A maioria das pessoas não planeja fracassar, eles fracassam é em planejar. Pergunte-se: onde você quer estar daqui a cinco anos, a partir de hoje, financeiramente? Meu palpite é que a sua resposta provavelmente soa algo como isto “Eu quero estar em uma posição melhor do que eu estou agora.”

Todos nós temos sonhos que queremos perseguir e as metas que queremos alcançar. Nós queremos fazer progresso em nossas vidas. Mas você tem uma ideia clara do que você quer financeiramente? Você deu-lhe algum pensamento sério?

Se você não tiver, então os dias, meses e anos ainda vão passar. Mas, ao fim desse tempo, você provavelmente vai comentar que não mudou muita coisa. Ou que você ficou preso em um obstáculo na sua vida.

Em vez de vagamente desejando um futuro financeiro melhor, crie um plano de jogo real. Ele vai servir como o seu roteiro para chegar onde você quer ir e este guia pode ajudá-lo nesta tarefa, com perguntas cruciais que devem ser respondidas durante seu planejamento e o que fazer depois de respondê-las.

Pergunte a você mesmo

Primeiro, vamos fazer algumas perguntas-chave sobre quatro fundamentos financeiros para descobrir onde você está e onde você quer ir. Pegue uma folha de papel e comece a escrever!

Dívida

Você tem dívidas? Se sim, quanto? Acabar com sua dívida é uma forma óbvia de se mudar para uma melhor posição financeira. Você não pode construir a riqueza até você livrar-se da dívida. Em quanto tempo você quer estar livre da dívida? Um ano? Dois anos? Três anos?

Renda

Sua renda é a sua maior ferramenta de construção de riqueza. Quanto dinheiro você faz agora? Mais importante, o quanto dinheiro você quer estar fazendo daqui a cinco anos?

Fundo de emergência

Nenhum trabalho é 100% seguro. Se você perder o seu emprego, por quanto tempo você pode ficar desempregado e manter suas contas pagas? O tamanho de seu fundo de emergência irá responder a essa pergunta. Qual o tamanho de um fundo de emergência que você quer em cinco anos?

Aposentadoria

Muitas pessoas duvidam que do dinheiro que receberão de aposentadoria do governo. Como tal, somos todos responsáveis ​​por garantir que temos uma aposentadoria confortável hoje em dia. Quanto você quer ter guardado para a aposentadoria em cinco anos?

Planejamento financeiro de 5 anos

O plano financeiro de 5 anos é quase que um quebra-cabeças, que você vai montando e descobrindo como as peças se encaixam após ver o modelo em seu planejamento. (Foto: www.openforum.com)

Crie seu plano

Agora que você já respondeu a estas perguntas e as escreveu em um papel, é hora de criar um plano. Escreva uma declaração para cada área, descrevendo como você vai atingir seus objetivos.

Dívida

Como é que você vai pagar as suas dívidas mais rápido?

Exemplo de declaração: Vou estar fora da dívida em dois anos. Para que isso aconteça, eu vou encontrar um emprego de meio período nas noites e fins de semana, um extra de 10 horas semanais de trabalho. E, por enquanto, eu vou cortar todas as despesas que não são necessidades absolutas. Estes são sacrifícios temporários que farei até que eu esteja livre de dívidas. Na medida em que as etapas estão acontecendo, eu vou utilizar o método de bola de neve. Vou pagar a dívida com o menor saldo em primeiro lugar, a fim de obter uma vitória rápida e construir uma melhor alavancagem financeira.

Renda

Que tipo de trabalho que você quer? Quanto você quer estar fazendo? Como você vai se qualificar para esse tipo de trabalho?

Exemplo de declaração: agora eu ganho R$30.000 por ano como analista de projetos. Eu que estar fazendo R$50.000 por ano como gerente de projetos até 1 de Janeiro de 2018. Para se qualificar para esta posição, vou tirar proveito do programa de reembolso de matrícula do meu empregador e fazer cursos de gerenciamento de projetos no fim de semana para expandir o meu conjunto de habilidades. Vou demonstrar minhas habilidades pedindo oportunidades para liderar projetos. E eu vou ficar atualizado em oportunidades de crescimento, verificando postagens de emprego mensalmente.

Fundo de emergência

Qual o tamanho de um fundo de emergência que você quer?

Exemplo de declaração: dentro de cinco anos, vou ter um fundo de emergência que é grande o suficiente para me proteger durante 12 meses, poupando o suficiente para tal mensalmente durante estes 5 anos.

Aposentadoria

Quanto você quer ter guardado para a aposentadoria em cinco anos? Vai fazer um plano de previdência privada ou só aumentar sua contribuição para o INSS?

Exemplo de declaração: pretendo aumentar gradualmente minha contribuição para o INSS e em 5 anos quero estar contribuindo com o teto para me aposentar bem. Vou abrir em até um ano uma conta de previdência privada para alocar melhor recursos que garantirão minha segurança financeira no futuro.

Considerações finais

Pense nisso como a sua declaração de missão financeira. Personalize suas respostas para caber sua situação pessoal, e, em seguida, siga com seus compromissos. Leia o seu plano diário para ficar motivado. Você vai se surpreender com o que você realizou daqui a cinco anos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)