Quais são os juros do seu cartão de crédito? Como negociar?

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por André M. Coelho.

Cartões de crédito são ótimas ferramentas que podem ajudá-lo a alavancar seu fluxo de caixa, já que você pode fazer compras agora e pagar mais tarde. Os cartões podem esticar seu dinheiro um pouco mais, também, se você tirar proveito de recompensas e pagar os cartões em dia

Publicidade

Publicidade

Mas os cartões de crédito também são conhecidos por ter altas taxas de juros, o que torna o crédito rotativo algo extremamente pesado para as finanças de qualquer um. Se você atualmente carrega um saldo em seu cartão e quer evitar incorrer em mais dívidas, reduzir a taxa de juros em seu cartão pode ajudar. Mas como você reduz sua taxa de juros do cartão de crédito sem trocar de cartão?

Você pode negociar com seu banco ou empresa de cartão de crédito para obter uma taxa de juros mais. Embora a empresa de cartões possa, em última instância, dizer “não”, o conhecimento dessas etapas pode ajudar a melhorar suas chances de obter uma resposta favorável e estar muito mais consciente sobre quais são as taxas atuais do seu cartão de crédito.

Juros de cartão de crédito e sua situação atual

Antes de ligar para o número de atendimento ao cliente na parte de trás do seu cartão de crédito, entenda com o que você está trabalhando. Conheça os termos atuais do seu cartão de crédito, incluindo o período de carência, a data de vencimento do cartão e seu saldo atual.

Ao se preparar, você está se preparando para avaliar melhor as opções oferecidas pela empresa de cartão de crédito.

Não se esqueça de verificar seu crédito também. Você pode usar isso como alavanca em suas negociações. Ter um crédito forte pode indicar que você provavelmente pagará seus saldos e o que deve, portanto, as empresas de cartão de crédito podem estar mais dispostas a atender às suas solicitações. Use as ferramentas de empresas como o SPC e empresas de análise de crédito e risco, ou apps como o GuiaBolso para saber sua situação financeira atual.

Publicidade

Publicidade

Trabalhe seu crédito positivo

Se você achar que seu crédito está abaixo do ideal, talvez queira trabalhar para aumentar sua saúde de crédito, para que você tenha mais crédito para o banco.

Tente manter sua taxa de utilização de crédito, a porcentagem do seu limite de crédito que você está usando, em 30% ou menos. Um grande crédito dá a você as melhores chances de obter uma taxa de juros menor. Por essa razão, ele sugere manter um histórico de pagamento positivo.

Antes de iniciar sua empreitada na busca de juros de cartão melhores, revise seus relatórios de crédito pelo menos uma vez por ano para entender o que está acontecendo e saber como suas finanças estão indo. Isso pode te ajudar a melhorar no seu planejamento financeiro também.

Taxas do cartão

Encontre a taxa de juros do seu cartão e saiba como negociar para baixar seus custos. (Foto: Themocracy)

Encontre ofertas de cartões de crédito concorrentes

Publicidade

Empresas de cartões de crédito e bancos precisam competir com outras marcas para adquirir mais clientes. Isso significa que eles precisam se manter competitivos com suas taxas. Faça sua lição de casa e veja outros cartões de crédito disponíveis. Se você encontrar um cartão semelhante ao seu e que ofereça uma taxa melhor, anote o nome, a empresa e os termos do cartão. Você deseja compartilhar essas informações quando entrar em contato com o banco.

Publicidade

Entenda a perspectiva da empresa de cartão de crédito

Você pode negociar melhor se entender o que o banco ou a operadora do cartão de crédito precisa ver para atender à sua solicitação. Às vezes, seu banco precisa garantir que os clientes tenham um risco menor antes de concordar em reduzir a taxa de juros.

Ele diz que se você pagar, ou pagar significativamente um saldo pendente, isso pode resultar em melhores pontuações de crédito. Uma vez refletido em seus relatórios de crédito, uma redução na taxa pode ser muito mais provável.

Ligue e faça seu pedido para baixar os juros

Agora você está pronto para receber seu cartão de crédito e ligar para o número de atendimento ao cliente listado na parte de trás. Quando você chegar a um representante, explique educadamente o motivo da sua ligação. Se você tem um bom crédito, pode lembrar o representante e indicar seu histórico de ser um bom cliente (usando regularmente seu cartão e pagando suas contas a tempo).

É possível compartilhar suas informações sobre outras ofertas disponíveis de diferentes empresas e explicar por que você pode transferir seu saldo para um novo cartão de crédito, caso não consiga obter uma taxa de juros mais baixa da sua empresa atual. Você também pode perguntar se eles corresponderão pelo menos à taxa de juros de um cartão concorrente.

As empresas de cartão de crédito parecem mais dispostas a oferecer taxas mais baixas quando você pergunta depois de fazer pagamentos consistentes em seu cartão por pelo menos seis meses. Acompanhe e não tenha vergonha de repetir seus pedidos.

Publicidade

Publicidade

Negociações não funcionam? Tente a portabilidade bancária

Transferir seu saldo do cartão pode fornecer uma alternativa para obter uma menor taxa de juros em sua dívida de cartão de crédito atual. Isso pode permitir que você consolide seus saldos existentes de vários cartões em um único cartão novo. Vá até o seu novo destino de cartão e verifique com o banco atual por todas as informações necessárias. Quanto mais você pesquisar, melhor.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário