Ao comprar dólares pelo cartão de crédito, o banco utiliza a cotação do dólar comercial. Contudo, como margem de segurança e também de lucro, o banco usa um valor um pouco diferente da cotação, mais caro, gerando alguns custos extras para quem compra no exterior. Por isso, nos bancos brasileiros, cada um vai praticar uma taxa diferenciada para a venda do dólar do cartão, alguns mais baratos, e outros mais caros. Todos, sem exceção, vão cobrar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O que vai mudar é quanto você vai pagar por cada dólar gasto no cartão.

Dólar cartão de crédito hoje: como calcular o mais barato?

As pessoas pesquisam pelo valor do dólar comercial hoje esquecendo de um detalhe muito importante na conversão da moeda: a cotação usada para o cálculo do dólar é a cotação do dia do fechamento da fatura (geralmente 10 dias antes da data de vencimento). Caso o valor na data do pagamento seja maior ou menor do que a cotação do dólar, na próxima fatura será cobrada ou paga a diferença O valor do dólar comercial pode ser acompanhado pelo site do Banco Central. O primeiro passo então está dado, que é saber onde encontrar o dólar comercial e saber calculá-lo na sua fatura.

Dólar do cartão mais barato

O dólar comercial no seu cartão de crédito terá um valor variável dependendo do banco. Por isso, é importante comparar os cartões para saber onde será mais barato comprar em dólares. (Foto: dinheirama.com)

Dólar do cartão de crédito comercial: diferenças entre os bancos e o Banco Central

Cada banco vai ter também sua própria cotação do dólar comercial para o fechamento das faturas. É possível encontrar o valor da cotação do dólar comercial no seu banco diretamente no site ou aplicativo do banco, pesquisando por cotação do dólar na seção do cartão de crédito. Na fatura do seu cartão também virá o valor do dólar comercial. Esse valor será maior do que o valor estipulado pelo Banco Central para a mesma data, mas é normal que isso ocorra. Este foi o segundo passo, que é comparar os valores para o cálculo.

Qual banco vai ter o dólar do cartão mais barato?

Geralmente, os bancos públicos estaduais e federais terão a menor diferença entre o dólar comercial do Banco Central e o dólar calculado para o fechamento da fatura do cartão de crédito. Isso varia, mas quando falamos de compras que podem ser de centenas de dólares, como é o caso de passagens de avião, a diferença tem um alto custo no fim das contas. Vale a pena conferir e pesquisar também sites que comparam os cartões de crédito e os valores que eles cobraram do dólar para diferentes datas de fechamento, e a diferença da cotação do dólar comercial e da cotação do dólar cobrando pelo cartão. Esse é terceiro passo.

De olho na tendência do dólar para escolher a data de pagamento da fatura

Como a cotação do dólar é a da data do fechamento da fatura, até a data do pagamento o dólar comercial pode sofrer variações no preço para baixo ou para cima. Como consumidor, você pode se aproveitar dessas variações pagando sua fatura antes da data do vencimento, por exemplo, quando o dólar tiver uma queda ou em uma tendência de alta. Dessa forma, você garante que pagou o dólar mais barato possível no seu cartão de crédito.

Esse foi nosso último passo para garantir o melhor valor para o dólar do seu cartão de crédito. Mas se ficou ainda alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixar suas perguntas nos comentários. Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)