Um programa de pontos e milhas é oferecido por uma empresa para clientes que compram produtos ou serviços que agreguem valor ao programa de pontos/milhas e fortaleçam a marca da empresa com a qual o cliente estabeleceu uma relação, inicialmente.

Um programa de pontos e milhas pode dar para um cliente acesso avançado para novos produtos, cupons especiais, descontos ou a troca por produtos/serviços pelos pontos acumulados. Normalmente, os clientes registram suas informações pessoais e recebem uma identificação exclusiva no cadastro. Com esse cadastro, a empresa também é capaz de usar o perfil do cliente para criar e executar campanhas, serviços e produtos para tender demandas específicas de alguns clientes. Por exemplo, um cliente homem, de 25 anos, que compra todo mês barbeadores, pode se beneficiar de um serviço de entrega mensal agendada desses produtos. A empresa ganha essas informações e em troca, você ganha pontos ou milhas.

Programas de Pontos e Milhas: tipos

Existem, basicamente, dois tipos de programas de pontos/milhas no mercado brasileiro.

Programas de Relacionamento de Cartões de Crédito/Débito

São os programas oferecidos a partir da contratação de um cartão de crédito ou débito. Nesse tipo de programa, você ganha pontos por gastar usando o cartão de crédito/débito, comprar em uma loja específica (principalmente nos cartões de marcas/lojas), e através do relacionamento com o banco/instituição financeira à qual o cartão de crédito/débito está atrelado. O propósito principal aqui é fazer você gastar mais com o Cartão de Crédito/Débito.

Programas de Relacionamento de Fidelidade

São programas oferecidos por várias empresas e/ou redes lojistas para seus clientes através da compra de produtos e/ou serviços dentro das lojas que participam do Programa de Fidelidade. Os pontos são adquiridos ao comprar nas participantes, sendo que os pontos podem ser cumulativos com outros programas de pontos e milhas, inclusive os programas de relacionamento de cartões de crédito/débito. Programas de Cashback também são Programas de Relacionamento de Fidelidade. O propósito principal aqui, como o próprio nome diz, é fidelizar os mais diversos clientes, incentivando-os a comprar apenas nas lojas que possibilitam o acúmulo de pontos e milhas para o programa de relacionamento.

Aproveitando os pontos e milhas de programas de relacionamento

Programas de Pontos e Milhas são gratuitos, mas alguns podem exigir que você faça uma compra para ter sua inscrição ativada. Só compre se valer mesmo a pena a compra! (Foto: www.rootinc.com)

Programas de Pontos e Milhas: como participar?

O importante ao pensar em participar de um Programa de Pontos e Milhas é que os Pontos/Milhas acumulados não valerão sequer metade do valor gasto para acumulá-los. Isso não significa que eles sejam desvantajosos, mas é um bom aviso para que você não espere demais desses programas.

Um programa de Pontos e Milhas deve ser usado apenas para maximizar o valor que você recebe ao comprar um serviço ou produto. Valor não é apenas o uso que você dará ao que foi comprado, mas também tudo que está agregado ao produto/serviço: melhora na sua qualidade de vida, uma experiência renovadora, melhor educação, melhorias para a casa/eletrônicos/eletrodomésticos e por aí vai. E você tem que ter muita disciplina financeira para não acabar gastando mais do que pode, pois estes programas podem conseguir isso com muita facilidade. Avisos dados, vamos ensinar como participar dos programas de pontos e milhas.

Programas de Pontos e Milhas de Cartões de Crédito/Débito

Para participar destes programas, você tem que ter o cartão de crédito/débito que possibilita o acúmulo de pontos para os programas de relacionamento e/ou ter uma conta em uma instituição financeira que possibilite a participação em um Programa de Recompensas. Exemplos são o Santander Esfera, o Programa Sempre Presente do Itaú, o Programa de Fidelidade Cartões Bradesco, e o Ponto Pra Você do Banco do Brasil. Alguns destes programas também podem funcionar apenas pelo relacionamento com o banco, ou seja, por usar produtos e serviços do banco, instituição financeira ou loja ao qual o programa está conectado. Vale lembrar que alguns dos cartões podem oferecer vantagens em lojas específicas ou acumularem mais pontos para um programa específico. Exemplos são cartões Multiplus ou cartões Smiles.

Programas como Santander Esfera ainda pedem que você ative um cadastro para começar a converter ou acumular seus pontos. Essas opções estão disponíveis no seu Internet Banking ou nos Caixas Eletrônicos, na opção “Cartão” e, geralmente, em uma subcategoria com o nome do programa de pontos e milhas. A autorização também pode ser feita pelos canais de autoatendimento do seu banco ou instituição financeira ou diretamente com o gerente de sua conta.

Programas de Relacionamento de Fidelidade

A participação nestes programas geralmente demanda apenas um cadastro com seus dados básicos, incluindo CPF, endereço, nome completo, idade, sexo, preferências de compras, etc. Estes cadastros podem ser feitos online, como no Programa de fidelidade Multiplus, no Programa Smiles, e no Programa Dotz. Lembre-se que eles podem ser cumulativos com programas de relacionamento de cartões de crédito/débito ou não. Programas de Milhas, como Smiles, ainda podem receber pontos de outros programas de Pontos e Milhas. Em alguns casos, eles podem pedir alguns documentos e podem também ter uma limitação de área e/ou lugares onde você pode usar/ganhar os pontos, tal como é com o Programa Dotz. Leve isso em consideração, mas se inscreva nos programas. Já programas específicos de algumas lojas podem exigir sua presença em alguma loja física ou que você faça pelo menos uma compra. Não gaste apenas para se inscrever, apenas quando for necessária a compra e você poder juntar a inscrição à compra.

Considerações Finais

Na hora de se cadastrar, você pode ter algumas dúvidas. Para isso, temos nosso espaço de comentários, onde você pode colocar suas perguntas e nós faremos o possível para ajudá-los. Contem conosco!

Um comentário para “Como participar de programas de pontos e milhas?”

  1. Maria da Conceição Alves Araújo

    Como faço pra trocar milhas por mercadorias, eletrodomésticos, tenho 6.500 milhas.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)