Muitas pessoas podem querer usar o FGTS para vários fins diferentes. O fim mais comum que ele toma é na hora de financiar imóveis, ajudando os trabalhadores brasileiros a realizarem o sonho da casa própria. Mas será possível usar o FGTS para pagar aluguel, já que também é relacionado a imóveis? De certa forma, é até possível, mas vamos explicar com detalhes como é possível.

Quando você pode usar seu FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de trabalho pode ser usado nas seguintes situações:

  • Saque por demissão sem justa causa;
  • Ao término de contrato de trabalho por prazo determinado (contrato temporário);
  • Rescisão de contrato de trabalho por extinção total ou parcial da empresa;
  • Falecimento do empregador individual;
  • Quebra de contrato por culpa recíproca ou força maior;
  • Aposentadoria ou casos decorrentes de desastre natural, quando estado de calamidade pública ou situação de emergência são reconhecidos pelo Governo;
  • Idade superior a 70 anos;
  • Após 3 anos sem depósitos na conta do FGTS;
  • Para financiamento de imóvel e/ou construção pela Caixa Econômica Federal (mínimo de 3 anos sob regime do FGTS).

Com a exceção do último exemplo, todos acima necessitam do saque do FGTS, ou seja, você estará com o dinheiro em mãos para dar a ele o destino que bem entender.

FGTS não paga aluguel

Infelizmente, não dá pra usar o FGTS para seu aluguel, mas você tem várias outras formas para conseguir pagar. (Foto: guarulhos.olx.com.br)

Posso usar meu FGTS para pagar meu aluguel?

A partir do momento que você faz o saque do FGTS, você pode dar o destino que bem entender ao fundo, inclusive para o pagamento de aluguel. Porém, diretamente da conta, sem respeitar as condições acima, não é possível usar seu FGTS para pagar seu aluguel. Alguns podem até argumentar que podem usar o FGTS par apagar por reformas na residência ou algo parecido. Porém, isto não é verdade, dado que para o imóvel poder receber recursos do FGTS ele precisa estar no nome daquele que está usando o FGTS para pagá-lo.

Preciso de dinheiro para pagar meu aluguel. Como eu faço?

A opção que você tem aqui, caso não tenha um fundo de emergência, é planejar. Primeiro, coloque na ponta do lápis por que você não está conseguindo pagar seu aluguel. Anote seus custos mensais, seu salário e para onde está indo seu dinheiro. Se você descobrir que o aluguel está muito mais caro que você pode arcar, tente conseguir alguém para dividir os custos com você urgentemente e assim que o contrato vencer, busque um lugar mais barato. Se o caso for de mau planejamento financeiro, você deve pensar em suas finanças e tentar conseguir um empréstimo com algum membro da família, com um prazo de pagamento fechado com parcelas que você consiga pagar.

Como última opção, você pode buscar um empréstimo, mas apenas e somente se você planejou financeiramente seu futuro para pagar todas as parcelas do empréstimo sem dificuldades. Assim, recomendamos o crédito do Bom Para Todos do Banco do Brasil, que tem os empréstimos com menores taxas de juros atualmente.

Como você paga seu aluguel? Sabe de mais dicas para ajudar nossos leitores? Compartilhe no espaço para comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)