Muitas pessoas pensam que, se você verificar relatórios de crédito de empresas das principais agências de crédito como o SPC e outras empresas, também verá as pontuações de crédito e restrições. Mas esse não é o caso sempre, e pode ser um pouco mais complicado encontrar um CNPJ com restrições. Porém, seguindo passos simples, é possível encontrar se o CNPJ possui restrições e se a empresa tem um bom nome no mercado.

CNPJ e consulta nas instituições de análise de crédito

Uma das primeiras coisas a saber é que empresas não tem apenas uma pontuação de crédito. As pontuações de crédito são projetadas para representar seu risco de crédito ou a probabilidade de empresas pagarem suas faturas em dia. As pontuações de crédito são calculadas com base em um método usando o conteúdo dos relatórios de crédito da empresa.

Os provedores de pontuação, como o SPC e outras empresas usam diferentes tipos de modelos de pontuação de crédito e podem usar informações diferentes para calcular as pontuações de crédito e assim, estabelecer se uma empresa é boa ou má pagadora. Vale lembrar que, em alguns casos, é melhor consultar o nome da pessoa responsável pela empresa do que da empresa em si. Se a pessoa estiver com o nome sujo na praça, grandes são as chances da empresa também estar, quando a informação sobre a restrição de um CNPJ não estiver disponível ou você não conseguir encontrar.

Consultar CNPJ

Aprenda a consultar o CNPJ para saber se há alguma restrição. (Foto: MF Rural)

Consulta restrição de CNPJ

Outra forma de verificar se há alguma restrição ao CNPJ é através do site da Receita Federal. É necessário fazer o cadastro, que é simples e auto explicativo. Após o cadastro, você precisa procurar o serviço de pesquisa de situação fiscal, para buscar pendências do contribuinte e obter ajuda para a regularização.

Por que é importante ter o nome da empresa limpo?

Uma empresa com o nome sujo terá acesso restrito a ferramentas do mercado financeiro, além de correr riscos de sofrer ações para ter seus bens penhorados para quitar as dívidas. Muitos fornecedores podem não querer vender ou fazer acordos com empresas com o nome sujo, nem facilitar pagamentos, o que pode dificultar a fazer estoque e até o fluxo de caixa.

Por que a empresa está com o nome sujo?

Ao consultar o CNPJ pelo SPC ou outras empresas, também estará lá a informação sobre a dívida que resultou no nome sujo da empresa. A partir dessa informação, o responsável pela empresa pode entrar em contato com o detentor da dívida para propor um acordo e assim, limpar o nome da empresa.

É importante que empresários que tenham um CNPJ com restrição façam o possível para regularizar a situação da empresa o quanto antes. Nos tempos modernos, não poder ter acesso a financiamentos, compras parceladas, cartões, e outras facilidades do mercado financeiro podem dificultar bastante a situação de uma empresa, deixando ela muito menos competitiva. Gerir bem as finanças da empresa é uma necessidade cada vez maior, principalmente com a grande concorrência que há hoje em dia.

Você já teve uma empresa com restrição ou nome sujo? Como fez para sair dessa situação? Quais foram os passos que seguiu para poder fugir da dívida? Deixem nos comentários suas participações, que serão muito bem vindas em nosso blog.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)