Encontrar um plano de saúde mais barato pode ser uma tarefa bem difícil. Mas ainda existem convênios a preços populares e que oferecem uma boa rede de atendimento. Se você está procurando a cobertura certa para você e sua família, é fácil encontrar com a pesquisa e estratégias certas.

Planos de saúde preços populares: procurando alternativas

A compra mais barata que você vai fazer é a que você não faz. É inteiramente possível que você não tenha que comprar um plano de saúde individual. Dependendo de qual estado você vive e qual é sua renda, você pode ter o perfil para vários planos de saúde populares de qualidade, ou mesmo o plano de saúde oferecido por um hospital ou uma rede de hospitais específica.

Se você tem filhos, há ainda mais opções para explorar. Em muitos lugares, há planos com cobertura expandida para as crianças através de planos familiares. Para saber se seus filhos se qualificam para estes planos, um pouco de pesquisa e perguntas pode te ajudar a encontrar os melhores planos.

E seja você casado ou divorciado, você pode encontrar ainda mais planos especiais, ou pedir ao seu ex cônjuge para estender o plano de saúde dele ou dela para os filhos. Isso pode cortar custos de ambos os pais, pois um plano de saúde apenas para as crianças pode sair mais caro do que a extensão de um plano individual.

Como encontrar um bom plano de saúde

Encontrar um plano de saúde com baixos custos demanda pesquisa, muita comparação, e uma boa dose de negociação. (Foto: The Motley Fool)

Convênio médico barato: saiba o que você precisa e pode pagar

Após procurar suas alternativas, é preciso determinar exatamente o que você precisa em termos de cobertura e que você pode pagar. Se você comprar mais cobertura do que você precisa, você vai gastar mais dinheiro sem necessidade. E para saber o que você pode pagar, você não pode gastar o dinheiro que você não tem. A cobertura básica que um plano de saúde deve oferecer é:

  • Atendimento ambulatorial (não requer internação hospitalar)
  • Atendimento de emergência
  • Cuidados hospitalares em um hospital
  • Cuidados antes e depois do nascimento do seu bebé
  • Serviços de saúde mental e abuso de substâncias
  • Medicamentos prescritos e usados no hospital
  • Serviços/dispositivos para ajudá-lo a recuperar de uma lesão ou lidar com uma deficiência ou condição crônica (incluindo terapia física e ocupacional)
  • Testes de laboratório
  • Serviços preventivos
  • Cuidados dentários e cuidados de visão para crianças (opcional)

Embora isso possa parecer uma lista bastante abrangente, convênios de saúde diferentes podem variar em como eles cobrem esses benefícios. Pense em quaisquer necessidades específicas que você possa ter, e garanta que mesmo o plano de saúde a preços populares tenha essa cobertura básica essencial.

Pesquise a avaliação dos diferentes planos de saúde

A avaliação nacional dos planos de saúde é uma boa maneira de analisar a qualidade dos planos de saúde. Isso é importante porque não adianta nada ter um plano de saúde barato e que tenha um atendimento péssimo, ou problemas na hora de aprovar cirurgias e tratamentos rotineiros. Você pode pesquisar também em sites que reúnem reclamações de consumidores, e isso vai te ajudar a limitar suas escolhas para um plano de saúde ideal.

Compare os custos dos planos de saúde

O número de opções que você tem disponível para um plano de saúde dependerá de onde você mora, pois muitos planos estão diretamente ligados a redes hospitalares específicas, que tem o atendimento limitado a uma região, cidade, ou estado específicos.

Agora para a parte mais difícil: você precisa comparar os custos de cada plano, lembrando que os planos mais baratos são de co-participação, ou seja, planos que você terá que pagar uma porcentagem de cada atendimento médico que realizar. E se você está antecipando uma mudança significativa nas despesas médicas, como um tratamento de longo prazo para alguma condição de saúde, é preciso ajustar seus cálculos para refletir o sua melhor estimativa sobre os seus custos médicos ao longo do tempo. Mesmo se você não espera uma grande mudança, pode ser bastante útil simular alguns cenários diferentes de custos para avaliar o impacto de despesas médicas muito maiores ou muito menores do que você teve no passado para esse novo plano de saúde.

Negocie os preços dos planos de saúde

Imagine que você está comprando um carro. Você vai comprar o primeiro carro que aparecer na sua frente? Claro que não, pelo menos não se você está tentando obter o melhor preço. Esta mesma mentalidade se aplica à compra do plano de saúde barato, mesmo nos convênios a preços populares.

Seu próximo passo inteligente é começar a negociar os preços e condições dos planos de saúde. Ligue para os planos, vá a unidades de atendimento, mostre o que foi oferecido por outros planos semelhantes. Coloque sua negociação em prática aqui, e não tenha medo de dizer não ou fugir dos planos de saúde que não dão descontos. Você precisa desse desconto tanto quanto eles precisam do seu dinheiro.

Compare os custos mais uma vez

Por mais doloroso que possa ser fazer isso, você precisará comparar os custos novamente usando as informações obtidas após as negociações. O seguro fica mais barato quando seus filhos estão inclusos como dependentes? O seguro inclui atendimento odontológico ou não? Qual é a rede de atendimento disponível? Posso receber atendimento fora da minha cidade? Se não, quanto custa para a extensão desse atendimento? Procure analisar tudo isso para encontrar o melhor custo/benefício.

Escolha o plano que melhor atende às suas necessidades

Um plano de saúde barato que não atende às suas necessidades não será tão valioso como um que seja um pouco mais caro e que satisfaz o que você precisa. Além disso, tenha em mente que o custo de qualquer coisa, incluindo o plano de saúde, vai além do impacto monetário justo. Por exemplo, continuar a ir ao médico que você visita há anos pode valer a pena pagar mais em seu plano mensal porque ele só atende pelo plano X, que é mais caro que o plano Y. Certifique-se de analisar cuidadosamente as redes de atendimento para cada plano de seguro de saúde que você está considerando, se a escolha da rede de atendimento for importante para você.

Encontrar um plano de saúde barato não é tão difícil. Pode levar um pouco de tempo e esforço, mas é um investimento que deve pagar retornos sólidos ao longo do tempo. Talvez, quem sabe, sua empresa não possa pagar parte do valor do plano?

Você encontrou um plano de saúde que vale a pena? Como fez a pesquisa? Quanto tempo demorou para encontrar esse plano de saúde?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)