A agência eletrônica do INSS é uma vantagem para facilitar o acesso aos benefícios disponíveis aos segurados. Modernizando o atendimento, a agência virtual facilita o acesso aos serviços ao tornar desnecessária a visita até uma agência da Previdência Social. Isso é uma praticidade enorme, dado que as agências físicas geralmente estão lotadas e com filas enormes.

Agência eletrônica para segurado do INSS

A agência eletrônica é uma página no site da Previdência Social, com todos os serviços disponíveis do INSS online. Por meio da Agência Eletrônica, é possível ter acesso aos seguintes serviços da Previdência Social, principalmente:

Serviços de Atendimento: Agendamento, Consulta de perícia médica agendada, Consulta de situação de benefício, Cópia, vistas e carga de processo administrativo, Inscrição, Revisão, Rede de Atendimento, Recurso, Simulações

Serviços de Atualização: Atualização de Cadastro, Atualização de endereço de beneficiário, Atualização de tempo de contribuição, Transferência de benefício

Serviços de Pagamento: Cálculo da Guia da Previdência Social – GPS, Carta de concessão e memória de cálculo, Débito automático da Guia da Previdência Social (GPS), Histórico de pagamento de benefício

Serviços de Documentos: Demonstrativo de Imposto de Renda, Certidão de tempo de contribuição (CTC), Certidão para Saque do PIS/PASEP/FGTS, Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT,  Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual – DRSCI, Extrato CNIS (Extrato de vínculos e contribuições à Previdência), Cadastramento de Declaração de Cárcere / Atestado para Auxílio-Reclusão

Serviços aos cartórios e regimes próprios de previdência

Serviços às empresas

Há mais serviços disponíveis e os links são de fácil acesso na página principal da agência virtual do INSS.

INSS Digital

Aprenda como usar os serviços digitais do INSS para evitar longas filas e atendimentos demorados. (Foto: INSS)

Previdência e agência eletrônica: como usar?

Você pode usar a agência eletrônica da Previdência como empregador, empregado, ou segurado. O uso da agência virtual é simples e auto explicativo para cada finalidade diferente. Por exemplo, para agendamentos, você precisa apenas clicar no link de agendamento, escolher o serviço desejado ou consultar o nome desejado (provendo que você tenha o CPF, nome completo, e data de nascimento do segurado). Depois, preencha os dados do requerente, selecione a unidade de atendimento, confirme e imprima o comprovante. Daí, basta ir até uma agência e ser atendido no horário agendado.

Basicamente todos os serviços da Previdência podem ser acessados online, evitando que seja necessário visitar uma agência física da Previdência Social e fugindo de filas grandes e desnecessárias.

Agência eletrônica de serviços ao segurado INSS: é seguro acessar o site?

Primeiro, verifique se na barra de endereço do navegador há um cadeado próximo ao endereço, e se ele começa com “https” ao invés de “http”. Isso já é um sinal de que o site está seguro. Confira também se o site termina com “.gov.br”. Vários sites que tentam roubar dados e informações dos segurados geralmente tem um endereço diferente.

Verifique se seu antivírus está atualizado, e se seu computador está em uma conexão segura. Não acesse o site da Previdência através de uma conexão insegura, como uma conexão pública. E evite acessar o site a partir de uma Lan House. Se for estritamente necessário, faça o acesso através do navegador no modo anônimo.

Esperamos que não tenha ficado nenhuma dúvida sobre a agência eletrônica do INSS. Mas se você ainda tem alguma pergunta, deixe nos comentários suas dúvidas. Estamos aqui para receber críticas, elogios, e sugestões de vocês, direcionando nosso blog para se tornar cada vez mais informativo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)