O extrato bancário, legalmente falando, não é um comprovante de renda. Porém, muitos bancos podem e fazem uso deste como forma de comprovar renda quando a pessoa não tem outros meios de comprovação da renda. Para ser aceito como comprovante de renda, o extrato bancário deve atender à critérios específicos que tornam mais “legítimo” o documento como comprovante de renda.

Como usar o extrato como comprovante de renda?

Primeiramente, você tem de conversar com o gerente de seu banco ou instituição financeira e saber se o seu extrato bancário pode ser usado como comprovante de renda. Bancos públicos, principalmente o Banco do Brasil e a CAIXA dificultam a aceitação de extratos como comprovante de renda. Bancos privados tem mais facilidade em aceitar o extrato bancário como comprovante de renda, principalmente se o extrato já for do próprio banco em que você já tem conta.

Quais dados eu preciso no extrato bancário?

Você precisará de um extrato completo com a movimentação bancária dos últimos três meses, que podem ser de contas corrente, salário e até conta poupança. Extratos de movimentações de investimentos também podem (e devem) ser anexados. Um extrato bancário retirado junto ao seu gerente e com a assinatura e conferência do mesmo tem maior validade que um extrato bancário obtido diretamente de um caixa eletrônico ou da internet.

Quais outros documentos devo apresentar com meu extrato bancário?

A sua última declaração de imposto de renda deve ser apresentada juntamente ao extrato bancário. Quem não consegue comprovar a renda através de holerite, como autônomos e empresários, pode fazer uso do DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Este é documento utilizado como comprovação de renda tanto para autônomos quanto para pessoa jurídica, feito por um contador devidamente registrado e cadastrado no Conselho Regional de Contabilidade.

Comprovando renda com o DECORE

Com o DECORE, é muito mais fácil comprovar sua renda, além de ser um meio legal e garantido de ter sua renda comprovada. (Foto: jairlima.blogspot.com)

E se meu extrato bancário não for aceito como comprovante de renda? O que fazer?

O banco não tem obrigação legal alguma de aceitar o seu extrato bancário como comprovante de renda, apesar de ser uma prática comum e aceita no meio financeiro. Os documentos legais que são aceitos para fins de comprovação de renda são:

Declaração do Imposto de renda

Como é referente ao ano anterior, o gerente geralmente pedirá documentos complementares, como a carteira ou contrato de trabalho.

Holerite

É pedido os três últimos holerites do trabalhador. Holerite é o documento emitido pelos empregadores onde há a contabilidade do salário bruto e líquido.

DECORE

Como citado acima, o documento produzido por contadores pode ser usado afim de comprovar renda. O gerente pode, a critério próprio, pedir o extrato bancário ou outros dados para complementar essa forma de comprovação de renda.

De todos os meios, o banco fará uma média dos últimos 3 meses de recebimentos para estabelecer sua renda comprovada, afim de fazer a análise de risco e estabelecer limites e serviços que estarão disponíveis ao seu perfil de renda.

Considerações Finais

A negação de um banco a aceitar seus comprovantes de renda não significa que outro banco não aceitará. Assim, você deve pesquisar outros bancos e opções onde pode ir para abrir uma conta, preferencialmente bancos privados, onde há melhores possibilidades de comprovantes de renda mais “informais”, como o extrato bancário sejam aceitos.

Se você ainda tem dúvidas sobre como comprovar sua renda, deixe suas perguntas nos comentários abaixo e faremos o possível para respondê-las o mais rápido possível.

10 comentários para “Extrato bancário serve de comprovante de renda? Pode ser usado?”

  1. Dave

    Bom Dia, tenho uma duvida, eu trabalho como Freelancer para uma empresa de tecnologia e não tenho CNPJ, preciso de um comprovante de renda pra apresentar para o dono da casa que eu aluguei recentemente, qual a melhor forma de fazer isso? Obrigado.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Dave, sua declaração do imposto de renda.

      Responder
  2. Caetano Pessoa

    Boa noite.
    Faturas de Cartões de créditos servem como comprovante de renda para solicitar aumento do limite?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Caetano, depende do banco, mas geralmente não são aceitas.

      Responder
  3. Mari

    Ao ingressar em determinada Universidade, pediram-me extrato bancário dos últimos 3 meses. Sou obrigada a fornecer isso? Não é quebra de sigilo bancário?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Mari, podem ter pedido para fazer alguma avaliação de crédito, já que o extrato é uma forma de comprovar renda. Você não é obrigada a fornecer.

      Responder
  4. Gabriel

    Olá os extratos devem estas no meu nome, pois utilizo a conta bancaria da minha mãe e preciso comprovar renda.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Gabriel,

      Devem estar em seu nome.

      Responder
  5. Odair

    Quantos extratos são necessários pra servir como comprovante de renda?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Odair,

      Depende da natureza da transação e da exigência que lhe foi feita.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)