Como funciona o aluguel de ações?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Há muitas maneiras para ganhar dinheiro no mercado de ações. Uma maneira de fazer o dinheiro em ações que muitas pessoas desconhecem é o aluguel de ações. Alugar ações  é apropriado para algumas ações e uma ótima maneira de ganhar dinheiro extra nas ações possuídas. Como é com qualquer ferramenta de outro investimento, há um risco de perda para esta estratégia, que deve ser entendido completamente antes de implementar tal ação no mercado financeiro.

Aluguel de ações

Abra uma conta em uma corretora de ações ou pergunte ao seu banco se ele disponibiliza alguma opção de operação com aluguel de ações. Há muitos corretoras tradicionais, que podem ser utilizadas, ou para o mais experiente em computador, uma corretora on-line é uma boa opção. Se é desejável ter a capacidade de se mover para dentro e para fora da conta, uma conta normal, passível de impostos, pode ser aberta.

Determine um “preço de exercício” para as ações. Este é o preço por ação em que o contrato de opções será executado e o comprador do contrato de opções vai comprar as ações no contrato. Este preço é muito importante porque se o vendedor do contrato de opções quer manter o estoque pelo longo prazo e só quer recolher o prêmio do contrato, então o preço de exercício não deve ser definido baixo o suficiente para que o estoque atinja-o antes do final do contrato.

Opções na bolsa

Na figura, uma explicação resumida do aluguel de ações. (Foto: fernandonogueiracosta.wordpress.com) [ CLIQUE PARA AMPLIAR ]

Vantagens de alugar ações

Quem “doa” as ações, não deixa de receber proventos como dividendos, bonificações e subscrições. Já o locatário poderá vendê-las no mercado à vista, utilizá-las na liquidação de operações realizadas no mercado à vista, como garantia para operações nos mercados de liquidação futura, como cobertura no lançamento de opções de compra. O locatário também assume o risco da flutuação do mercado, uma vez que ele espera que o preço da mesma caia para fazer a reposição com preços mais baixos.

Taxas para alugar ações

As taxas devem estar de acordo com o mercado e o locatário é que estipula a taxa para o aluguel. Títulos são emprestados por quem não tem interesse no curto prazo e esse empréstimo é bom para o mercado, uma vez que os papéis circula mais e o investidor maximiza o retorno da carteira.

Mas preste atenção: o aluguel de ações é um movimento para usuários avançados da bolsa. Pesquise um pouco mais, estude muito sobre a bolsa de valores e aí sim, você pode começar a pensar nessa opção.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário