Título do tesouro NTN: A, B, C, F, H, e rentabilidade!
Os títulos do Tesouro são títulos de dívida pública emitidos pelo governo federal brasileiro. Em outras palavras, um título do tesouro é uma nota que o Tesouro Nacional emite para financiar custos do Governo Brasileiro.
Essas notas são compradas por investidores que, após um prazo estabelecido pelo tipo de título do tesouro comprado, serão remunerados com juros e taxas além do valor nominal da nota. A forma de remuneração e as taxas atreladas a cada tipo de título variam, o que dá ao investidor amplas opções de diversificação para seus investimentos no Tesouro Nacional.
Leia também
- O que é rendimento real? Veja exemplos e como calcular!
- Tesouro Direto ou Renda Fixa? Saiba escolher!
Hoje, analisaremos as Notas do Tesouro Nacional, conhecidas como NTN.
O que significa NTN? Como funciona?
NTN é uma sigla para Notas do Tesouro Nacional. Estabelecidas pela lei 8696 de 26 de agosto de 1993, as NTNs são títulos da dívida pública emitidos para financiar programas e projetos nas áres de:
Ciências
Tecnologia
Saúde
Defesa Nacional
Segurança Pública
Meio Ambiente
As NTNs são classificadas em A, B, C, D, F, e H.
Rentabilidade e definição da NTN-A
A NTN A são títulos emitidos pelo governo relacionados à dívida externa do governo. Estes títulos são emitidos para a reestruturação da dívida externa, trocando títulos da dívida externa por títulos internos.
Seu pagamento é feito semestralmente.
Podem ser divididas em diferentes sub séries, como A1, A2, A3, A4, e assim por diante.
É também utilizada em operações de troca pelos Brazil Investment Bonds, ou BIBs.
O prazo de investimento da NTN A é de até 27 anos, com um rendimento variável a partir de uma taxa de juros de até 12% ao ano.
O resgate do principal ocorre apenas no vencimento da NTN A.
Rentabilidade e definição da NTN-B e NTN-B Principal
Os títulos do Tesouro NTN B tem uma taxa de rentabilidade atrelada ao Índice de Preços ao Consumidor, o IPCA. Por isso, é conhecida como Tesouro IPCA+, um título que é assim protegido da inflação.
Além do pagamento do IPCA, a NTN B tem também uma taxa de juros fixa que é paga junto ao valor do índice de inflação.
A NTN B tem o pagamento feito de forma semestral, enquanto a NTN B Principal terá o pagamento dos juros feito apenas no final da aplicação.
São ideais para obter um fluxo de renda na carteira de investimento.
Rentabilidade e definição da NTN-C
Semelhante à NTN B, as NTNs C são atreladas ao Índice Geral de Preços do Mercado, o IGP-M, somadas a uma taxa de juros pré-fixada. É também conhecida como Tesouro IGPM.
Só pode ser obtida no mercado secundário, ou seja, comprando de quem já tem este tipo de título, já que não é emitida mais pelo Tesouro Nacional desde 2007.
Os pagamentos são feitos em cupons semestrais, e tem uma volatilidade maior do que as NTNs B.
Rentabilidade e definição da NTN-D
São Notas do Tesouro Nacional com rendimento atrelado à cotação do dólar. mais especificamente, o mercado de câmbio de taxas livres. Os juros da NTN D são estabelecidos no momento da compra.
Podem ser obtidos no mercado secundário de títulos, só sendo possível realizar esse tipo de investimento no mercado primário quando o Tesouro Nacional realiza leilões.
Ela não tem liquidez diária, e recebe pagamento de juros semestrais.
Só podem ser comprados através de fundos de investimento que tenham posições na NTN D, já que tem a venda restrita para pessoas físicas.
Serve para proteger o capital aplicado das variações do dólar.
Rentabilidade e definição da NTN-F
Conhecido como Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, com o valor do título sendo definido nom momento da compra através de uma Taxa Fixa. O investidor então já sabe, no momento da compra, quanto receberá ao final do prazo.
O pagamento de juros, como o nome diz, é feito semestralmente. O mercado influencia no preço da NTN F, e tem liquidez diária.
É uma nota simples e prática, ideal para prever o quanto você receberá ao final do prazo investido.
Rentabilidade e definição da NTN-H
A NTN H é um investimento com rendimento atrelado á Taxa de Referencial, hoje substituída pelo IPCA. Não é mais emitida pelo Tesouro Nacional, podendo ser obtida apenas através do mercado secundário, principalmente através de fundos de investimento.
A TR nunca tem um resultado negativo, o que garante um fluxo de capital constante para a NTN H. Ela não possui pagamento de juros semestrais, com um rendimento calculado considerando todo o período da aplicação até o vencimento, com um prazo mínimo de 90 dias.
Não faz mais sentido aplicar o dinheiro nas NTNs H, sendo muito melhor aplicar na NTN B e na NTN B Principal.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Significado de rendimento nos seus investimentos e contas!
Títulos do Tesouro Direto! Qual deles escolher?
Como escolher um rendimento de renda fixa?
Como escolher o melhor investimento sendo pobre?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.