Mesmo que você não tenha planos de uma viagem ao exterior em um futuro próximo, é recomendado que você tire um passaporte para poupar tempo e, talvez, alguns problemas no futuro quanto a retirada deste documento. O site da Polícia Federal ajuda muito no esclarecimento de dúvidas para exceções e alguns problemas.

A primeira coisa que uma pessoa que queira tirar o passaporte deve fazer é verificar a documentação necessária. Não existe renovação nem prorrogação de passaporte. Nos casos em que o prazo de validade esteja expirado ou prestes a expirar, serão exigidos todos os documentos originais relacionados e você deverá solicitar uma nova emissão. São necessários os seguintes documentos: documento de identidade para maiores de 12 anos, título de eleitor e comprovante da última eleição, documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, certificado de naturalização (quem for naturalizado brasileiro), comprovante do pagamento da GRU sobre a taxa de emissão do documento, passaporte anterior (quando houver) e CPF. A ausência de um ou mais destes documentos originais pode resultar na não emissão de seu passaporte.

O segundo passo é solicitar a emissão do passaporte neste link. Caso tenha quaisquer dúvidas, a Polícia Federal disponibiliza o auxílio para o preenchimento de seus dados no telefone 194 ou enviando um e-mail para faleconosco@dpf.gov.br. Após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU para o pagamento da emissão do documento, que deve ser paga respeitando a data de vencimento.

Documento para viagens internacionais

É fácil tirar um passaporte. Só fique muito atento aos documentos necessários. (Foto: bewise.com.br)

É necessário que a pessoa compareça ao posto do DPF (Polícia Federal) munido da documentação original exigida, GRU paga e protocolo da solicitação que foi feita pela internet. Não é mais necessária a fotografia, a qual será tirada no momento do atendimento. Algumas unidades da Polícia Federal precisam do agendamento do atendimento, necessidade tal que pode ser verificada neste link.

Feita toda a solitação, sem mais problemas, a pessoa pode acompanhar a solicitação do passaporte pelo site da DPF, neste link. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo, devendo este ser buscado no dia e hora especificados.

Ficou mais alguma dúvida? Deixe nos comentários para que possamos ajudá-los! por que depois que você tirar seu passaporte e pegar seu visto, é só começar a planejar com muita calma e aproveitar sua viagem internacional.

8 comentários para “Passaporte: como tirar?”

  1. Vivianne

    Posso pagar o valor do passaporte no banco com cartão de crédito à vista?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Vivianne, é até possível pagar boletos no cartão, mas poderá ser cobrada uma taxa por isso no seu banco.

      Responder
  2. Cristiana

    Pode pagar o valor do passaporte com cartão de credito?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, desde que seu internet banking permita.

      Responder
  3. Fábio

    Eu posso pagar o passaporte com o cartão de crédito e onde eu pago?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não, para o pagamento do passaporte deve ser paga a guia fornecida no site.

      Responder
    • Rosa Maria Ribeiro de Carvalho

      Posso pagar o passaporte com cartão de credito, pode ser parcelado.

      Responder
      • Equipe Crédito ou Débito

        Não pode Rosa, o passaporte é pago com um tipo de documento emitido pela Polícia Federal.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)