rentabilidade Real do Tesouro = [(0,1364 + 1) / (0,0813 + 1)] – 1
Rentabilidade Real do Tesouro = (1,1364 / 1,0813) – 1
Rentabilidade Real do Tesouro = 1,051 – 1
Rentabilidade Real do Tesouro = 0,051
Ou seja, durante os 12 meses de aplicação no título do Tesouro com vencimento em 2017, você terá uma rentabilidade real de 5,1%, acima da inflação, ganhando poder de compra e tornando este um investimento seguro e lucrativo.
Considerações Finais
O rendimento real de um investimento não é a consideração primordial em todos os casos. Os investidores também precisam se concentrar em nos objetivos a longo prazo, a duração dos investimentos, e a tolerância ao risco. Ainda assim, é importante estar ciente de quanto será o impacto da inflação sobre seus retornos de investimento. Ao avaliar um investimento, não se esqueça de considerar o seu rendimento real ou potencial de retorno real, ao invés de simplesmente olhar para o seu desempenho sem pensar se ele vai ajudar você a manter o poder de compra de seu dinheiro investido.
Você faz o cálculo da rentabilidade real antes de investir? O que você considera antes de investir seu dinheiro?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Título do tesouro NTN: A, B, C, F, H, e rentabilidade!
10 melhores opções de investimento de longo prazo
Onde investir com a inflação subindo?
Tesouro direto é seguro ou tem risco de calote? Dá pra perder dinheiro?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.