Empréstimos consignados são empréstimos de curto prazo frequentemente utilizados para emergências financeiras. Infelizmente, há muito poucas situações em que estes empréstimos realmente acabam sendo úteis. Antes de usar um, certifique-se de compreender os custos e riscos, principalmente quando você é um policial militar buscando o uso deste produto do mercado financeiro para qualquer objetivo que seja.

O que são empréstimos consignados?

O crédito consignado são pequenos empréstimos que você pode usar quando você está temporariamente sem dinheiro sobrando. Na maioria das vezes, os empréstimos consignados são empréstimos de curto prazo (duas semanas ou menos) de uma modesta quantia de dinheiro. Para obter o crédito consignado, geralmente não é feita uma verificação de crédito, mas isso varia de acordo com a instituição financeira credora. As parcelas serão descontadas diretamente da sua folha de pagamento.

Custos de empréstimos consignados

Geralmente, o crédito consignado para policiais militares é caro. Você acaba tendo um Custo Efetivo Total (CET) mais alto do que outras modalidades de crédito com menos risco envolvido. Por conta de policiais militares serem servidores públicos, bancos públicos, principalmente, oferecem taxas de juros muito baixas sem a necessidade de consignação (desconto na folha de pagamento). Assim, o policial militar assume menos risco e foge de armadilhas do crédito consignado.

Armadilhas do crédito consignado

A principal armadilha empréstimos consignados está no seu custo. Devido a taxas elevadas em relação à outros tipos de empréstimos, eles não te ajudarão a resolver o problema financeiro real. Se você está tendo dificuldades financeiras, o crédito consignado pode só piorar as coisas, descontando um dinheiro extra de um salário que você precisa. Você está pagando uma alta taxa de juros, o que significa que suas despesas sobrem consideravelmente.

Como uma estratégia de curto prazo e unicamente através de bancos renomados no mercado, empréstimos consignados podem ser usados para emergências financeiras não previstas e que vão além do que seu fundo de emergência possa arcar. Por exemplo, você pode precisar de um reparo de emergência para a sua casa após um desastre natural.

Como uma estratégia de longo prazo, empréstimos consignados não são uma opção. Como exemplo, digamos que você queira trocar de carro e precisa de uma grana extra para fazer o primeiro pagamento. O crédito consignado parece ter taxas atrativas. Porém, pesquisando, é possível encontrar vários bancos, concessionárias e instituições financeiras com convênios a sindicatos de militares e servidores públicos, oferecendo ótimos descontos para a compra de veículos. Como sempre, as melhores armas para obter um bom empréstimo são o conhecimento, a pesquisa e a negociação.

Armadilha dos consignados

Principalmente se você estiver com o nome sujo, fuja dos empréstimos consignados. (Foto: cornerstonecappartners.com)

Mas e o crédito consignado com bancos?

O crédito consignado é muito mais comum em instituições financeiras de pequeno e médio porte, mas bancos públicos e privados já encontraram um mercado promissor, oferecendo opções nesse ramo de crédito para seus clientes. Geralmente, nos bancos, o crédito consignado toma a forma de desconto através de contas salário no banco. Isso também proporciona menores taxas de juros, justamente pelo relacionamento que dá menor risco aos bancos e instituições financeiras.

Cuidado com o dinheiro fácil do crédito consignado

Na verdade, empréstimos consignados de bancos podem ser ainda piores do que os empréstimos que você pegar em uma instituição independente Por quê? O banco tem acesso a sua conta corrente, e se você concordar em deixá-los puxar fundos de sua conta para pagar o empréstimo, você pode acabar cada mês com menos dinheiro e mais dívidas. Como é um empréstimo fácil de ser aprovado, você pode ser seduzido a fazê-lo, preparando a armadilha dos juros para um futuro de dívidas. Porém, empréstimo consignado em um banco é menos arriscado que em instituições independentes.

Alternativas para o crédito consignado para policiais militares

Em vez de usar um empréstimo consignado, um policial militar pode considerar opções de empréstimo com juros menores e melhores condições, fugindo dos juros e da dívida:

Construir um fundo emergencial de dinheiro em sua conta poupança. Principalmente se você não precisa do dinheiro com urgência.

Construir um relacionamento financeiro. Com instituições renomadas no mercado, tanto instituições financeiras públicas quanto privadas.

Cartão de crédito. Mantenha um cartão de crédito aberto para despesas de emergência e sempre pague a fatura inteira.

Empréstimos. Antes de precisar, converse com seu banco para liberar linhas de crédito. Assim, você pode avaliar as melhores oportunidades.

Cooperativas de crédito para militares. Elas existem e tem menores taxas do que instituições financeiras normais.

Freelancing. Pegue um emprego a tempo parcial para o dinheiro extra, mesmo que seja um blog para o qual você escreve de casa.

Planeje. Negocie um plano de pagamento com seus credores antes de pegar qualquer dinheiro emprestado. Além disso, só pegue o empréstimo se tiver um plano para quitá-lo o mais rápido possível.

Considerações Finais

As taxas do crédito consignado podem ser atrativas, mas assim como os altos juros dos cartões de crédito devem ser levados em consideração, os baixos juros do crédito consignado deve sempre ser levado em conta, pois quanto mais fácil pegar o dinheiro, mais seduzido você será pelo consignado.

Você já pegou um crédito consignado? Como foi a experiência?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)