Praticamente todo banco e todo cartão de crédito tem algum tipo de programa de fidelidade. Nestes programas, acumulam-se pontos para trocar por produtos ou milhas aéreas. Normalmente, você já participa automaticamente desses, mas em alguns bancos, você tem de concordar com alguns termos em caixas eletrônicos, internet banking ou em sua agência.

As linhas telefônicas de atendimento dos bancos irão te explicar com muitos detalhes como funcionam os programas. Os pontos ganhos estão sempre relacionados ao pagamento das faturas e investimentos feitos em sua conta no banco. Esta pontuação é creditada uma vez por mês, mas preste atenção: ela tem prazo de validade, variando entre um e dois anos. Alguns bancos permitem sua renovação perante o pagamento de uma taxa. Outros, simplesmente anulam pontos ganhos.

Ressaltamos que, na grande maioria dos casos, a troca de pontos por produtos é extremamente desvantajosa. Por isso, quando for trocar, pese bem os custos e benefícios. A melhor opção, quase sempre, é a troca por milhas de companhias aéreas. TAM e GOL são as mais comuns disponíveis para a troca, mas podem haver outras, de acordo com o banco do qual você for cliente.

Programas de relacionamento

Independente da bandeira de seu cartão, todo banco tem um programa de relacionamento que estabelece o ganho de pontos mediante o uso dos cartões e pagamento das faturas em dia. (Fonte: mybudget360.com)

Mas caso você queira participar destes programas, sabe pouco e não confia muito nas centrais de atendimento, aqui vai o passo a passo de como acumular os pontos e resgatá-los:

  1. Cadastrar no programa de pontos de seu cartão de crédito: antes mesmo de começar a usar o cartão, já faça o cadastro online, em caixas de auto atendimento, pelo telefone ou na sua própria agência.
  2. Cadastrar nos programas de milhas das companhias aéreas:com esse cadastro, seus investimentos e despesas no cartão podem ser acumulados em forma de milhas que podem ser trocadas por passagens aéreas ou descontos.
  3. Cadastrar nos programas agregados ao programa de pontos:alguns bancos, como o Banco do Brasil, tem programas agregados ao programa de pontos. Dotz e Multiplus são dois exemplos. Faça o cadastro nestes programas pois, em alguns casos, você precisa deles para a troca por produtos. Em outros, eles são instermediários para a transferência de milhas.
  4. Verificar a pontuação mínima para o resgate:a maior parte dos programas de relacionamento tem uma quantidade mínima de pontos que autoriza o resgate, principalmente em se tratando de trocas por milhas. Fique atento a essa quantidade antes de sair gastando de qualquer jeito e se planejar para usar tais pontos em viagens ou trocas.
  5. Verificar se há alguma taxa para a transferência de pontos:alguns bancos cobram uma taxa para a transferência dos pontos, seja para programas de milhagem, seja para os programas agregados. Preste atenção antes de autorizar qualquer troca.
  6. Verificar o saldo de pontos em seu cartão:normalmente está anexo a sua fatura do cartão mas, tanto no atendimento online quanto no auto atendimento, você tem como verificar seu saldo navegando pelos menus.
  7. Efetuar a troca:alguns bancos só efetuam essa troca nos caixas de auto atendimento ou pelo telefone. Outros aceitam a troca pela internet. Portanto, verifique como confirmar sua troca de pontos. Existe, em alguns cartões, a opção de converter ou transferir os pontos automaticamente. Autorize sempre que possível e apropriado para você.

Preste muita atenção: os pontos tem validade. Não pense que eles durarão para sempre. Se você raramente utiliza seu cartão, use os pontos o quanto antes. Se é um recurso financeiro que você usa constantemente, você pode se planejar melhor nas suas trocas. O importante sempre é não sair no prejuízo com um serviço de relacionamento que pode te dar benefícios bem legais.

23 comentários para “Resgatar pontos dos programas de recompensa dos cartões: passo a passo!”

  1. Antonio Carlos Souza Santos

    Como faço pra trocar meus pontos tenho 6809

  2. Tania Maria Alves Ferreira

    OLá,

    Como faço pra trocar meus pontos tenho 1, 693
    Sem mas

  3. Carlos Moreira de Souza

    Como faço para trocar meus pontos tenho 1086 e até quando eu posso trocar, desde já agradeço e aguardo um retorno.

  4. Carmen

    Como faço, pra resgatar meus pontos? Posso troca´los pela anuidade? Com fazer? Antes era facil! Agora complicou!

    • Equipe Crédito ou Débito

      Oi Carmen,

      Nunca vi um cartão que permitisse tal coisa, mas vamos pesquisar e escrever um artigo a respeito deste assunto.

  5. Carmen

    Quanto tempo pra resposta?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Oi Carmen,

      Isto depende do banco, do horário e de várias outras funções.
      Infelizmente tudo costuma demorar muito pois as empresas não são as maiores interessadas em lhe ajudar a gastar seu pontos.
      No Brasil, as coisas funcionam mal né?

  6. Sheila Rosa

    Gostaria de saber a listagem de premio referentes a pontos 2.198 obrigada e boa noite

  7. Mflsousa

    Boa noite!
    Estou com 14900 pontos e não sei e nem consigo resgatar, trocar por milhas ou produtos…hoje estão expirando 228 pts, por favor gostaria de receber informações precisa o mais rápido possível, obrigada.

  8. Catiane Mendes

    Gostaria de saber a listagem de premio referentes meu saldo de pontos é 11.480 obrigada e boa noite… Aguardo resposta…

  9. Maria Eroneidy de Araujo Freita

    Vejo os premios mas quando é p/resgatar n consigo o que faço?

  10. Paulo R. de Figueiredo

    Prezados
    No meu demostrativo tenho 21315 pomtos porém ele não aparece em lugar nenhum, como faço para rescatar esses pontos.

  11. Mary Tavares

    Bom dia! Quero trocar meus pontos por um produtos de minha categoria e não consigo localizar a lista destães produtos.Por favor vocês podem me orientar passo a passo como localizá-la.Obrigada

  12. Sonia Cytryn

    Como trocar pontos por prêmios? Tenho 14.640 pontos do Itaucard VISA.

  13. Carlos Moreira de Souza

    Tenho 2672 pontos como faço para trocar por produtos, e ate quando vale esses pontos, muito obrigado agradeço desde já pela atenção.

  14. Selma Simone Navarro de Souza

    Quero saber a maneira mais segura de resgatar os meus pontos. Odbg

    • Equipe Crédito ou Débito

      Oi Selma,

      O que você quer dizer como maneira segura?
      Em geral, a segurança depende da honestidade dos parceiros dos programas de recompensa.
      Fique atenta às regras e prazos que em geral o procedimento é seguro. Obviamente, não confie senhas e informações particulares a terceiros e tal.
      Lembre-se que milhas e pontos no cartão valem dinheiro, logo tome as mesmas precauções.

  15. Bernadete Mores Baziewicz

    Quero resgatar os pontos do meu cartão, tenho 4539 pontos, como faço?

  16. Bernadete Mores Baziewicz

    Gostaria de saber onde encontro a listagem dos prêmios para resgate

    • Equipe Crédito ou Débito

      Oi Bernadete,

      Cada site de cada programa tem uma listagem dos prêmios.
      Pode ser difícil de encontrar pois alguns sites destes programas são realmente horríveis, mas a informação tem que estar lá.

  17. Flavia Leite Ferreira

    Gostaria de saber como faço pra trocar os meus pontos 1’818. Pontos

  18. Thaís

    Olá, Tenho Cartão Itaú card.
    E hoje possuo 18.875 Pontos, Liguei para saber o procedimento de trocas, me informaram que preciso ter no minimo 20 mil pontos.
    Porém, venho observando, a dois anos, que sempre expiram pontos, e nunca consigo chegar nessa pontuação.
    É correto esse minimo?

  19. Ideraldo Berine Martins

    Gostaria de receber o catálogo com os produtos para trocar pelos pontos que possuo.