Os programas de recompensa ou relacionamento são esforços de marketing para encorajar o consumidor a um comportamento leal de compra, ou seja, utilizar o produto ou serviço mais de uma vez.

Para se cadastrar, normalmente um cliente deve efetuar uma primeira compra do produto ou serviço e solicitar o cartão de lealdade, dando algumas informações para o sistema de cadastros da empresa. No caso dos cartões de milhas e de crédito, os clientes acumulam os pontos na medida em que utilizam a companhia aérea ou utilizam o cartão de crédito para diversos fins. No caso do cartão de crédito, os pontos ganhos no programa de relacionamento do respectivo banco podem ser cumulativos com os programas de relacionamento das empresas nas quais as compras foram efetivadas.

Na maior parte das vezes os pontos acumulados tem uma data de validade pré-definida. Por isso é altamente recomendado que o usuário esteja atento a estas datas para não ficar prejudicado no ato de consumo. Cartões de presente também podem ser considerados programas de recompensa ou relacionamento, mas hoje estão mais para vale-compras apenas por seu propósito mais simples e direto.

Programas de relacionamento

Na foto, alguns modelos de cartões de presente e programas de relacionamento norte americanos. (Foto: vestige-tech.com)

As premiações são variadas. Muitos oferecem a troca de pontos por produtos. Outros, oferecem a redução de preços e valores de acordo com a pontuação acumulado ou a quantidade destes pontos que se está disposto a gastar. Na maior parte das vezes, o desconto não chega a valer sequer uma parte significante do montante total investido naquela empresa. E em alguns casos, é extremamente desvantajoso. Portanto, é um olho na qualidade dos serviços e outro nos benefícios e direitos que você tem como consumidor.

Um outro uso muito prático dos programas de relacionamento é a pesquisa de marketing para as empresas que criam o programa. Isto porque ao efetuar o cadastro do cliente, elas tem acesso a um grupo de informações que pode definir melhor as políticas de publicidade, os produtos, os serviços e o foco da empresa para um determinado público, de acordo com os dados coletados.

Portanto, não pense que os programas de relacionamento são de todo bons ou ruins. Participe do máximo número possível para que sempre que puder, ter a oportunidade de descontos ou promoções especiais. Você não tem nada a perder, afinal.

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