Fazer uma viagem em grupo pode ter excelentes benefícios financeiros. Hospedagem, transporte, alimentação e entretenimento podem ser mais baratos quando comprados por um grupo. Grupos com crianças podem compartilhar as tarefas de segurança das crianças durante a viagem juntos, para que ninguém fique preso sentado em um quarto de hotel entediado todas as noites depois que os mais pequenos vão para a cama. O desafio que impede a maioria das pessoas de terem acesso a esses benefícios de viagem em grupo está em organizar tudo. Aqui estão algumas idéias e recursos que tornam a viagem em grupo mais fácil e mais barata.

Planejar a viagem em grupo

Férias em grupo são especialmente ótimas para amigos ou familiares que moram longe um do outro e querem tempo para se reconectar. Só que para tudo dar certo e não ser uma dor de cabeça, itinerários e necessidades de todos no grupo devem ser atendidas. Isso deve ser feito por meio de planilhas, cadernos ou mesmo um grupo em redes sociais. Só que é muito importante eleger um membro do grupo como mediador, fazendo que ele tenha em mãos todas as informações necessárias de cada um e decida o melhor para o grupo. As etapas são: anotar as necessidades de cada um do grupo ou cada família, planejar a viagem com essas necessidades inclusas e excluir excessos individuais. Tudo que puder ser comprado em conjunto entra na planilha (hospedagem, passagens, entradas para parques e museus, alimentação, aluguel de veículos, táxi) e tudo que é comprado individualmente sai (boates, casas noturnas, compras, transporte público), dividindo os custos conjuntos pelo número de pessoas para que haja um custo por pessoa, afim de facilitar a divisão por grupo participante.

Partilhar os custos da viagem em grupo

A menos que sua viagem seja financiada por um parente rico, você vai precisar de uma boa maneira de dividir os custos da viagem. Muitos grupos pulam este passo importante, imaginando que eles vão simplesmente se revezar pagando por coisas. Essa estratégia pode causar discussões sobre quem não está pagando a sua parte. Mesmo que você nunca vá brigar com seus amigos ou parentes sobre o dinheiro, este método é ineficiente, pois há opções muito melhores e muitos serviços, aplicativos e estratégias para ajudá-lo a evitar conflitos.

Como dividir os custos da viagem?

Por exemplo, você vai fazer uma viagem com duas outras famílias. Uma família tem dois membros na viagem, uma tem três, e sua família tem cinco. Alguns vão ficar mais noites do que outros. A decisão foi calcular o custo por pessoa, por noite. Aplicativos como o Splitwise, Billr, Bank of Me, Divvy e SpotMe lhe permitem escolher entre diferentes maneiras de dividir as coisas, e fazer a matemática para demorada para você. Ou você pode criar uma planilha com a divisão, fazendo os custos da forma mais justa possível.

Vantagens de viagens em grupo

Uma viagem em grupo para cenários naturais pode ser uma ótima forma de se aproximar de entes queridos. (Foto: www.gxlznjhotel.com)

Conta compartilhada e cartão de débito pré-pago

Agora, se você quer evitar ter que controlar as despesas durante a viagem em tudo, uma outra ideia é criar um fundo de viagens de grupo. Peça a cada viajante ou família contribuir, seja com uma quantia de dinheiro ou como um pagamento mensal poupado ao longo de um ano ou mais. Quando é hora de ir, peça um cartão de débito pré-pago que você pode sacar quando é hora de abastecer ou pagar em um restaurante, e seu período de férias pode ser livre de matemática.

Encontre um bom lugar para o grupo ficar organizado

Grupos vai encontrar um monte de vantagens em alugar uma casa ou apartamento comparado a se hospedar em hotéis. O preço pode ser menor, mas mais importante, você provavelmente terá espaço comum para compartilhar. Isto é especialmente importante para as famílias que viajam com crianças que dormem mais cedo que os pais. Enquanto os filhos dormem, os pais ainda podem fazer programas noturnos, alternando o responsável por cuidar dos pequenos. Isso pode ser feito com um simples calendário, elegendo o responsável por tarefas a cada dia (passear com as crianças, colocá-las para dormir, acompanhá-las no parque etc). Recomendamos que uma empresa de limpeza seja paga para fazer a limpeza da residência, pois o tempo economizado com isso vale qualquer investimento.

Sites de aluguel por temporada

Para alugar uma casa ou apartamento, você pode pesquisar online por muitas opções no local de destino. Basta pesquisar na língua do lugar alvo e ver as políticas de garantia antes de assinar ou confirmar qualquer transferência. Um agente de viagens pode também ser um facilitador desse processo.

Camping

Camping também pode ser uma ótima opção para grupos. Aproveite e reserve um espaço para camping mais barato, pagando por um espaço maior para o grupo.

RV – Recreational Vehicle

Você já deve ter visto em algum lugar aqueles trailers e carros que funcionam como casas sobre rodas. Você pode alugar um para sua viagem em grupo, pois existem até ônibus adaptados para isso. Só tenha certeza de que sua carteira de habilitação internacional está em dia e possibilita que você dirija um destes veículos.

Compartilhando deveres em viagens em grupo

Com ou sem filhos, em uma casa/apartamento alugado ou hotel, você terá algumas tarefas a fazer. É provável que haja, pelo menos, algumas refeições cozinhadas “em casa” e pratos para lavar. É sensato para chegar a um sistema para dividir as tarefas, de modo que as mesmas pessoas não acabam fazendo o dever de limpeza todos os dias e ficar de fora da diversão. Como dissemos antes, pagar uma empresa de limpeza vale muito a pena nesses casos. Para famílias com crianças, se possível, que é uma ótima ideia para dar a cada casal uma noite sem nenhum filho, seja alternando os dias de cuidados com as crianças ou contratando uma babá.

Sempre que possível, opte por pagar alguém para fazer os serviços, preferencialmente empresas renomadas e registradas, de forma que qualquer coisa que ocorra, você possa acionar o seguro ou a empresa judicialmente.

Como conseguir descontos de viagem para grupos?

Ao ir para atrações como um grupo, você pode ter a oportunidade de poupar dinheiro através da compra de ingressos juntos. Em alguns pontos turísticos, pode fazer mais sentido comprar um passe de família que dura todo o ano, em vez de um monte de bilhetes individuais, mesmo se você não for visitar o lugar de novo. Algumas empresas de turismo oferecem até mesmo bônus para quem organizar uma viagem em grupo, sendo que esse bônus pode até ser compartilhado com o grupo.

Pacotes de viagens para grupos

Se você não quer ter a dor de cabeça de planejar uma viagem em grupo, muitas agências de turismo tem profissionais preparados para isso, e podem até ter profissionais para acompanhar o grupo durante a viagem, fazendo todos os serviços que o grupo precisar. Mesmo assim, um mínimo de planejamento é necessário para aproveitar a viagem sem muitas dificuldades.

Seguros de viagem para grupos

Não se esqueça de fazer seguros para o grupo, o que pode sair bem mais barato. Isso vai garantir a segurança e te poupar de surpresas financeiras desagradáveis.

Você já viajou em um grande grupo? Por favor, compartilhe suas dicas de organização nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)