Viajar para o exterior é o sonho de muitas pessoas. Alguns, fazem economias por anos para apenas ficar alguns dias fora. Outros, se planejam melhor e conseguem viver lá mais tempo. A mais pura verdade é que todos que vivem fora do Brasil voltam mudados, com aprendizados únicos e que fazem destes indivíduos pessoas diferentes. Mas por que afinal morar fora do Brasil por um tempo pode ser uma boa idéia?

Vamos começar pelo lado da inspiração criativa. Línguas diferentes, arquiteturas históricas, novas músicas, arte local, cheiros, tudo é diferente. É impossível não se inspirar com uma viagem para fora de seu país. Até um sorriso diferente pode ser uma inspiração e motivação para muitos momentos em seu futuro.

Quem viaja para fora do país também ganha um maior senso da história do mundo e os eventos assumem um novo significado depois de observar monumentos, andar pelas ruas e fazer amizade com pessoas de diferentes países, ouvindo diferentes versões sobre fatos e acontecimentos que não seriam a mesma coisa em seu próprio país.

Os brasileiros que vão para o exterior também aprendem a apreciar melhor seu próprio país, nos ajudando a entender nossa própria cultura e tradições de uma forma nova e mais significativa. Os  resultados disso podem ser vários, incluindo a busca por mudanças e uma visão diferente de como nosso país deve  crescer perante o mundo.

Uma boa idéia para aprendizado

Morar no exterior é uma boa idéia para aprender muito mais sobre o mundo que a gente vive e se tornar uma pessoa melhor. (Foto: theswapblog.ca)

A ida para o exterior também lhe dá a chance de pensar sobre sua vida e o mundo, a partir de uma nova perspectiva. Você não voltará à sua vida velha com novas idéias e uma perspectiva única e expandida sobre como o mundo funciona.

Uma família (ou um casal) que viaja unida, permanece unida. Tanto assim, que você precisa lembrar-se de sair de sua bolha família e fazer alguns amigos lá fora. Mas a viagem familiar também irá fazer com que vocês fortaleçam seus laços, ao se divertirem juntos, planejarem junto e até passar algumas dificuldades juntos.

Faça um esforço para conversar com outras pessoas enquanto você estiver viajando ou vivendo no exterior. O tempo que você gasta com as outras pessoas vão ser as partes mais memoráveis de sua viagem. Os amigos ficarão para sempre em sua vida e memórias, como parte de uma história fora do Brasil que pode estar apenas começando. E em muitos casos, as amizades podem ser o network que você irá precisar para um emprego ou algum plano em seu futuro.

Viver como um estrangeiro te ensina a ser adaptável e resistente. Você não vai se transformar em um perito de sobrevivência. Mas você vai descobrir muitas coisas novas enquanto estiver nessa jornada e que te ajudarão a ver sua vida de origem com outros olhos. E incluímos aqui também o aprendizado de uma nova língua, que é muito mais fácil quando se torna uma necessidade e não mais uma opção.

As novas opções de alimentos irão inspirar o seu paladar com ingredientes locais frescos, sabores e pratos novos, te ensinando a apreciar sabores diferentes que aqueles de sua terra natal.

Viver no exterior nos lembra que há mais vida para além do trabalho e das responsabilidades. Agitar as coisas, re-energizar sua vida, surpreender-se com alguma coisa. Você irá reavaliar tudo que é realmente importante e terá não apenas em seu currículo, mas em seu conhecimento, um diferencial tanto para sua vida pessoal quanto profissional.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)