Veja os custos de uma mudança antes de assinar o contrato de aluguel!

Em Educação financeira por André M. Coelho

A decisão de alugar um novo lugar não é pequena decisão. Se você está planejando se mudar, os custos podem acrescentar-se rapidamente. Certifique-se de que você esteja preparado para o orçamento e economia para todos os custos associados com a mudança para que você não acabe com dívidas sobre sua cabeça após fechar o contrato.

Leia também

Aluguel do primeiro mês

IPTU, taxa de pintura, seguro, condomínio. Você pensou nisso tudo antes de assinar o contrato? Fez os cálculos corretamente e tem certeza de que todos os números estão lá? Calcule mais de uma vez e tenha certeza de que todos os números e valores estão no contrato, lembrando que quem paga o IPTU é o proprietário, e não o locador.

Determine quanto você pode gastar no aluguel

Quando se trata de determinar o seu orçamento para um aluguel, a regra geral é a de não gastar mais do que um terço de sua renda. Mas quando se trata de fazer promessas monetárias, é sempre melhor prevenir do que remediar. Se você não acha que pode dar ao luxo de gastar um terço de sua renda, não o faça. A coisa mais importante é ser honesto com você mesmo sobre o que você pode pagar para ter uma moradia.

Investimentos inesperados na mudança

A mudança pode ter um peso no seu bolso que pode atrapalhar o pagamento dos primeiros aluguéis da sua nova residência. (Foto: blog.builddirect.com)

Caução

Se você é um locatário responsável, você não deve ter nenhum problema para trazer a maioria do seu depósito de segurança de volta a partir do seu proprietário atual. No entanto, você provavelmente terá de pagar o depósito para o seu novo lugar antes disso. Senhorios têm legalmente várias semanas após a inspeção final para retornar seu depósito de segurança, a quantidade de tempo específico depende de algumas especificações legais no contrato. Lembrando que o caução é uma opção para quem não vai fazer seguro fiança locatícia ou arranjar um fiador. Os depósitos de segurança são muitas vezes o equivalente a um mês de aluguel, mas eles podem ser tão elevados quanto um aluguel de dois meses. Portanto, prepare seu bolso se for esse o caso.

Custos da mudança

Uma vez que você fez o seu caminho através de todas as taxas antes de se mudar, você vai ter que enfrentar os custos associados com realmente mover suas coisas. A primeira despesa que você vai incorrer são movimentação de materiais: caixas, materiais de embalagem e fita. Para economizar dinheiro, comece a recolher esses itens de familiares, amigos e sites como nos meses antes de seu movimento. Consiga indicações de pessoas de confiança para a mudança.

No dia da mudança, a ajuda extra pode ser de valor inestimável, e há opções para todos os orçamentos. Com um serviço de mudança completo, você contrata uma empresa de mudança para carregar o caminhão, transportar seus pertences e descarregar o caminhão em sua nova casa, com um seguro para todos os itens transportados. Algumas empresas ainda vão arrumar suas coisas para você. Uma mudança de auto-atendimento envolve você embalar e carregar seus pertences em uma caixa grande que a empresa transporta para o seu novo endereço. Se você optar por não contratar profissionais de mudança, você ainda pode precisar de alugar um caminhão para fazer o transporte.

Considerações finais

Até o momento em que você assinar o contrato, você provavelmente terá gasto o valor de um a dois aluguéis, dependendo da distância da mudança, os documentos envolvidos, os valores de seguros e de caução que você pagou e outros custos. Você tem que estar preparado também para alguns custos de adaptação, que são aqueles envolvidos em instalação de persianas, serviços de eletricistas e outros na sua residência.

Planejado, não vai sair caro. E sua tranquilidade na nova casa estará garantida desta forma.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário