O seguro é uma das únicas coisas que você compra com a esperança de que você nunca precisará realmente usá-lo. Mas se o inesperado acontecer, você quer ter certeza de saber o que está coberto pelo seu seguro habitacional. Aqui estão algumas das despesas surpreendentes que sua apólice de seguro habitacional padrão nem sempre cobre.

Seguro habitacional não tem cobertura para alguns desastres naturais

O seguro habitacional cobre danos causados ​​por alguns desastres naturais como furacões ou relâmpagos. Mas outros como terremotos ou enchentes, por exemplo, são uma história diferente.A cobertura para terremoto ou enchente deve ser comprada como uma apólice separada ou como um complemento para sua política padrão, seja através da sua companhia de seguros ou de um fornecedor externo. Você também pode precisar de seguro contra inundações para sua casa. Você pode comprar seguro contra inundações de companhias de seguros particulares. Em algumas zonas de inundação, este seguro é realmente um requisito.

Infestação de mofo e infiltrações podem não ser coberto pelo seguro habitacional

O seguro habitacional nem sempre cobre problemas mais sérios com o mofo e infiltrações porque o padrão geralmente cresce devido à falta de manutenção. E se a sua apólice não exclui completamente uma infestação de mofo e infiltrações, provavelmente, pelo menos, limita a cobertura. A maioria das apólices inclui certas exclusões de mofos e infiltrações. Muitas políticas padrão não oferecerão cobertura para problemas que decorre, da falta de manutenção, vazamentos de água crônicos ou repetidos ou falha na ventilação adequada dos cômodos. Por esta razão, a prevenção é a chave. Se os seus tubos tiverem vazamentos, por exemplo, você vai querer que eles sejam corrigidos imediatamente para manter qualquer mofo afastado. Se o teto começar a ter uma infiltração, é bom identificar a fonte o quanto antes.

Seguro habitacional

Um seguro habitacional é essencial para proteger sua casa, mas saiba que nem tudo ele irá cobrir, então se prepare! (Foto: InsuranceDeals!)

Seguro não cobre cupim sempre

Os cupins podem causar sérios danos à sua casa, e esse dano nem sempre é coberto. Novamente, isso ocorre porque as políticas padrão de proprietário apenas cobrem “perigos que são súbitos e acidentais”, e os cupins e outras pragas geralmente são consideradas evitáveis. Vale a pena contratar periodicamente um dedetizador para procurar por cupins. A maioria dos especialistas sugere uma inspeção a cada dois anos para que você possa pegar as criaturas cedo, economizando muito dinheiro em possíveis reparos.

Seguro habitacional não cobre seu home office ou empresa em casa

Aqui é um para ter em mente se você trabalha em casa: sua apólice padrão de proprietário não irá cobrir as perdas de sua empresa. Se você tem um negócio baseado em casa ou se você tem um escritório em casa onde ocasionalmente trabalha, o seguro normalmente irá cobrir ´problemas com mobiliário e eletrônicos da empresa, mas isso não abrangerá a interrupção do negócio e as receitas que seu negócio perdeu por causa de desastres ou outras questões, então você precisa ter uma cobertura comercial apropriada para esses riscos. Isso significa que, se você tiver um inventário de produtos vendidos pela sua empresa, sua apólice provavelmente também não abrangerá esses itens. A maioria dos proprietários de pequenas empresas precisam de uma apólice comercial separada para cobrir itens e responsabilidades relacionados a negócios.

Problemas com esgotos podem não ser cobertos pelo seguro

Um problema com esgoto é um pesadelo e para piorar as coisas, a maioria das apólices padrão não os cobre porque eles são evitáveis ​​com a manutenção adequada. No entanto, você pode comprar esta cobertura separadamente. Se o dano pelo esgoto for tão extenso que você é forçado a mudar temporariamente, sua apólice padrão pode cobrir suas despesas de vida a curto prazo sob sua cobertura padrão.

Canos danificados devido à negligência

Os tubos danificados geralmente são cobertos pelo seguro, mas nem sempre. Se sua companhia de seguros avaliar o dano e determinar que foi devido a negligência, eles podem não querer pagar. Se seus tubos tiveram um vazamento menor, por exemplo, e você procrastinou o reparo, sua seguradora pode considerar que isso é falta de manutenção. E nesse caso, sua apólice não vai cobrir o problema. Por este motivo, é importante cuidar adequadamente de seus tubos e calhas, principalmente evitando que entupam ou que vazamentos piorem.

Riscos a terceiros por construções adjacentes ao imovel

Se alguém for ferido em sua casa, sua apólice de seguro padrão normalmente cobrirá os custos médicos. No entanto, algumas políticas especificamente excluem lesões de estruturas de “alto risco”, como trampolins, casas na árvore, entre outros. E enquanto a maioria das lesões em piscinas estão cobertas, algumas apólices anularão essa cobertura em alguns casos.

Problemas pré-existentes

Antes de fazer uma apólice de seguros, é bom ter uma vistoria completa realizada por um engenheiro para evitar dores de cabeça pois em muitas situações você poderá acionar o seguro e eles vão alegar que o problema era pré-existente. A vistoria garante uma segurança extra e vai te preparar para evitar que a seguradora “fuja” das responsabilidades.

Assim como qualquer outra apólice de seguro, você deseja ler sua explicação dos benefícios detalhadamente para que você entenda sua cobertura para não ser pego de surpresa.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos responder o quanto antes!

Marcadores: ,

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)