Extrato bancário serve de comprovante de renda? Pode ser usado?
O extrato bancário, legalmente falando, não é um comprovante de renda. Porém, muitos bancos podem e fazem uso deste como forma de comprovar renda quando a pessoa não tem outros meios de comprovação da renda. Para ser aceito como comprovante de renda, o extrato bancário deve atender à critérios específicos que tornam mais “legítimo” o documento como comprovante de renda.
Leia também
Quais dados eu preciso no extrato bancário?
Você precisará de um extrato completo com a movimentação bancária dos últimos três meses, que podem ser de contas corrente, salário e até conta poupança. Extratos de movimentações de investimentos também podem (e devem) ser anexados. Um extrato bancário retirado junto ao seu gerente e com a assinatura e conferência do mesmo tem maior validade que um extrato bancário obtido diretamente de um caixa eletrônico ou da internet.
Quais outros documentos devo apresentar com meu extrato bancário?
A sua última declaração de imposto de renda deve ser apresentada juntamente ao extrato bancário. Quem não consegue comprovar a renda através de holerite, como autônomos e empresários, pode fazer uso do DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Este é documento utilizado como comprovação de renda tanto para autônomos quanto para pessoa jurídica, feito por um contador devidamente registrado e cadastrado no Conselho Regional de Contabilidade.
E se meu extrato bancário não for aceito como comprovante de renda? O que fazer?
O banco não tem obrigação legal alguma de aceitar o seu extrato bancário como comprovante de renda, apesar de ser uma prática comum e aceita no meio financeiro. Os documentos legais que são aceitos para fins de comprovação de renda são:
Declaração do Imposto de renda
Como é referente ao ano anterior, o gerente geralmente pedirá documentos complementares, como a carteira ou contrato de trabalho.
Holerite
É pedido os três últimos holerites do trabalhador. Holerite é o documento emitido pelos empregadores onde há a contabilidade do salário bruto e líquido.
DECORE
Como citado acima, o documento produzido por contadores pode ser usado afim de comprovar renda. O gerente pode, a critério próprio, pedir o extrato bancário ou outros dados para complementar essa forma de comprovação de renda.
De todos os meios, o banco fará uma média dos últimos 3 meses de recebimentos para estabelecer sua renda comprovada, afim de fazer a análise de risco e estabelecer limites e serviços que estarão disponíveis ao seu perfil de renda.
Considerações Finais
A negação de um banco a aceitar seus comprovantes de renda não significa que outro banco não aceitará. Assim, você deve pesquisar outros bancos e opções onde pode ir para abrir uma conta, preferencialmente bancos privados, onde há melhores possibilidades de comprovantes de renda mais “informais”, como o extrato bancário sejam aceitos.
Se você ainda tem dúvidas sobre como comprovar sua renda, deixe suas perguntas nos comentários abaixo e faremos o possível para respondê-las o mais rápido possível.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como declarar imposto de renda sem precisar de um contador
Informe de rendimentos para declaração do imposto de renda – O que é?
Entenda seu extrato bancário
O que é extrato consolidado?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
10 comentários para: “Extrato bancário serve de comprovante de renda? Pode ser usado?”
Dave
Bom Dia, tenho uma duvida, eu trabalho como Freelancer para uma empresa de tecnologia e não tenho CNPJ, preciso de um comprovante de renda pra apresentar para o dono da casa que eu aluguei recentemente, qual a melhor forma de fazer isso? Obrigado.
Equipe Crédito ou Débito
Dave, sua declaração do imposto de renda.
Caetano Pessoa
Boa noite.
Faturas de Cartões de créditos servem como comprovante de renda para solicitar aumento do limite?
Equipe Crédito ou Débito
Caetano, depende do banco, mas geralmente não são aceitas.
Mari
Ao ingressar em determinada Universidade, pediram-me extrato bancário dos últimos 3 meses. Sou obrigada a fornecer isso? Não é quebra de sigilo bancário?
Equipe Crédito ou Débito
Mari, podem ter pedido para fazer alguma avaliação de crédito, já que o extrato é uma forma de comprovar renda. Você não é obrigada a fornecer.
Gabriel
Olá os extratos devem estas no meu nome, pois utilizo a conta bancaria da minha mãe e preciso comprovar renda.
Equipe Crédito ou Débito
Gabriel,
Devem estar em seu nome.
Odair
Quantos extratos são necessários pra servir como comprovante de renda?
Equipe Crédito ou Débito
Odair,
Depende da natureza da transação e da exigência que lhe foi feita.