O que é o código de verificação do cartão de crédito? CVC

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por André M. Coelho.

O código de verificação do cartão (CVC) são os três ou quatro dígitos do código de segurança do cartão de crédito e que não está gravado no cartão junto aos números frontais, impedindo sua impressão do recibo e que alguém sem esses números tente realizar alguma transação utilizando seu cartão de crédito. Os cartões Visa, MasterCard e Diners Club têm um código de três dígitos localizado no lado superior direito da faixa de assinatura no verso do cartão. Esse número ajuda a prevenir fraudes e evitar que o usuário seja vítima de algum tipo de golpe com cartões de crédito.

Toda transação online com cartões de crédito utiliza deste CVC para executar a operação, dando uma camada de proteção que garante que a pessoa tenha de estar com o cartão em mãos para concretizar a transação.

Outras empresas de cartão que não as supracitadas podem utilizar códigos ligeiramente diferentes para verificação, com nomes diferentes também, como Card Security Code (CSC), Card Verification Data (CVD), Card Verification Value (CVV or CVV2), Card Verification Value Code (CVVC), Card Verification Code (CVC or CVC2), Verification Code (V-code or V code), Card Code Verification (CCV), ou Signature Panel Code (SPC).

Medida de segurança contra fraudes

Contra a crescente onda de fraudes de cartões de crédito, as empresas criaram esse código como uma ferramenta a mais de segurança para o usuário do sistema financeiro. (Foto: hp.digitalriver.com)

Além deste recursos, os cartões de crédito tem uma imagem holográfica que torna mais difícil sua falsificação ou cópia. Os mais recentes tem inclusive um chip que torna mais segura a identificação do usuário para certas transações. Mas mesmo o CVC não salva o usuário de todo tipo de fraude ou roubo, pois existem muitas lojas online que aceitam cartões sem o CVC.

Vendedores não podem, em hipótese alguma, pedir ou solicitar seu CVC, sendo seu uso limitado apenas e somente para compras e transações online que façam a solicitação por tal verificação.

É um importante método de prevenção de fraudes, uma vez que é mais difícil de uma pessoa má intencionada ter todos estes dados em mãos. Principalmente porque lojas só pedirão os números de seu cartão e o CVC como verificação, nunca como um cadastro ou algo do tipo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário