Extrato bancário serve de comprovante de renda? Pode ser usado?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

O extrato bancário, legalmente falando, não é um comprovante de renda. Porém, muitos bancos podem e fazem uso deste como forma de comprovar renda quando a pessoa não tem outros meios de comprovação da renda. Para ser aceito como comprovante de renda, o extrato bancário deve atender à critérios específicos que tornam mais “legítimo” o documento como comprovante de renda.

Publicidade

Publicidade

Como usar o extrato como comprovante de renda?

Primeiramente, você tem de conversar com o gerente de seu banco ou instituição financeira e saber se o seu extrato bancário pode ser usado como comprovante de renda. Bancos públicos, principalmente o Banco do Brasil e a CAIXA dificultam a aceitação de extratos como comprovante de renda. Bancos privados tem mais facilidade em aceitar o extrato bancário como comprovante de renda, principalmente se o extrato já for do próprio banco em que você já tem conta.

Quais dados eu preciso no extrato bancário?

Você precisará de um extrato completo com a movimentação bancária dos últimos três meses, que podem ser de contas corrente, salário e até conta poupança. Extratos de movimentações de investimentos também podem (e devem) ser anexados. Um extrato bancário retirado junto ao seu gerente e com a assinatura e conferência do mesmo tem maior validade que um extrato bancário obtido diretamente de um caixa eletrônico ou da internet.

Quais outros documentos devo apresentar com meu extrato bancário?

A sua última declaração de imposto de renda deve ser apresentada juntamente ao extrato bancário. Quem não consegue comprovar a renda através de holerite, como autônomos e empresários, pode fazer uso do DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Este é documento utilizado como comprovação de renda tanto para autônomos quanto para pessoa jurídica, feito por um contador devidamente registrado e cadastrado no Conselho Regional de Contabilidade.

Publicidade

Publicidade

Comprovando renda com o DECORE

Com o DECORE, é muito mais fácil comprovar sua renda, além de ser um meio legal e garantido de ter sua renda comprovada. (Foto: jairlima.blogspot.com)

E se meu extrato bancário não for aceito como comprovante de renda? O que fazer?

O banco não tem obrigação legal alguma de aceitar o seu extrato bancário como comprovante de renda, apesar de ser uma prática comum e aceita no meio financeiro. Os documentos legais que são aceitos para fins de comprovação de renda são:

Declaração do Imposto de renda

Publicidade

Como é referente ao ano anterior, o gerente geralmente pedirá documentos complementares, como a carteira ou contrato de trabalho.

Publicidade

Holerite

É pedido os três últimos holerites do trabalhador. Holerite é o documento emitido pelos empregadores onde há a contabilidade do salário bruto e líquido.

DECORE

Como citado acima, o documento produzido por contadores pode ser usado afim de comprovar renda. O gerente pode, a critério próprio, pedir o extrato bancário ou outros dados para complementar essa forma de comprovação de renda.

De todos os meios, o banco fará uma média dos últimos 3 meses de recebimentos para estabelecer sua renda comprovada, afim de fazer a análise de risco e estabelecer limites e serviços que estarão disponíveis ao seu perfil de renda.

Publicidade

Publicidade

Considerações Finais

A negação de um banco a aceitar seus comprovantes de renda não significa que outro banco não aceitará. Assim, você deve pesquisar outros bancos e opções onde pode ir para abrir uma conta, preferencialmente bancos privados, onde há melhores possibilidades de comprovantes de renda mais “informais”, como o extrato bancário sejam aceitos.

Se você ainda tem dúvidas sobre como comprovar sua renda, deixe suas perguntas nos comentários abaixo e faremos o possível para respondê-las o mais rápido possível.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

10 comentários para: “Extrato bancário serve de comprovante de renda? Pode ser usado?”

  • Dave

    Bom Dia, tenho uma duvida, eu trabalho como Freelancer para uma empresa de tecnologia e não tenho CNPJ, preciso de um comprovante de renda pra apresentar para o dono da casa que eu aluguei recentemente, qual a melhor forma de fazer isso? Obrigado.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Dave, sua declaração do imposto de renda.

      Responder
  • Caetano Pessoa

    Boa noite.
    Faturas de Cartões de créditos servem como comprovante de renda para solicitar aumento do limite?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Caetano, depende do banco, mas geralmente não são aceitas.

      Responder
  • Mari

    Ao ingressar em determinada Universidade, pediram-me extrato bancário dos últimos 3 meses. Sou obrigada a fornecer isso? Não é quebra de sigilo bancário?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Mari, podem ter pedido para fazer alguma avaliação de crédito, já que o extrato é uma forma de comprovar renda. Você não é obrigada a fornecer.

      Responder
  • Gabriel

    Olá os extratos devem estas no meu nome, pois utilizo a conta bancaria da minha mãe e preciso comprovar renda.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Gabriel,

      Devem estar em seu nome.

      Responder
  • Odair

    Quantos extratos são necessários pra servir como comprovante de renda?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Odair,

      Depende da natureza da transação e da exigência que lhe foi feita.

      Responder

Deixe um comentário