Qual o custo de vida em Portugal?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Há muitas coisas que podem nos impedir de saltar e se mudar permanentemente para um país estrangeiro: um animal de estimação, um contrato de aluguel, um parceiro e uma infinidade de outros obstáculos. Mas depois que você resolver todos os obstáculos, fica a pergunta:

Como vou pagar por isso?

Muitos brasileiros estão resolvendo mudar para Portugal, pensando em uma melhor qualidade de vida, tendo uma visão romantizada do país estrangeiro. Chegam lá, descobrem que mudar-se para o exterior com seu próprio dinheiro não é barato. Você tem vôos, Airbnbs, depósitos, para não mencionar as incontáveis ​​corridas para compras de móveis, para deixar o seu apartamento em uma forma habitável.

Aqui está uma ideia realista de qual o real custo de vida em Portugal.

Quanto custa mudar para Portugal?

Não queremos fazer um cálculo muito complicado que você não vai entender, e nem um simples demais que não considere detalhes importantes. Chegamos então a uma fórmula que, ao se mudar para Portugal, considera todas as despesas importantes:

Montante para poupar = (2 x custo de vida) + voo + depósito de segurança + rede de segurança

Vamos explicar o que cada uma dessas coisas realmente significa.

Custo de vida em Portugal

Além do básico, como o custo de um aluguel e do visto, você precisa de algum dinheiro para se manter no tempo entre a chegada e seu primeiro salário. Uma maneira de fazer isso é usar um site agregador de custo de vida médio que possa lhe dizer o custo de vida da cidade que você quer se mudar. O Nomadlist é um ótimo banco de dados para isso.

Tome esse custo de vida e multiplique-o pelo número de meses que você espera gastar procurando trabalho. Por exemplo, para a cidade de Porto, o custo de vida de acordo com Nomadlist é de cerca de 2.000 euros por mês, incluindo aluguel. Então, se você planeja se mudar para Porto e procurar um emprego por cerca de dois meses, esta parte da equação seria:

2 x 2.000 euros = 5.000 euros

Agora, esta é uma boa quantia de dinheiro. Se você não quer perder tudo para as “taxas de serviço” tradicionais do banco tradicional, recomendo que você se inscreva para uma conta Wise, use carteiras digitais, ou se aventure nos pagamentos com criptomoedas.

Importante: esses custos podem ser menores se você for morar em repúblicas, for morar em hostels, ou tiver algum lugar para ficar nos primeiros meses. Porém, estamos estabelecendo uma média que é mais realista para o custo de vida.

Custo de vida de Portugal

Viver em Portugal é um sonho de muitos, e com planejamento pode ser realizado. (Imagem: Odin Land)

Quanto custa o aluguel em Portugal?

Dependendo de para onde você está se movendo, aluguel e o depósito de segurança/caução necessário pode variar. Esta é uma quantia adicional de dinheiro que você vai querer ter em mãos além do custo de vida, que inclui seu aluguel mensal.

Em Portugal, o padrão é pagar 3 x seu aluguel como um depósito. Assim, por exemplo, se o seu aluguel for 700 euros, incluindo aquecimento e outras comodidades, e custa 500 euros como um preço base, seu depósito seria de 1.500 euros.

Claro, isso varia por localização. Mas em Portugal, você precisaria pagar com seu primeiro pagamento tanto o depósito de segurança quanto o aluguel do mês do punho. Em muitos casos que podem estar ao norte de 2.000-3.000 euros, então esteja preparado!

Dica: você pode participar de um flatshare ou compartilhamento de casa, e talvez não precise pagar sua parte do depósito de segurança/caução, e você precisará pagar menos.

Preço dos voos para Portugal e taxas de visto

Quando se trata de voos, você precisa descobrir o quanto vai custar, incluindo trazer a bagagem que você precisa. Se você estiver embalando leve, com uma mala grande, uma menor, e uma bagagem de mão, você não precisará pagar muito caro. Caso contrário, a maioria da bagagem é cobrada pelo quilo, então esteja atento a essas despesas.

Para viajar entre Portugal e Brasil, o valor médio está entre 1 e 2, dependendo da época do ano, para onde exatamente você está voando, e quanta bagagem você quer trazer.

O custo das taxas de visto estão entre 50% do salário mínimo até 1 salário mínimo. Além disso, pode ter também o custo do seu passaporte, que tem o mesmo custo. Não se esqueça que você ainda poderá precisar de um seguro de vida e saúde para ir para Portugal.

Então, quanto é isso?

Aqui está a fórmula pessoal para o quanto acho que custaria para uma única pessoa se mover para Portugal. Você precisará adaptá-lo com base no custo de vida no local que você quer ir para:

2.000 euros (custo de vida)

2.100 euros (depósito de segurança)

200 euros (vôo)

200 euros (visto e passaporte)

1.500 euros (rede de segurança)

Total: aproximadamente 8.000 euros

Isto é muito dinheiro!

É muito dinheiro para se mudar para o exterior. É por isso que é uma ótima ideia obter seu patrimônio futuro para pagar pela sua mudança e obter um emprego no exterior enquanto ainda mora em seu país de origem.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário