Estava pagando uma compra e seu cartão foi recusado? Mantenha a calma e entenda o motivo da recusa. Assim, você vai saber o que deve fazer para conseguir liberar seu cartão e então, conseguir efetuar pagamentos novamente. Listamos os motivos de recusa de cartão e como solucionar cada uma dessas recusas.

Cartão recusado por limite baixo e despesas acima do limite do cartão

Todo cartão de crédito tem um limite. Quando o cliente passa seus gastos desse limite, o banco ou instituição financeira que emitiu o cartão tem duas opções: impedir o uso do cartão ou fazer uma avaliação emergencial de crédito. Na primeira opção, seu cartão será recusado, não passando a compra. Na avaliação emergencial de crédito, o cartão passará a compra, mas você pagará uma tarifa por essa avaliação. É possível também conseguir a avaliação emergencial de crédito pela Central de Atendimento do seu banco, ou conversar com seu gerente.

Como liberar o cartão? Faça um pagamento avulso do cartão de crédito, possível via Internet Banking, aplicativos para tablets e smartphones, e caixas eletrônicos. Pague o valor que você precisa liberar para fazer a compra. Outra opção é entrar em contato com a Central de Atendimento e solicitar uma avaliação emergencial de crédito. Se você tem um pouco mais de tempo para o pagamento, vá ao seu gerente com um comprovante de renda atualizado, e tente aumentar o limite do cartão. Mas tome cuidado para não se endividar!

Cartão de crédito motivos para recusa

O cartão de crédito pode ser recusado por vários motivos. Entender o motivo pode te ajudar a resolver o problema mais rapidamente. (Foto: weaponsman.com)

Cartão recusado por motivos de segurança

Quando você está fazendo uma compra mais cara, fora do que você gasta normalmente, o cartão pode ser recusado por motivos de segurança. Isso é preventivo, pois o cartão de crédito pode achar que você foi uma vítima de fraude ou clonagem do cartão

Como liberar o cartão? Alguns bancos ligam para o cliente quando eles realizam compras mais caras. Em outros casos, você pode precisar ligar para a Central de Atendimento e solicitar a liberação do cartão.

Cartão recusado em viagem, Cartão recusado iTunes, Cartão recusado Play Store, e em lojas online

Quando você viaja para outro estado, o cartão pode ser recusado por motivos de segurança, já que está sendo utilizado em um estado diferente do seu. No caso de viagem para outros países, é necessário desbloquear o cartão para uso no exterior antes da viagem.

O cartão recusado na iTunes, Play Store, e outras lojas online pode ter sido recusado por este mesmo motivo. Como elas recebem o dinheiro no exterior, a operadora do cartão pode achar que é uma transação suspeita, ou que você não tenha autorizado a compra.

Como liberar o cartão? Ligue para a Central de Atendimento do seu cartão e solicite o desbloqueio para uso internacional e em viagens. Vale lembrar: se você não tem um cartão internacional, ele pode não funcionar mesmo depois do desbloqueio. Nesse caso, você deve conversar com seu gerente e pedir a troca para um cartão de crédito internacional.

Cartão recusado por estar vencido

O vencimento do cartão está impresso na frente dele, no seguinte formato: XX/YY. XX corresponde ao mês de vencimento do cartão, e YY o ano, ao lado dos escritos “validade” e/ou “good thru”. Geralmente, os bancos enviam o cartão antes desse vencimento para seus clientes.

Como liberar o cartão? Solicite ao seu banco um cartão novo, com uma nova data de vencimento. Entre em contato através de seu gerente ou pela Central de Atendimento do seu cartão.

Cartão recusado por Informações inseridas erradas

Principalmente em lojas online, inclusive lojas de aplicativos da Apple, do Google, da Microsoft, é fácil errar os dados do seu cartão de crédito ao inseri-los. Um número qualquer errado, ou até o nome impresso no cartão escrito errado, podem resultar na recusa do cartão.

Como liberar o cartão? Ao inserir os dados do cartão para pagamento de produtos e serviços, verifique duas vezes se todos os números foram inseridos corretamente, incluindo o código de verificação. Verifique também se o nome do titular está escrito exatamente como no cartão, pois é comum as pessoas escrevem o nome por extenso ao invés de usar as abreviações que estão impressas. Exemplo: se seu nome é JOÃO MARIA JOSÉ e no cartão está impresso JOÃO M JOSÉ, você tem que inserir o nome JOÃO M JOSÉ como titular para efetuar o pagamento.

Cartão recusado por ser de bandeira diferente

É seguro dizer que quase todas as máquinas de cartão aceitam as bandeiras Visa, Mastercard, e Elo, seguidas de perto pela American Express. Mas com a maior quantidade de máquinas de cartão no mercado, algumas das administradoras ainda não aceitam algumas bandeiras de cartões de crédito e débito.

Como liberar o cartão? Peça ao lojista para usar outra máquina de cartão, ou troque a bandeira do cartão usado para o pagamento. Se for uma loja virtual, tente entrar em contato com eles por email ou telefone e veja se eles disponibilizam um outro meio de pagamento que aceite seu cartão.

Cartão recusado motivo XX

Cartão recusado pelo motivo 57, motivo 51, e motivo 5, são os mais comuns códigos de erros para recusa de cartão. Cada um está associado a um problema diferente, mas com solução bem simples.

Como liberar o cartão? Na maioria das vezes, basta ligar para a Central de Atendimento do seu cartão para solicitar a liberação. Em alguns casos, o vendedor deverá entrar em contato com a administradora da máquina de cartão para solicitar a liberação.

Ficou alguma dúvida? Deixamos de lado algum motivo de recusa? Deixe nos comentários suas dúvidas e faremos o possível para ajudar.

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