Portabilidade de plano de saúde permite que os segurados transfiram suas apólices de seguro de saúde existentes para um novo provedor de seguro de saúde. A portabilidade evita que os clientes sejam tomados como garantidos pelas companhias de seguros, dá-lhes flexibilidade e oferece melhores e mais opções.
A melhor parte sobre Portabilidade de Seguro de Saúde é que os clientes tem a liberdade de mudar para um provedor de seguro de saúde melhor, sem ter que se preocupar em perder os benefícios acumulados da política anterior. O segurado também pode levar adiante o período de carência para cobertura de doenças pré-existentes.
Por que fazer a portabilidade de plano de saúde?
Vejamos alguns dos motivos mais comuns pelos quais os clientes optam por migrar de seus provedores de seguro de saúde existentes.
- Razões comuns por trás da portabilidade do seguro de saúde:
- Má qualidade de serviço
- Cobertura inadequada para problemas de saúde específicos
- Aumento do prêmio
- Cláusulas e condições ocultas (falta de transparência)
- Cláusulas de co-pagamento
- Limites de atendimento
- Melhores ofertas e mais econômicas de outro provedor de seguro de saúde
- Desejo de mudar para uma companhia de seguros de saúde especializada que oferece serviços personalizados em sincronia com as necessidades da pessoa
- Sua empresa parou de oferecer plano de saúde para os funcionários ou você mudou de empresa e quer manter o benefício
- Mudança para um plano melhor da mesma operadora
- Mudança de um plano individual para um plano empresarial, caso sua empresa passe a oferecer o benefício
Agora que você conhece os motivos comuns que forçam a maioria das pessoas a transferir seu plano de saúde, vamos analisar os prós e contras da portabilidade do seguro de saúde.

Faça a portabilidade do seu plano para aproveitar os benefícios de outro plano sem ter que passar por um grande período de carência. (Foto: Wilson Consulting Group)
Regras para a portabilidade do plano de saúde
Alguns passos devem ser seguidos para garantir que a portabilidade seja efetivada.
Passo 1: Guia ANS
No endereço eletrônico da Agência Nacional de Saúde, o interessado deverá procurar os planos compatíveis com o seu para que possa ser feita a portabilidade.
Passo 2: Contatando a operadora
Após encontrar os planos compatíveis, entre em contato com um corretor de planos de saúde ou diretamente com a operadora do plano de saúde para solicitar uma proposta de adesão. Não saia do plano de saúde atual enquanto a adesão não for confirmada.
Passo 3: Comprovantes de pagamento
Ao assinar a proposta de adesão, você deve apresentar cópias de comprovantes de pagamentos dos 3 últimos meses, o comprovante de permanência do plano de origem (pode ser obtido diretamente com sua operadora de plano de saúde atual), e o relatório de compatibilidade do Guia ANS de Planos de Saúde.
Passo 4: Aguardar
A operadora nova tem até 20 dias para aprovar seu plano novo. Caso não haja resposta dentro desse prazo, entre em contato novamente. O contrato novo entrará em vigor 10 dias após a nova operadora aceitar.
Passo 5: Contato
A operadora de destino entrará em contato com você e sua operadora atual para comunicar a alteração do plano e o início da vigência do contrato.
Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida sobre a portabilidade de planos de saúde entre diferentes operadoras. Mas caso você ainda tiver alguma questão, deixe nos comentários sua pergunta e iremos responder o quanto antes. Estamos aqui para ajudar!