Com as facilidades na obtenção de crédito no mercado, mais pessoas optam pelo uso dos cartões. Muito práticos e facilitadores das compras, eles são o cartão de entrada para várias das ferramentas do nosso sistema financeiro. Para incentivar mais ainda seu uso, a grande maioria dos cartões de bancos e instituições financeiras no Brasil adotam algum tipo de programa de relacionamento/recompensa para seus clientes.

O programa de relacionamento proporciona ao cliente uma certa quantidade de pontos para serem trocados por produtos ou serviços escolhidos por eles. Cada produto ou serviço tem um valor correspondente em pontos, que são adquiridos ao pagar as faturas do cartão e após o gasto de uma certa quantia.

Alguns cartões de crédito oferecem vantagens específicas para seus clientes, como acúmulo extra de pontos ou milhas aéreas, mas com custos extras na anuidade do cartão. Os gastos que um cliente precisa ter no cartão para a troca de produtos normalmente são muito altos, compensando mais a compra do produto em si do que a troca por pontos. Porém, alguns programas, mesmo que tendo certas desvantagens na hora da troca de pontos, continuam sendo bons atrativos por algumas características do plano.

Melhores programas de relacionamento

Os programas de relacionamento visam fazer com que os clientes utilizem cada vez mais os serviços dos cartões de crédito. Mas muito poucas vezes os pontos compensam os gastos. Fique de olho nisso antes de sair gastando sem controle. (Foto: portoseguro.com.br)

Antes de comparar os planos, se este é um grande atrativo para você, mais do que o próprio banco ou instituição financeira, é preciso que você se informe sobre o programa de relacionamento. Alguns exigem um cadastro antes de você começar a acumular pontos. Normalmente, uma simples ligação para a central de relacionamento de seu cartão de crédito já te dará todas as informações necessárias para participar do programa de relacionamento do cartão. Para alguns cartões, o cadastro já é automático e você pode estar acumulando pontos já sem saber.

A CAIXA e o Banco do Brasil não tem programas de relacionamento exclusivos dos cartões. Eles na verdade fazem parte de duas parcerias que englobam muitas outras empresas. A CAIXA é parceira do programa de relacionamento Multiplus, enquanto o Banco do Brasil fez uma aprceria com o programa Dotz. Ambos estão entre os programas mais vantajosos, pois além de acumular pontos com o uso do cartão de crédito, você também pode acumular pontos com compras de produtos e serviços nas lojas parceiras.

O Santander tem a vantagem de ter um programa de relacionamento que facilita a troca por milhas, por exigir uma menor quantidade mínima de pontos para transferir para o programa Smiles, da Gol. Porém, em comparação com outros programas, o acúmulo de pontos é um pouco dificultado por ter o cálculo feito em dólares.

Na questão do acúmulo de pontos, Itaú Unibanco e Bradesco estão na liderança com as facilidades e na relação gastos necessários/pontos adquiridos.

Produtos que exijam muitos pontos dificilmente são vantajosos na hora da troca. Descontos e serviços, como programas de milhas aéreas devem sempre estar entre suas primeiras opções.

Na hora de escolher um cartão de crédito, nunca vá apenas pelo programa de relacionamento. Analise as taxas, suas necessidades e as vantagens oferecidas pelo banco. Muitas pessoas podem ser enganadas por não entenderem como funciona bem um programa de recompensa/relacionamento e acabam adquirindo um serviço que não é o melhor ao seu perfil. Fique de olho e faça um bom proveito do seu cartão!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)