Não. Nunca. Nem em casos de extrema urgência a Lan House deve ser uma opção para acessar o internet banking. Se for apenas acessar o site do banco, sem dar nenhum tipo de senha ou login, você até pode. Agora, acessar dados de sua conta de uma Lan House é um sinônimo de problemas.

Um computador de uma Lan House é utilizado por várias pessoas. Mesmo que o dono da Lan House tenha se preocupado com a segurança de cada um dos computadores, ele não pode garantir que algum usuário possa ter clicado em um link suspeito ou instalado um programa no computador para gravar os dados de seu internet banking. Nem compras pela internet em Lan Houses nós recomendamos.

Além de vírus que roubam senhas e informações de seu login, há muitas pessoas na própria Lan House que podem olhar você acessando o seu internet banking e que podem, sem que você perceba, gravar os seus dados. Mesmo a própria Lan House pode estar envolvida em um esquema de roubos de senhas, com gravações de câmeras internas de segurança sendo usadas para “gravar” seus dados.

Lan House e bancos

(Foto: ufrgs.br)

Pode ser um exagero, mas a segurança de seu dinheiro merece todo tipo de cuidado possível. Se você não tem computador ou internet em casa, vá para a agência bancária e faça a transação que precisa lá mesmo. Se programe para pegar a agência em um momento de menor movimento. A internet é uma facilidade em nossas vidas, mas é também um momento onde você está mais vulnerável, porque a segurança de sua senha e sua conta dependem muito mais de você do que dos esforços do banco para garantir a segurança de seus usuários.

Portanto, da próxima vez que for para uma Lan House, nada de acessar sites que guardam dados importantes de sua vida. Preferencialmente, utilize os modos anônimos de acesso do navegador, que não armazenam suas informações no computador e são um meio bem seguro de garantir que ninguém utilizará seus dados para outros fins.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)