Seja qual for o seu orçamento de viagem, é melhor ter um plano pronto para fazer sua viagem com sucesso. Não adianta apenas sair poupando e guardando dinheiro, porque isso não vai resultar em uma viagem, necessariamente. Você precisa estabelecer metas e prazos se quiser fazer a viagem dos seus sonhos. Mas o que é preciso fazer para começar o planejamento da viagem?

Como economizar dinheiro para viajar?

Tudo começa com um plano simples de 5 etapas:

Análise: compare seu plano de viagem com a realidade da sua situação financeira. É viável, ou você está sonhando muito grande? Tome decisões difíceis. Seja honesto. Uma vez que você tenha uma ideia geral do custo total da sua viagem, compile uma planilha que lista seu rendimento em relação às suas despesas para ver como tudo está relacionado.

Definição de metas: o plano de poupança deve incluir vários objetivos, alguns de curto prazo e alguns de longo prazo. Liste seus objetivos em números específicos e não seja tímido para ir alto. Mas não tão alto que mata seu entusiasmo pela viagem.

Criação de um plano: o plano de poupança detalha como você alcançará seus objetivos. Isso pode ser feito removendo despesas desnecessárias, estabelecendo um orçamento de gastos ou adicionando renda adicional para atingir seus objetivos.

Implementação do plano: coloque seu plano em execução e mantenha-o.

Monitoramento e reavaliação: com o passar do tempo, seu plano evoluirá à medida que seus hábitos de gastos mudam. Dê uma olhada no seu progresso todos os meses e analise o orçamento para possíveis ajustes.

Com esse plano em mãos, é hora de começar os hábitos que te ajudarão a economizar.

Economias para viagem

Poupe dinheiro do jeito certo e você poderá fazer muitas viagens para os melhores destinos! (Foto: Trekity.com)

Comprometimento para a viagem

A primeira das nossas dicas para economizar dinheiro (para viagens) é lembrar por que você está fazendo isso e lembrar-se todos os dias. Coloque uma foto na sua parede, ou um mapa com marcações da sua rota de viagem para uma reavaliação constante. Poupar dinheiro pode parecer difícil, mas qualquer um pode fazê-lo se planejarem bem. Isso se baseia em alguns hábitos simples: reduzir suas despesas, simplificar sua vida, vender algumas coisas, ganhar uma renda extra, e/ou se tornar mais econômico no dia a dia. E tudo isso vai exigir muito do seu comprometimento.

Planilha de economizar dinheiro para sua viagem

Faça uma planilha e liste todas as despesas diárias/mensais. Organize-as em duas colunas: “necessidades” e “desejos”. Lentamente, elimine o máximo de “desejos” das coisas que você compra regularmente. A partir dessa planilha é que você vai começar as mudanças de hábitos para poupar para sua viagem.

Poupando dinheiro para sua viagem: os hábitos que você deve mudar

Crie uma nova conta poupança e deposite o máximo de dinheiro nela quanto for possível. Torne isso algo natural semanalmente ou mensalmente, e você verá seu dinheiro se empilhando e crescendo cada vez mais.

Ainda olhando na planilha, veja coisas que você pode cortar gastos. Alimentação é um grande exemplo, principalmente para quem gosta de gastar muito comendo fora ou tomando aquele cafezinho na padaria perto do trabalho.

Se você quer viajar, é também preciso sacrifícios com seu carro e seu entretenimento. Use menos o seu veículo, reduzindo os gastos com ele. No entretenimento, vá menos ao cinema e evite gastar dinheiro com assinaturas de TV a cabo, revistas, e jornais.

Outra coisa importante é reduzir suas contas em casa. Luz e água são fáceis de controlar com hábitos mais econômicos. Mas há coisas em que você pode economizar ainda mais, como aquela mensalidade de academia que você paga mas nunca vai. Contas de cuidados de beleza também podem ser reduzidas com você aprendendo alguns cuidados básicos que pode fazer em casa, pois até cortes de cabelo dá pra se fazer por conta própria.

Aprenda a fazer mais coisas grátis, como visitas a museus, estudos online, eventos culturais, entre outros. Isso gera economias significativas, principalmente no seu orçamento de entretenimento. Baladas podem atrasar muito suas viagens, diga-se por passagem.

Sobre seus desejos consumistas, pense sempre antes de comprar certos itens e só confirme uma compra de produto novo se você não conseguiu encontrar nenhuma opção de produto usado em boa qualidade.

Dica bônus para economizar dinheiro: cuidado com pessoas financeiramente irresponsáveis

Observar seus amigos saírem todas as noites para as baladas caras, toda semana comprando itens novos e chiques, vai destruir toda sua motivação para economizar. Então, não siga essas pessoas. É só você se policiar sobre essas influências, e você terá consciência de quando está sendo impulsivo com seu dinheiro e quando está realmente precisando de algo, mesmo que seus amigos estejam tentando te convencer a sair mais, gastar mais, etc. Lembre-se de sua meta, e para atingi-la serão necessários sacrifícios, inclusive sair e gastar menos com os amigos. Deixe eles entenderem isso.

Como você faz para economizar para suas viagens? Quais hábitos você mudou para realizar seu sonho?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)