Independente do tipo de amizade que você tem com alguém, todos nós tendemos a comparar tudo, desde carros a propriedades. É é um erro absoluto revelar sua renda para alguém.

Você pode gostar de usar camisetas e calças jeans, pois não gosta de chamar atenção e curte roupas simples, mesmo se ganhar bem. Ao revelar sua renda, misturar-se fica difícil, pois as pessoas te olharão com outros olhos, salvo raras exceções. Escondendo sua real riqueza, você sempre pode dizer que tem menos do que realmente tem, pode abusar quando uma circunstância exigir, não tem que se sentir sempre o responsável financeiro de um grupo onde todos ganham menos do que você, pode ficar em paz enquanto estiver fazendo duas compras, pode se misturar com os outros com mais facilidade. E quando você não revela seus ganhos, não causará também inveja em ninguém ou fará com que as pessoas tentem te diminuir de alguma forma.

Também temos várias desvantagens ao revelar sua renda a alguém. Você pode começar a associar sua identidade com seu rendimento, perdendo até um pouco da sua individualidade com isso. Pode se tornar arrogante e prepotente ao saber que tem mais dinheiro que alguém. Em uma negociação salarial, você pode perder terreno, caso seu novo contratante souber do quanto você ganhava, oferecendo menos do que você almeja. As pessoas começarão a esperar mais de você, principalmente financeiramente e será  julgado por tudo que você gasta, podendo até ganhar apelidos como mão de vaca ou mesquinho, se você tiver um perfil de um bom investidor.

Perguntas que você não deve responder

Ao ser perguntado sobre quanto dinheiro você faz, tente escapar da pergunta e busque não revelar diretamente seu salário. Nunca se sabe a reação de seus amigos quanto a isso, que podem ser destrutivas mesmo para a melhor das amizades. (Foto: financialsamurai.com)

Se, por qualquer razão, você só tem que revelar sua renda para outros, pense no seguinte: revele sua renda apenas se for igual ou pouco maior à renda média do seu grupo de amigos. Se você está fazendo mais, então provavelmente é melhor não revelar e falar em generalidade.

A próxima vez que alguém tenta cavar informações de remuneração de você, fique forte e não revele quaisquer detalhes. Se você deve compartilhar informação dada a outra parte revelando coisas importantes, se abrindo contigo, fale em percentagens e com muitos floreios. A outra estratégia é fornecer uma ampla gama abaixo e acima do seu salário de forma a apaziguar um pouco do desejo de saber por parte do outro, sem deixa-los insatisfeitos.

Olhe em volta para as pessoas mais bem sucedidas financeiramente lá fora. Você nunca vai ver ou ler sobre eles divulgarem quanto dinheiro eles estão fazendo. Eles estão seguros e entendem os prós de manter as suas finanças privadas. Tome cuidado com suas finanças pois mesmo os amigos mais próximos podem ficar chateados com questões financeiras. Amigos amigos, negócios a parte.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)