Definir um programa de milhagens que seja melhor é um pouco complicado. Cada um deles oferece diferenciais aos seus clientes que podem atrair diferentes perfis de consumidores, de parceiros e formas diferentes para acumular pontos. Vamos então analisar os programas de milhas disponíveis para brasileiros e quais deles podem ser a melhor opção.

Os programas analisados em nosso artigo

Iremos avaliar três programas de milhagens brasileiros: o programa Multiplus Fidelidade da TAM, o programa Smiles da Gol e o programa TudoAzul da Azul. Cada um tem suas vantagens e no final, precisamos analisá-las para eleger qual o melhor:

Multiplus Fidelidade da TAM

O Multiplus não é apenas um programa de milhas. É também um programa de fidelidade com muitos parceiros.

Isso traz imediatamente a vantagem de não ter que depender apenas de voos para acumular pontos e milhas. Você pode fazer compras nos parceiros do Multiplus e acumular milhas para seus voos.

A segunda vantagem é que você não ficará preso a investir as milhas acumuladas apenas em passagens aéreas. Você pode usá-las em um dos parceiros da TAM e usufruir de produtos como livros, DVDs e muito mais.

A partir disso, podemos assumir que o Multiplus Fidelidade consegue ser um dos mais abrangentes e fáceis para acumular milhas.

A validade dos pontos é de dois anos.

Smiles da Gol

O Smiles está se consolidando como o mais popular programa de milhas no Brasil. Podemos associar sua popularidade a vários fatores.

Em primeiro lugar, a Gol geralmente tem passagens mais baratas do que suas concorrentes para os mesmos destinos. Em segundo lugar, a Gol foi a primeira a possibilitar aos participantes de seu programa de milhas a comprarem milhas para completar a milhagem para alguma viagem.

Associe a isso tudo o fato que a Gol normalmente “cobra” menos milhas para passagens a destinos semelhantes para suas concorrentes. E não é raro você conseguir passagens promocionais com menos milhas do que o normal, resultando em economia de milhas e a possibilidade de conseguir mais viagens com menos milhas.

A validade dos pontos Smiles é de três anos, o maior prazo entre os programas analisados.

Programas de milhas brasileiros

Escolhendo os melhores programas de milhas do Brasil é fácil, comparando os benefícios de cada um deles. (Foto: www.televendasecobranca.com.br)

TudoAzul da Azul

Dentre os programas de milhas analisados, este é o mais básico e simples. A simplicidade também gera menos formas de acumular milhas, já que basicamente o cliente só junta pontos quando compra passagens na própria Azul.

No programa da Azul, você não ganha milhas. Você ganha 5% do valor da passagem em sua conta do TudoAzul. A partir de R$50,00, você pode trocar por um voucher que pode ser usado como um desconto de R$50,00 na compra da próxima passagem.

Este tipo de acúmulo de benefícios tem suas vantagens. Por exemplo, ao contrário dos seus concorrentes, o acúmulo de valores reais ao invés de milhas possibilita uma troca por benefícios mais cedo.

É porém o programa com o menor prazo de validade, apenas de um ano, compensado com a não restrição de assentos para quem usa os créditos da Azul para suas viagens.

Subindo seus benefícios

Smiles e TudoAzul tem alguma forma de subir sua “categoria” como cliente, como um cliente VIP. Já a TAM tem algo parecido, mas com o tipo de passagem que você compra, que dá diferentes pontos por cada categoria.

No Smiles e no TudoAzul, a possibilidade é de descontos maiores nas passagens e maior acúmulo de milhas para o programa da Gol, além de benefícios como entrar primeiro no avião, direito a uso das salas VIP da Gol entre outros.

Considerações finais: qual o melhor programa?

Com a recente possibilidade de compra de milhas e da troca de milhas por outros produtos, o programa Smiles da Gol ganha seu maior destaque no mercado, seguido de perto pelo Multiplus Fidelidade. Em último isolado, temos o programa TudoAzul.

O ideal é que você participe de todos os programas, acumulando pontos para poder usufruir dos benefícios concedidos por cada um deles. Então, na verdade não temos exatamente um “melhor programa”, mas sim, um melhor uso dos benefícios.

O que achou dessa nossa análise? Qual programa você usa? Qual programa você considera melhor?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)