Por que conhecer seus vizinhos antes de comprar um imóvel?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Você pode dizer muito sobre uma vizinhança por apenas andar nela. Gramados e casas bem conservadas indicam orgulho da propriedade. Carros mal cuidados estacionados em gramados, mato e colchões derrubados no meio-fio são sinais de decadência. No entanto, se você contar com estas indicações sozinhas, você pode enfrentar um despertar rude quando você se mudar.

Encontrar os vizinhos é um processo necessário de investigação

Quando João e Maria encontraram sua casa dos sonhos, eles estavam em êxtase. Eles tinham tudo o que queria,m localização, espaço, atualizações e um quintal singular. O preço estava certo, também. Logo após a assinatura do contrato, os dois dirigiram até a casa vazia para conhecer os vizinhos de ambos os lados. Os vizinhos da esquerda disseram que as inundações no quintal aconteciam em uma base regular e pareciam perturbado que a bomba de água do poço no quinta. O vendedor não menciounou nada disso na venda. Não obstante, os vizinhos da direita foram descaradamente hostis. Eles apontaram para as roseiras que pareciam estar crescendo na propriedade do comprador, e disse que eles haviam plantado. Apesar de uma cerca existente entre as duas casas, os vizinhos da direita dissera que as divisão dos terrenos estavam em disputa. Eles também disseram que fumam como chaminés e tem um plano para se sentar na nossa varanda todas as noites de fumar, acrescentando com um sorriso que não há nada que você possa fazer sobre isso.

Ficou claro que os vizinhos de ambos os lados desta casa tinham um problema com antigo proprietário e João e Maria se tornaram um bode expiatório.

Vizinhança saudável

Além de conhecer os vizinhos ser uma ótima fonte de informações, você pode também começar a fazer amizades duradouras para um bom convívio no bairro. (Foto: lgihomesblog.com)

Vizinhos podem ser irracionais

Tiago e Joana estavam realizando uma inspeção na casa quando eles encontraram por acaso os vizinhos do outro lado da rua. Como o corretor estava desligando as luzes da casa, ela notou que um SUV tinha sido  conduzido no gramado desta casa de milhões de dólares. Tiago saiu para investigar.

O motorista parecia zangado. O corretor abriu a porta para ouvir o grito motorista a Tiago: “isso é o que você ganha por estacionar na frente da minha garagem.” Em seguida, o vizinho bateu no pedal do acelerador, nitidamente girou a roda e chão e arrancou boa parte do gramado com os pneus de sua SUV.

Não era nem mesmo o carro de Tiago e Joana, nem do corretor. Foi alguém de carro que tinha estendido cerca de seis centímetros sobre a calçada do vizinho. Desnecessário será dizer que, Tiago e Joana não estavam prestes a viver em frente a esse cara. Eles cancelaram o contrato de compra.

Perguntas a fazer aos vizinhos antes de comprar uma casa

Considerações finais

Você ficará surpreso com o que os vizinhos podem dizer e o que você poderia descobrir. Eles podem salvá-lo de cometer um erro terrível de comprar e se mudar para um bairro onde se pode ser infeliz Ao vender a sua casa, se as circunstâncias justificarem, faça as pazes com os vizinhos antes de colocar esse sinal de vende-se no quintal. Converse com os vizinhos antes de se comprometer totalmente a comprar ou vender uma casa.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário