Eu honestamente não sei muitas coisas sobre contas em dólares e euros, já que eu não tenho uma. Mas estou querendo saber se estas podem ser consideradas como um investimento válido.

Minha primeira impressão sobre o entendimento de contas em dólares ou euros como investimento é que você obtém um lucro com a valorização do dólar/euro em relação à moeda local. Você, então, tem que segurar e rezar para que ele aprecie para a realização de lucros com a troca das moedas.

Abrindo a conta em euros ou dólares

O primeiro passo para tais investimentos é abrir uma conta em euros ou em dólares. Escolhemos o euro e o dólar por estarem entre as cinco moedas mais estáveis no mundo moderno e estarem em constante valorização, mesmo que não muito em relação ao real.

Rendimentos das poupanças em euros e/ou dólares

Uma poupança lá fora, assim como no Brasil, só seria ideal para estacionar o seu dinheiro para o curto prazo, mas definitivamente não é para o longo prazo, uma vez que vai se depreciar em valor e para não mencionar a desvalorização se moeda local terá um desempenho melhor. Porém, é sempre bom começar desse jeito para gerar um caixa para oportunidades e investimentos que surgem no meio do caminho.

Euros e dólares em investimentos no exterior com mais tranquilidade

Seja para viagens ou investimentos no exterior, contas em euros e dólares vão te dar uma flexibilidade financeira maior. (Foto: www.visituzbekistan.travel)

Usos e vantagens para contas em dólares e em euros

Se você estiver viajando regularmente para os EUA, países da União Européia ou outros onde o Euro/Dólar são aceitos em conjunto à moeda local, ter uma conta dólar poderia beneficiá-lo, uma vez que irá facilitar as transações monetárias para você.

Se você está fazendo transações regulares com os países que utilizam destas moedas ou transações que preferem dólares ou euros como moeda também serão vantajosas. A ideia principal aqui é ter sempre um estoque da moeda para evitar as oscilações naturais do mercado, principalmente se você tem interesse comercial internacional, onde o real quase não tem espaço.

Por que você tem que arriscar ter uma conta em dólares ou euros?

Você tem que tomar uma quantidade considerável de risco com este tipo de investimento, uma vez que a taxa de câmbio é uma reação dos muitos fatores diferentes a nível mundial, como política e econômica situações que você não tem controle.

Eu não quero dizer que é um mau investimento, pois há muitas pessoas que fizeram e fazem um monte de dinheiro com o câmbio financeiro. Mas eu acredito que você precisa ter um treinamento especial para ser capaz de, pelo menos, fazer um lucro decente ou guardar o dinheiro investindo apropriadamente para, digamos, comprar uma casa de aposentadoria na Europa.

Em conclusão, eu não recomendo ter uma conta em dólares com o objetivo de poupar o seu dinheiro e com a expectativa de crescer em vários anos, porque provavelmente não vai crescer para o que você espera e pode até perder valor ao longo do tempo por causa da inflação.

Investir em dólares e euros é para aqueles que querem, de alguma forma, manterem seus investimentos e focos fora do Brasil. E, de certa forma, para aqueles que querem sair daqui e ir morar no exterior.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)